18 abril, 2015

Desapega...Desapega...sobre emprestar livros


Oi gente, tudo bem?

Enquanto eu não termino de organizar as últimas leituras para publicar o que eu achei delas por aqui, venho falar com vocês de um assunto que é meio tabu entre os leitores mais fanáticos. Empréstimo de livros!

Desde que eu me entendo por gente sou apaixonada por livros. E sempre tive um mega power super cuidado com os meus livros amados. Mas nem todas as pessoas tem esse mesmo cuidado.....Então fica complicado você emprestar o seu livro amado e impecável (daqueles que pode voltar para a loja depois de lido) e a pessoa te devolver em frangalhos (já aconteceu comigo). Daí surge a questão:
Perco o amigo ou empresto o livro?

Resposta complicada, né?

Eu já fui daquelas que "perde" o amigo kkkkkk, falo mesmo.....

Mas o tempo passou e eu descobri que praticar o desapego com coisas materiais é muito bom para a gente. É claro que ainda morro de ciúmes dos meus livros, mas se nem todo mundo lê o que estou lendo, como vamos conversar sobre mais assuntos? E outra, se a pessoa destruir meu livro ela vai me dar outro. E se não der, eu posso comprar outro igual.

Gosto muito de conversar sobre livros e leituras preferidas, o que mais curtimos, personagens favoritos....essas coisas que só o leitor entende. Mas uma coisa que gosto muito também é incentivar a leitura.


Gente, a Chico Rei não está me pagando nada, tá? Calhou de eu estar com essa camiseta...


Meus amigos reais leem pouco, isso é um fato que me entristece muito. Então como incentivar essas pessoas? Eu empresto livros! Claro, só para aqueles que de fato querem ler. Claro que alguns falam que querem e não passam do segundo capítulo....paciência....

Atualmente tenho 3 livros emprestados. Um deles é o Salvos pelo amor, uma história tão linda, que eu precisava que ela passasse a diante. Mas a pessoa não consegue terminar de forma alguma...O outro é o Sombras da noite, que a pessoa já falou que vai me devolver pois não está gostando. Fazer o quê? Nem todos gostam de Stephen King (eu avisei). O terceiro é o A zona morta, do mesmo autor. Essa é a amiga preferida, pois já é o quinto livro que empresto e a pessoa é das minhas: devora a leitura.

Enfim....minha dica é pratique o desapego.....se a pessoa for sua amiga ela vai saber que você ama o livro e cuidar muito bem dele. Se não for sua amiga, nem empreste!

Mas é claro que tem aquelas edições do coração, que tratamos como filhos. Se vai ficar tenso se preocupando e perguntando a toda hora se a pessoa já terminou é melhor nem emprestar!

E vocês, emprestam livros?
Me contem!

Formada em Farmácia Hospitalar. Apaixonada por ler e escrever desde sempre. Criou o Blog em 2013 para compartilhar seu amor pelos livros, séries e filmes.

Comente com Blogger
Comente com Facebook
Comente com Google+

14 comentários:

  1. Assim como você gostaria de ter mais amigos próximos que gostassem de ler =) mas isso não acontece. Mas tenho sorte da minha mãe amar ler e confesso que minha pilha de não lidos está enorme, mas minha consciência está mais leve porque ela praticamente já leu todos =) vivemos trocando livros e incentivando a leitura uma da outra e dos amigos e conhecidos.

    Mas com certeza temos que saber para quem emprestar para evitar chateações. E como vc lembrou bem sempre temos alguns livros que não conseguimos emprestar (no meu caso sou apegada a minha coleção da Paula Pimenta!!!).

    Enfim adorei o post e suas fotos ficaram ótimas!!! Beijos

    P.s. Obrigada por comentar lá no blog =), adorei o seu e já estou seguindo e coloquei seu banner lá no meu blogroll =)

    Leituras, vida e paixões!!!!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Pois é, Aline....acho isso chato, mas acaba que já me acostumei, sabe? Mas fico triste, pois ler é tão bom....Eu tento incentivar e leitura até onde posso, mas nem sempre funciona....

      Eu tb tenho meus xodós, esses eu não empresto kkkkk

      Obrigada, adoro tirar fotos com livros ♥
      bjs

      Excluir
  2. Olá!

    Eu não tenho coragem de emprestar meus livros! E mesmo que eu tivesse, o gosto literário dos meus amigos é bem diferente do meu...

    resenhaeoutrascoisas.blogspot.com

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Pois é Kamila, eu também não tinha coragem não, mas agora até tenho, as pessoas estão lendo tão pouco que não custa incentivar kkkkk
      bjs

      Excluir
  3. Situação delicada, não é mesmo? Amo meus livros de paixão e tenho o máximo de cuidado com os mesmos, mas já emprestei e fiquei sem o livro, o que é ainda pior. Pra falar a verdade, evito emprestá-los. Pronto, falei! Bjs

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Melhor ficar sem o livro do que quando devolvem em frangalhos, já aconteceu comigo com uma gramática....nossa, quase matei a pessoa, a minha vontade era dar uma surra kkkkkk

      Excluir
  4. Eu empresto sim, mas depende da pessoa, no sentido de cuidado (o que é cômico, porque não tenho muito cuidado com os meus kkk). Por também incentivar a leitura é que acabo emprestando, tem gente que quando falo sobre isso acaba comprando, outros não, mas o que importa é que de alguma forma estou fazendo o bem na vida de alguém. E gente, bora desapegar! Kkk. Adorei o post!

    Beijos!
    livrosdawis.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Eu tembém vejo pelo lado de incentivar a leitura nas pessoas, mas no final das contas, quem não gosta de ler, acaba que não lê mesmo e acaba devolvendo.....ou enrola para ler, como duas amigas tem feito kkkkkk, mas tudo bem.....desapegar é bom
      Que bom que gostou do post!
      Bjs

      Excluir
  5. Ahhh, eu juro que tento, me esforço, mas simplesmente não consigo emprestar meus livros. As únicas pessoas que conseguem esta proeza de mim é minha mãe e irmã e ainda assim eu fico em cima para saber se já leu e quando vão me devolver, kkk.

    Beijão, Vanessa Meiser
    http://balaiodelivros.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Vanessa, como eu escrevi lá, eu era de perder a amizade e não emprestar kkkkkk, mas depois eu descobri que quando gosto muito de uma história quero que outras pessoas a conheçam, daí acabo emprestando....
      Mas claro, tem uns xodós que não saem da minha estante por nada
      bjs

      Excluir
  6. Oi Renata!
    E vou ser sincera, eu emprestava sim. Com dor no coração, mas emprestava. Porém, depois que uma amiga da minha mãe me devolveu um livro com um mosquito morto dentro das páginas e sujo. Preciso falar que aprendi da forma mais dura que nem todos tem o cuidado que eu tenho?
    Não empresto mais não, muito difícil! Mas não é só você que tem poucos amigos 'reais' que leem pouco, se eu tiver 3 é muito!
    Beijos
    http://estante-da-ale.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. kkkkkk, é doer, a pessoa além de relaxada ainda é porca?
      Se vc tivesse visto a tal gramática que eu falei que emprestei e voltou em frangalhos, vc ia me ajudar a matar a pessoa e esconder o corpo kkkkkk

      Excluir
  7. Oi Rê.

    Eu sempre empresto meus livros, com medo mas empresto. Tem livro meu até em outra cidade rs.
    Já aconteceu do livro voltar meio judiado coitado, mas ai da próxima vez que a pessoa pediu eu dei uns conselhos kk.
    Ichi tem tanto livro meu emprestado no momento,que fica difícil falar quais, mas comecei a usar o skoob para me organizar.
    Tem livro meu emprestado até para um atendente do correio que virou meu amigo de tanto que eu enviava livro pelos correios. Ele tem livro meu, a filha dele tb kkk.

    Adoro emprestar pois como vc disse é um ótimo incentivo, esse ano consegui fazer duas amigas minhas se apaixonarem por livros, uma é devoradora, a outra é mais tranquila, mas está indo bem, mas é difícil entender os gostos dela kkkkk.

    Amei a matéria.
    Beijos
    Fer

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Adoro quando vc ama a matéria, dá sua opnião lá no Mato por livros, vou adorar ler seus testamentos kkkkkkk
      Estou começando a pensar desse jeito também, mais pelo incentivo da leitura, e não é bom quando conseguimos conversar com nossos amigos sobre os livros que lemos?
      Como sempre vc sendo um amor e emprestando livro até para gente de outra cidade kkkkk
      bjs

      Excluir

Olá, leitor!
Se você chegou até aqui, fique sabendo que já fiquei feliz!
Se quiser deixe seu comentário que responderei em breve! Se tiver blog saiba que logo logo lhe farei uma visitinha ♥

 
Uma leitura a mais © Todos os direitos reservados :: Design e desenvolvimento por Gabi Melo :: voltar para o topo