27 maio, 2015

{Leitura Didática} Por uma outra Globalização - Milton Santos


Olá, gente, tudo bem?

Como alguns poucos sabem a louca aqui resolveu fazer outra faculdade. E escolheu o Jornalismo. Por que será, né?

Algumas disciplinas são fantásticas, outras nem tanto. Coisas chatas de primeiro período. Umas das disciplinas legais é Sociedade e Natureza – A transformação do homem no tempo e no espaço. Nome pomposo, não?

Nessa matéria estamos estudando um pouco sobre globalização e o bem e o mal que ela trouxe para a nossa sociedade. Quem é um pouquinho mais velho com certeza já ouviu falar na famosa aldeia global...somos todos irmãos e essa balela toda de mundo globalizado....

Para entrar nos tópicos de discussão a professora adotou como livro texto um livro chamado Por uma outra globalizaçãodo pensamento único à consciência universal, do autor Milton Santos. No começo achei o tema bem chatinho, sabe? Achei que fosse ter mais aula de história para nos contar da transformação do homem no tempo e no espaço. Porém, como a língua é o chicote do corpo.....fui lá eu pesquisar sobre o tal Milton Santos. 


Simplesmente ele é um dos geógrafos mais famosos do Brasil e do mundo. Ele é O geógrafo! A geografia no Brasil se divide em antes do Milton Santos e depois dele. Ele foi um revolucionário. Super intelectual, político, foi exilado. E isso só aumentou sua fama. 

Deu aula nas mais renomadas universidades do mundo e é super importante no Brasil, autor de mais de 30 livros, alguns clássicos da geografia, estudos de tempo, espaço público, sociedade....essas coisas. Até meu marido conhecia o cara. “Meu Deus, você nunca ouviu falar do Milton Santos?” Fiquei bege, mas também ele estuda meio ambiente, tem tudo a ver com geografia né?

Enfim....Voltando ao livro. 
Esse livro não é o mais famoso dele, mas é o mais popular entre os não geógrafos, ele é livro texto em muitos cursos de graduação e pós graduação. E estou tendo a oportunidade de estudar. Na verdade já li quando a professora falou que iríamos trabalhar com ele no semestre.

O Milton Santos nos introduz o conceito de globalização como 3 conceitos distintos, fabula, perversidade e oportunidade.

Fábula é um mundo ilusório, inventado para que acreditemos nele, que tudo seja perfeito. A ideia da aldeia global, que somos todos irmãos e que todos nós termos acesso a tudo que de repente o cara lá em Londres tem também. A mídia nos impõe certas informações manipuladas das quais a sociedade aceita sem pensar e sem refletir.

A perversidade é a cara real da globalização, do mundo globalizado, a falta de emprego, a queda na escolaridade, o aumento da marginalidade, pioras na saúde e por aí vai. Tudo ocorre da pior maneira possível, num caráter perverso oriundo co capitalismo globalizado, que incita o consumo sem precedentes.

Já uma oportunidade seria o que essa tecnologia poderia nos trazer, o que de bom poderia nos trazer e como de fato poderia ajudar a sociedade.

O livro me chamou muito a atenção, pois pesquisando descobri que ele não é o mais importante do autor, mas como eu falei é o mais conhecido dentre não geógrafos, como é o meu caso.

Não vou falar para vocês que é uma leitura rápida, pois não é. Mas como tive que ler para o estudo da disciplina fui lá e li, feliz e contente.

Caso tenham a oportundiade de ler, recomendo pois vale a pena para reflexão.

Beijos, 


Formada em Farmácia Hospitalar. Apaixonada por ler e escrever desde sempre. Criou o Blog em 2013 para compartilhar seu amor pelos livros, séries e filmes.

Comente com Blogger
Comente com Facebook
Comente com Google+

4 comentários:

  1. Nossa, que pique hein, fazer outra faculdade.. eu canso só de pensar, acho que assim que eu terminar o meu técnico, não vou mais querer saber de estudar, hehe.

    Beijão, Vanessa Meiser
    http://balaiodelivros.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Pois é...pique eu não tenho muito não....na verdade já tem mais ou menos um ano que estou nessa vibe de começar uma nova facul, mas está bem legal e é do lado da minha casa (tipo uns 10 minutos) ....
      Preciso mudr de área, a área da farmácia está pagando muito pouco e eu trabalho 44 horas para receber um piso miserável...não dá
      bjs

      Excluir
  2. Oi Renata,
    Primeiro, muito sucesso e garra para você não desistir e nem pensar em... acho que se a gente tem oportunidade e quer, temos que investir mesmo na nossa sabedoria, conhecimento e tals.
    Eu se fizesse outra seria Jornalismo, também, e creio que não deve ser as mil maravilhas, mas esse toque do seu texto já me deixaria contente de ter escolhido o curso haha

    Fiquei curiosa sobre o livro, gostei da ideia.. essa parte da Fábula me deixou curiosa.

    Boa sorte :D

    bjs e tenha uma ótima sexta!
    Nana - Obsession Valley

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá, Nana!
      Obrigada pelas palavras de incentivo, realmente acho que só conseguimos chegar em algum lugar com muito estudo e trabalho duro.
      O livro é bem legal e dá para tirar muitas reflexões pertinentes, ainda mais nessa parte da mídia. Dá para pegar na internet, mas eu tenho ele em pdf (se quiser eu mando para vc).
      Bjs

      Excluir

Olá, leitor!
Se você chegou até aqui, fique sabendo que já fiquei feliz!
Se quiser deixe seu comentário que responderei em breve! Se tiver blog saiba que logo logo lhe farei uma visitinha ♥

 
Uma leitura a mais © Todos os direitos reservados :: Design e desenvolvimento por Gabi Melo :: voltar para o topo