28 abril, 2015

{Cultura} Museu de Arte do Rio #eufui


Olá, pessoal!

Finalmente, depois de séculos, consegui ir no MAR - Museu de Arte do Rio....

(Uipiiiiiii, dando pulinhos)

- Retirei esse texto introdutório do site do Porto maravilha, tá? Não é de minha autoria. Foi apenas para ilustrar a importância que esse museu tem para a cidade. 

A foto é minha, não é foto do google não, tá!

O Museu de Arte do Rio, uma das âncoras culturais do Porto Maravilha, é um espaço dedicado à arte e à cultura visual. Inaugurado na comemoração dos 448 anos do Rio de Janeiro, dia 1º de março de 2013, tem 15 mil metros quadrados de construção e oito grandes salas de exposição, duas para cada mostra. Ao lado do museu está a Escola do Olhar, destinada à educação e que desenvolve programas de formação continuada em artes e cultura visual com professores e educadores. A escola tem parceria com universidades, instituições museológicas, Organizações não governamentais (ONGs) e programas de educação não-formal, construindo espaços de pesquisa, seminários, workshops e cursos.

A visitação é feita de cima para baixo. Os visitantes sobem até o último andar da Escola do Olhar, onde há um terraço com vista para a Região Portuária (mirante). De lá, têm acesso aos pavilhões com as mostras do museu. O último andar é dedicado ao Rio de Janeiro e tem sempre exposições dedicadas ao tema. Os outros três pavilhões trazem exposições com temáticas variadas que duram aproximadamente três meses cada. O site do MAR disponibiliza a programação completa das exposições.


Além da vontade de conhecer o espaço, o MAR, em conjunto com a Prefeitura do Rio de Janeiro está com o Projeto de distribuição do Passaporte para os Museus Cariocas. O projeto é uma iniciativa do Instituto Brasileiro de Museus e da Prefeitura, por meio do Comitê Rio 450. Com o passaporte, a população poderá visitar gratuitamente 43 dos mais importantes museus e centro culturais da Cidade em dias específicos. Adorei, né?

Juntou a minha vontade de conhecer o museu e a necessidade de retirar o passaporte! Chegamos lá bem cedo, para retirar o passaporte sem problemas. A bilheteria abre as 09:30h e a visitação começa as 10:00h e termina as 17:00h. Vi muita gente indo apenas retirar o passaporte. Imagina ter acesso cultural de graça? #adoro

Tinha mesmo muito tempo que eu não ia ao Centro do Rio. Está muito diferente e completamente em obra. Parte delas para as Olimpídas de 2016 e obras de infraestrutura para o Porto Maravilha. Obra é realmente um horror, mas se é para a melhoria da cidade, temos que aturar...

O espaço é realmente lindo, já na entrada temos uma maquete de como ficarão as obras e uma bela escultura "favelística" feita com tijolinhos coloridos. A vista do mirante do último andar dá para alguns morros famosos (e históricos) do Rio e para o que antes era um mafuá hororroso da Praça Mauá (claro, está em obra agora). Aliás, o prédio do Museu era um antigo terminal de ônibus (já peguei muito busão ali ahahaah) que com muito esmero e ajuda de vários proifssionais de várias áreas foi transformado nesse presente para a cidade. Pelo menos alguma coisa de bom o governo do Dudu Paes vai deixar, né? 




 











Espero que tenham curtido!
Comentem o que acharam!



Acompanhe o Blog pelas redes sociais
Ajude o Uma Leitura a mais a crescer e aparecer!

Formada em Farmácia Hospitalar. Apaixonada por ler e escrever desde sempre. Criou o Blog em 2013 para compartilhar seu amor pelos livros, séries e filmes.

Comente com Blogger
Comente com Facebook
Comente com Google+

5 comentários:

  1. Oi Renata!
    Nunca fui ao Museu de Arte do Rio, mas adorei as fotos! Essa primeira então, ficou perfeita :)
    Beijos,

    versosenotas.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Bárbara, se vc mora no Rio não sabe o que está perdendo!
      É um ótimo passeio
      bjs

      Excluir
  2. Oi! ^^
    Mão conhecia o MAR e adorei as fotos que você postou!
    Não é muito comum que eu vá em museus, a não ser quando visito uma cidade história, aí faço questão. Aqui na minha cidade temos poucos e nenhum chama minha atenção.

    Amanhã, 1º de Maio, tem promoção lá no blog. E-books gratis para baixar!
    Não deixe de conferir!
    Beijussss;
    https://facebook.com/BlogMenteHipercriativa
    http://hipercriativa.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá Helaina, cidade histórica é tudo de bom. Umas das minhas vontades é um dia visitar Ouro Preto, nossa ia ser o máximo
      bjs

      Excluir
  3. Que lugar incrível! Adoro museus.
    Bjs!
    http://garotoliterato.blogspot.com.br/2015/04/chuva-de-poemas-fatima-vivas.html?showComment=1430497709994#c1922042364811988322

    ResponderExcluir

Olá, leitor!
Se você chegou até aqui, fique sabendo que já fiquei feliz!
Se quiser deixe seu comentário que responderei em breve! Se tiver blog saiba que logo logo lhe farei uma visitinha ♥

 
Uma leitura a mais © Todos os direitos reservados :: Design e desenvolvimento por Gabi Melo :: voltar para o topo