02 maio, 2015

#Gente do bem #Ninho de livros


Olá, leitores!

Como está sendo o feriado de vocês?
O meu está sendo preguiçoso e cheio de gripe! Aceita um pouco de uma coisa ou outra? AHAHAHAHAHA

Mas a boa notícia é que esse mês estou de férias (que começa oficialmente na segunda) e pretendo organizar um pouco da minha vida nesse período. É que desde que as aulas começaram parece que minha vida está de ponta a cabeça. É que essa rotina de trabalho x faculdade estava meio distante para mim. 

Acabei a faculdade tem muito tempo e a pós também. Então começar de novo está sendo um desafio (bm divertido, é verdade).

Uma coisa bem legal que eu queria compartilhar com vocês é um projeto que vi recentemente no globo on line, o Ninho de livros. Não sei se vocês conhecem ou já ouviram falar.


São essas casinhas fofas e coloridas espalhadas por alguns pontos da cidade. A iniciativa, cujo objetivo é promover a troca de livros entre vizinhos, é da agência de benfeitorias Sarápia

— Além de promover a leitura, a ideia do projeto é disseminar a cultura colaborativa, transformar o que poderia virar lixo em algo útil para outras pessoas e incrementar a ocupação do espaço público. A gente quer que as pessoas se sentem nas praças e leiam, em vez de usar esses locais apenas para passagem — comenta a publicitária e sócia da Sarápia Renata Tasca, que se inspirou num modelo similar que conheceu durante uma viagem de férias, para criar o Ninho de Livro. — Fui para o sul da França em setembro do ano passado e vi que poderia adaptar essa iniciativa para a realidade carioca. (fonte O globo).



A meta do projeto é alcançar um total de 50 casinhas de livros instaladas na cidade. Para que isso aconteça, no entanto, a Sarápia, que conta com o apoio da Secretaria municipal de Conservação, espera ter a ajuda de um patrocinador.

Seria muito bom, pois apesar de considerar a iniciativa muito válida, essas coisas só "acontecem" na Zona Sul da cidade. Mesmo em favelas....são favelas da Zona Sul. Muito pouca coisa se dissemina para o restante da cidade. Zona Norte, Zona Oeste....Provavelmente também iriam adorar receber os "ninhos". 


E essa é a Renata, minha xará, idealizadora do projeto. Filha de um gaúcho com uma cearense, a publicitária carioca, de 29 anos, cresceu ouvindo dos pais quanto era sortuda por morar no Rio. “Eles se conheceram aqui e escolheram este lugar para viver, por isso sempre me mostraram como ele é especial”, conta. 

Atualmente os "ninhos" estão na Praça Sarah Kubitschek, em Copacabana, no Morro do Vidigal, nas praças Santos Dumont, São Salvador e Nelson Mandela, no calçadão do Arpoador e nos parques Guinle e Lage. Também há um ninho no Colégio Pedro II, na Tijuca, instalado a pedido da própria instituição. 

O projeto tem duas propostas: estimular a leitura e dar uma nova vida aos espaços públicos da cidade. 

E aí, gostaram? Comenta aí!
Palmas para essa inciativa que estimula a leitura! ♥

Fontes consultadas (o globo, catraca livre, veja rio)

Formada em Farmácia Hospitalar. Apaixonada por ler e escrever desde sempre. Criou o Blog em 2013 para compartilhar seu amor pelos livros, séries e filmes.

Comente com Blogger
Comente com Facebook
Comente com Google+

4 comentários:

  1. Curti muito! Deu saudade do tempo que morei no Rio! haha

    Já tinha visto esse projeto (pela internet) em países europeus, achei incrível trazerem pro Brasil. Legal seria se tivesse uma casinha dessas em cada esquina de cada cidade de cada estado! *sonha Julieta*

    Delícia de post!

    Beijinhos,
    Julieta
    www.julietices.com

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Julieta!
      Bem legal mesmo, eu vou na página escrever para pedir para ter uma em Bonsucesso. A praça fica perto da faculdade, seria uma boa se rolasse um incentivo ou patrocínio.

      Excluir
  2. A idéia é muito legal e só o fato de ter como objetivo o incentivo à leitura, já vale o projeto todo!!!

    Beijo, Vanessa Meiser
    http://balaiodelivros.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. E não é? Eu ainda não vi em nenhum lugar perto de casa, mas quem sabe né?
      bjs

      Excluir

Olá, leitor!
Se você chegou até aqui, fique sabendo que já fiquei feliz!
Se quiser deixe seu comentário que responderei em breve! Se tiver blog saiba que logo logo lhe farei uma visitinha ♥

 
Uma leitura a mais © Todos os direitos reservados :: Design e desenvolvimento por Gabi Melo :: voltar para o topo