17 maio, 2015

{Cultura} Museu de Astronomia #Eufui

Visitar Museus é algo que aprecio muito.

Além de divertido (pelo menos para mim) geralmente é um passeio barato (aqui no Rio tem muitas exposições gratuitas). Tenho a imensa vontade de visitar todos os museus do Rio de Janeiro. Se não puder visitar todos, pelo menos a maioria. Já contei para vocês sobre a minha visita ao MAR bem aqui. Dessa vez eu fui ao MAST - Museu de Astronomia e ciências afins.

Ele fica na Rua General Bruce, no Bairro Imperial de São Cristóvão. O Museu é a antiga sede do Observatório Nacional e foi criado em 1985. É uma unidade de pesquisa vinculada ao Ministério da Ciência, Tecnologia e Inovação. A missão é clara, ampliar o acesso da sociedade ao conhecimento científico e tecnológico, preservar acervos e divulgar a história da ciência e tecnologia no Brasil.

O prédio do Museu é um show à parte!
Pegamos um elevador antigo (eu quase quis ir de escada) porque a construção é, por motivos óbvios, no alto (beeeem no alto).
De lá de cima dá para ver a ponte Rio-Niterói, a linha vermelha, uma boa parte do bairro, enfim.....é uma bela vista! ♥

Já na entrada tem um sistema solar em escala, representando o sol e os planetas. Bem legal! A gente só visitou o prédio principal e as exposições de lá. Mas o terreno do museu é enorme, com diversos pavilhões e vááááárias lunetas (afinal é um museu de astronomia, né?). Mas acabamos não zanzando pelo terreno.

Uma das exposições (que não podia fotografar) tinha uma luneta gigante suspensa no teto. De babar! As outras exposições podia tirar foto, daí eu aproveitei o que eu pude....

E como não podia deixar de ser, uma foto do meu lindo papatinho....

Tem muito mais foto, claro, mas essas são as melhores porque como todos os museus (pelo menos os que eu fui até hoje) a escuridão reina. Isso realmente me aborrece...ahahahaha.

Terça a Sexta-feira

Exposições - 14h às 18h
Visita Orientada - 15h e 17h
Atividades de Popularização da Ciência - 15h às 17h

É um belo passeio, para quem tem criança pequena deve ser mais legal ainda, pois tem muitas atividades lúdicas e educativas para os pequenos.

E para fechar a nossa tarde, descemos a rua, atravessamos e fomos almoçar no Pavilhão de Tradições Nordestinas, a popular Feira de São Cristóvão. Como tinha aula depois e não sou dada a esses fervos, acabamos almoçando e indo embora. Mas ainda volto lá para apreciar melhor a feira. ♥

Se gostaram da dica cultura, comentem aí!
Beijos!

Formada em Farmácia Hospitalar. Apaixonada por ler e escrever desde sempre. Criou o Blog em 2013 para compartilhar seu amor pelos livros, séries e filmes.