03 dezembro, 2014

{Desenho} Thundercats e muitas analogias


Olá!

Esses dias meu marido estava organizando umas coisas no computador e encontrou uns espisódios dos Thundercats. Alguém lembra?



Thundercats foi uma série animada exibida no Brasil em meados da década de 80. Contava as aventuras de um grupo de felinos sobreviventes do planeta Thundera, que fora destruido, obrigando os gatos a fugirem em naves espaciais. A frota é atacada pelos inimigos, seres mutantes do planeta Plun-Darr, que destruíram todas as naves da frota, exceto a nave-mãe, que carrega a nobreza Thunderiana, na esperança de capturar a lendária Espada Justiceira de Omens, que eles acreditam estar a bordo desta nave. A espada possui o Olho Místico de Thundera, a fonte do poder dos Thundercats, encrustado na empunhadura. Os Mutantes não conseguem roubar a espada, mas causam danos à nave-mãe. O velho guardião dos Thundercats, Jaga, se oferece para pilotar a nave e levá-los em segurança ao "Terceiro Mundo". No entanto, Jaga morre no processo porque a viagem leva várias décadas, apesar da tecnologia avançada da nave interestelar. Entre os personagens principais estão o jovem lorde dos Thundercats, Lion, Cheetara, Panthro, Tygra, WilyKit, WilyKat e Snarf, uma espécie de babá de Lion, pois este ainda é uma criança.
Quando os ThunderCats acordam de seu estado de animação suspensa no Terceiro Mundo, Lion descobre que sua cápsula de suspensão não conseguiu inibir o seu envelhecimento. Ele agora é uma criança no corpo de um homem, o que gera muita confusão, pois Lion amadureceu só no corpo, mas não na mente. Muitas de suas ações são de um garoto. E isso gera muita diversão em quase todos os episódios, principalmente porque Snarf cisma em ainda tratar Lion como um bebê. 


Os Thundercats e os nativos amigáveis do Terceiro Mundo constróem a "Toca dos Gatos", sua nova casa e sede, mas em pouco tempo, os Mutantes chegam ao planeta. Além disso, a chegada das duas raças alienígenas não passa despercebida. O feiticeiro demoníaco mumificado, Mumm-Ra recruta os mutantes para ajudá-lo a adquirir o Olho de Thundera e destruir os Thundercats, para que possa continuar exercendo seu controle maligno sobre o planeta.

Legal, não? Um bom conteúdo num desenho para crianças. Recheado de ação, aventura, e de quebra, várias morais da história como era bem comum em desenhos dessa época (vide She-Ra e He-man).

O que eu mais amava nos Thundercats eram as diversas analogias que mesmo nessa época a gente já achava nos desenhos.

A toca dos gatos

Uma clara alusão a Batcaverna. Um misto de esconderijo e casa dos Thundercats, a toca era totalmente equipada e tinha tudo que se podia imaginar. Assim como em Batman, tudo dos Thundercats era Thunder...alguma coisa, vide o Thundertanque. O próprio sinal de socorro dos Thundercats faz uma alusão ao batsinal.





A explosão de Thundera

Me remete muito a explosão de Kripton, o planeta natal do Superman. Só que aqui muitas naves conseguiram deixar o planeta a tempo, tanto é que mesmo quando se pensava que somente eles tinham sobrevivido, ao longo do desenho aparecem outros Thundercats. 

A espada justiceira de Omens

Alusão clara a famosa Excalibur, do Rei Arthur. Aqui a espada pertence a Lion, que é o líder por herança dos Thundercats. Tanto é que no primeiro espisódio (Exôdo) ele nem consegue empunhar a espada, pois ainda é uma criança e a espada é muito pesada. Mas com o tempo, a espada e Lion praticamente são uma coisa só. Além disso, o olho de Thundera dá a Lion a visão além do alcance, mostrando os perigos antes de eles acontecerem. 



A figura do mentor

No caso, Jaga é o mentor de Lion e dos Thundercats. Ele é como um mestre Jedi. E suas aparições em espírito me lembram muito Obi Wan Kenobi em suas aparições com ensinamentos para Luke Skywalker. Jaga sempre ensinou a Lion que os Thundercats deveriam viver sob os códigos da  Justiça, Verdade, Honra e Lealdade. Vou ser bem sincera, se algum dia tivessem feito filme dos Thundercats, ia mesmo adorar que o Jaga fosse o Sean Connery ahahahaha.



Código dos samurais

Essa parte era meu marido que sempre ficava falando, da parte de lealdade e honra, valentia e heroísmo, em como os gatos sempre estavam prontos e dispostos a ajudar uns aos outros e também aos habitantes pacíficos do terceiro mundo.

E esses sempre foram os motivos que me levaram a adorar assistir ao desenho, mesmo hoje em dia. Como podem ver, tinha conteúdo!

Depois de um tempo, deram uma nova roupagem aos Thundercats, num desenho que julguei muito ruim. Pode até ser mais moderno esteticamente e "melhor" desenhado (para os padrões atuais, é claro), mas nunca chegaram aos pés dos verdadeiros gatos do trovão!



Ainda bem que eu vivi bastante essa década de 80, com tanta coisa boa em todas a mídias. E grandes e clássicos desenhos sempre fez parte desse tempo!

Thundecats howwwwwwwwwww


Formada em Farmácia Hospitalar. Apaixonada por ler e escrever desde sempre. Criou o Blog em 2013 para compartilhar seu amor pelos livros, séries e filmes.

Comente com Blogger
Comente com Facebook
Comente com Google+

4 comentários:

  1. Oi Renata!
    Assistia episódios aleatórios, mas faz muiiiiiiiiiiiiito tempo que não via nada sobre os Thundercats! HAHAHAHA
    Adorei relembrar!
    Beijos
    http://estante-da-ale.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Vixe, Alê, eu adorava! ♥
      Adoro desenhos até hoje, tenho DVDs, vejo em sites antigos, amo muito!
      bjs

      Excluir
  2. Aiii eu não gostava não kkk

    Na verdade tinha um sério problemas com desenhos kk. Na verdade meu problema era ficar parada kkk. Estava sempre brincando, mesmo que sozinha rs, então eram poucos desenhos que me faziam ficar sentada parada rs.

    Meu marido também adora essas coisas. EU falo para ele: - Quando tivermos filhos, você assisti os desenhos e eu brinco com eles kkkkk

    Beijosss Fer

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Ih, sempre curtia desenhos, todos, mas os antigos....os de hoje em dia são muito ruins kkkkkk.....ah, os de hoje não dá para ver não.....
      Eu ficava parada quietinha vendo desenhos
      bjs

      Excluir

Olá, leitor!
Se você chegou até aqui, fique sabendo que já fiquei feliz!
Se quiser deixe seu comentário que responderei em breve! Se tiver blog saiba que logo logo lhe farei uma visitinha ♥

 
Uma leitura a mais © Todos os direitos reservados :: Design e desenvolvimento por Gabi Melo :: voltar para o topo