19 junho, 2014

{Resenha #24} O circo Mecânico Tresaulti - Genevieve Valentine


Olá a todos!

E eis que nessa copa que eu crente crente que ia pegar todos os "feriados" disponibilizados pelo prefeito... aí o hospital onde eu trabalho resolveu não aplicá-los. Não que eu quisesse mesmo ver os jogos, pois não estou vendo nenhum. Queria o descanso mesmo. Descanso para poder colocar a leitura em dia. Está sempre precisando. Alguém se lembra dessa pilha aqui?


Pois é....acho que falei dela em algum post há muito tempo atrás...numa galáxia distante.....
Ela já aumentou...já diminuiu...e eis que tento sem parar ler a pilha que se acumula na estante....

Um livro que eu li há um tempinho e acabei falando aqui no blog, mas não dando maiores detalhes foi O Circo Mecânico Tresaulti, da Darkside Books.

Confesso que comprei ele pela lindeza da capa. Achei fascinante.
Depois foi a história sombria sobre um mundo pós apocalíptico que me seduziu. Quando abri o livro e vi as belas ilustras e um convite para o espetáculo, fiquei pensando que a editora foi realmente cuidadosa na confecção do livro e que valeu a pena eu ter comprado.





Então vamos lá...

Respeitável público, entrem e tomem seus lugares que o show vai começar. 
E ele não para, independente do que aconteça!

Ambientado sobre a perigosa superfície de um mundo devastado, cheio de bombas e radiação remanescentes de uma guerra pela qual todos já saíram derrotados, este belo romance nos apresenta uma caravana circense em eterna viagem através de muitas cidades sem país, região ou rota definida. Lugares que podem não mais existir quando o circo retornar. Aqueles que se juntam ao circo procuram segurança, trabalho sem risco de vida ou apenas uma nova forma de recomeçar. E seguir adiante, apesar de tudo. Boss, a força motora do circo, agrega novos personagens, atraídos pela sua habilidade muito especial para recuperar corpos mutilados pela guerra, criando assim magníficos seres mecânicos pós-humanos – repletos de complexas engrenagens, placas de ferro, pétalas de cobre, pulmões relojoaria, rodas e pistões –, cada um trazendo para o circo algo nunca visto e sentido antes. O público se aglomera para ver de perto as proezas desse grupo de pós-humanos fascinantes mas por vezes sombrios. 

O que mais me chamou atenção foi o fato de se tratar de um circo com pessoas aparentemente não humanas, mecânicas, feitas de restos e sucata. Mas não...são pessoas diferentes, pessoas especiais, pessoas que após se juntarem ao circo ganharam uma nova identidade. 
No decorrer da história ficamos sabendo um pouquinho da vida de cada um deles, de suas habilidades e porque se juntaram ao circo e que tipo de vida os espera a partir dali. Acaba que as histórias de todos vão sendo costuradas para gerar a história do livro, que nada mais é do que uma história comum de um circo, que passa de cidade em cidade, arma e desarma barracas, apresenta espetáculos dia após dia...
Pra mim a história não foi totalmente linear, falando de tudo em sequência....não..parece mesmo uma pessoa nos contando uma história que de repente se lembra de um fato que não acrescentou e volta nele para que possamos ficar sabendo de tudo.
Em alguns momentos isso pode até parecer monótono, mas não é em absoluto. Como se trata de uma história fantástica, a fantasia de imaginar cada um dos personagens mecânicos para mim foi bem divertida.
Não consegui definir um personagem favorito! Todos me cativaram a sua maneira. E apesar de no meio da história eu já imaginar como ela terminaria, mesmo assim eu curti bastante a leitura. Recomendo!




Falando um pouco mais sobre a autora, este é o primeiro livro da Genevieve Valentine. E ela foi indicada ao Prêmio Nebula, um dos mais importantes dedicados à literatura fantástica. É concedido anualmente pelo Science Fiction and Fantasy Writers of America (SFWA), para os melhores trabalhos de ficção científica/fantasia publicados nos Estados Unidos durante os dois anos precedentes. Não há premiação em dinheiro, sendo o prêmio em si um bloco transparente com uma nebulosa espiral embutida nele. Todavia, as editoras raramente deixam de citar que uma obra ganhou o prêmio, é como uma marca de distinção conferida por outros autores de Ficção Ciêntifica. Legal, não?

O Circo Mecânico Tresaulti
Genevieve Valentine
Editora Darkside Books, 2013, 320p.
Ficção científica. Literatura americana. 
I.S.B.N: 978-5-56663-616-1
Classificação: ♥♥♥♥♥

Se alguém tiver paciência, estou nas redes sociais: 


FacebookSkoobOrelha de livroBloglovin'Twitter


Formada em Farmácia Hospitalar. Apaixonada por ler e escrever desde sempre. Criou o Blog em 2013 para compartilhar seu amor pelos livros, séries e filmes.

Comente com Blogger
Comente com Facebook
Comente com Google+

1 comentários:

  1. estou com o livro aqui pra ler, ele tava na lista da maratona mas nem cheguei perto de pega-lo, em breve vou e espero curtir a leitura tbm
    http://contodeumlivro.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir

Olá, leitor!
Se você chegou até aqui, fique sabendo que já fiquei feliz!
Se quiser deixe seu comentário que responderei em breve! Se tiver blog saiba que logo logo lhe farei uma visitinha ♥

 
Uma leitura a mais © Todos os direitos reservados :: Design e desenvolvimento por Gabi Melo :: voltar para o topo