14 abril, 2015

{Resenha #61} Se só me restasse uma hora de vida - Droit


Olá, leitores do Uma leitura a mais!

Poderia chamar esse livro de "Da série: comprei pela capa".

Quem não sabe que sou louca por caveiras? Caveiras e flores me enchem os olhos! Eu confesso: comprei pela LINDA capa!


Não sabia do que se tratava o livro, só sabia que era de um filósofo francês. Logo pensei em apenas enfeitar minha estante e que talvez odiasse a leitura, tendo e vista que a questão do título é meio trágica, não?

E se só me restasse uma hora de vida?

O que eu faria?

Que atos realizaria?

O que pensar? Sentir? Querer?

Só essa discussão profunda já me faz querer pular da ponte e resolver logo o inevitável....




O livro é extremamente curto, 95 páginas apenas, mas o autor Roger-Pol Droit te prende de uma forma tal que cheguei a ficar deprimida, não lendo tão rápido quando gostaria.....Falar da finitude da vida deveria ser natural, mas nem sempre é...eu confesso.

O próprio autor nos fala que esse pensamento (e se me restasse uma hora apenas?) é muito urgente e profundo e que o que ele propõe é um exercício radical  de tentar mergulhar na nossa própria consciência. 

Geralmente temos tanta coisa para fazer, tantos sonhos e vontades a realizar que penso que se só restasse uma hora eu não iria conseguir deixar "minha marca" no mundo. Então provavelmente ia meditar por todo esse tempo inspirando e expirando profundamente para quando a sra. morte chegasse eu já estivesse tão sonolenta que nem ia vê-la direito.......

Uma coisa peculiar que me chamou a atenção na leitura desse livro foi que ela não tem ponto (final)! Era como se o autor estivesse conversando conosco e emendasse uma conversa na outra e o ponto (final) nunca vinha....me remetendo a ideia que nunca nada tem fim...

Eu fiquei deprimida em certos momentos, pois as vezes nos preocupamos com coisas tão menores e esquecemos de viver... Mas a reflexão que o autor nos propõe é muito mais profunda e nem poderia caber em suas quase cem páginas. 

Acho que nunca tinha lido nada dessa editora, Bertrand Brasil, e muito menos alguma coisa do autor, que eu nem sabia quem era. Porém como gosto muito de pesquisar sobre os autores que leio, descobri que o autor além de filósofo, é escritor e jornalista. Ele é colunista do Le monde e de outras publicações na França. 
Se, como eu, você não sabia, agora já sabe!

Apenas para ilustrar meu amor por caveiras, dá uma olhada nas fotinhos que fiz.


 Alguma dúvida de que eu amo caveiras e flores?



Amo caveiras, flores e ainda sou nerd...srsrsrsrs.... Se você viu a Enterprise na ilustra dessa camiseta, você é tão nerd quanto eu....


Beijos e me contem o que acharam da resenha nos comentários, vou adorar saber!

Formada em Farmácia Hospitalar. Apaixonada por ler e escrever desde sempre. Criou o Blog em 2013 para compartilhar seu amor pelos livros, séries e filmes.

Comente com Blogger
Comente com Facebook
Comente com Google+

4 comentários:

  1. Que capa mais linda né, desde que o livro foi lançado ele consta na minha lista de desejados e espero conseguir lê-lo logo!!!

    Beijão, Vanessa Meiser
    http://balaiodelivros.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Linda, né?
      Eu confesso: comprei pela capa ahahahahaha, me julgue!
      Poxa, leia sim, é uma bela reflexão
      bjs

      Excluir
  2. Adorei a resenha. E que capa linfa... G-ZUIS!
    Me interessei muito por essa leitura.
    Bjs!
    http://garotoliterato.blogspot.com.br/2015/04/all-you-need-is-love-beatles.html

    ResponderExcluir
  3. Que postagem adorável!!! Gostei da forma como você falou do livro, não o conhecia e também amei a capa e as informações sobre o autor deram credibilidade ao seu trabalho. Esse questionamento proposto é mesmo tenso e intenso, mas acredito que se só me restasse uma hora de vida, não teria tempo para fazer nada significante, então desejaria relaxar e só pensar nas coisas boas que fiz para quem eu amo e agradecer a Deus pela existência =)

    Enfim amei a dica de leitura =)
    Beijos

    Leituras, vida e paixões!!!

    ResponderExcluir

Olá, leitor!
Se você chegou até aqui, fique sabendo que já fiquei feliz!
Se quiser deixe seu comentário que responderei em breve! Se tiver blog saiba que logo logo lhe farei uma visitinha ♥

 
Uma leitura a mais © Todos os direitos reservados :: Design e desenvolvimento por Gabi Melo :: voltar para o topo