13 junho, 2015

{Resenha #72} Planeta dos Macacos - Pierre Boulle


Olá a todos os leitores! Como vão?

Não sei se repararam mas a última resenha publicada foi do Diário de Anne Frank (se não leu, leia aqui)...mas não foi porque não li nada de lá para cá....ao contrário, pelas minhas singelas contas li em torno de 10 livros em maio. Yuruuuuu.......Nunca minhas leituras tinham rendido tanto ahahahaha. Mas foi por uma causa bem justa, estava de férias e como estou tendo aula na faculdade não pude viajar. Então li.

Tenho muitas resenhas para escrever e publicar aqui no blog, pois as leituras foram realmente boas e vale a pena compartilhar com vocês. Mas como eu disse no post anterior (leia aqui se quiser) a falta de tempo me consome. Acho que esse é o grande mal do mundo, a aceleração kkkkkkkkk. Mas sério gente, é por isso que estou buscando outra ocupação na vida, pois trabalhar 44 horas na semana está me aborrecendo porfundamente. 

Enfim, hoje vim falar sobre uma história que curto muito desde antes de ter o prazer de ler o livro: Planeta dos macacos, do autor francês Pierre Boulle e publicada pela primeira vez em 1963. Já fiz post falando dos filmes bem  aqui pois gosto muito deles, apesar de alguns pequenos problemas......


Como eu disse no post da maratona dos filmes, acho a história muito simples, porém com implicações devastadoras.

Um casal está viajando pelo espaço de férias, pois esse tipo de viagem já é possível no tempo em que aquelas pessoas vivem. Daí eles acham uma garrafa com uma mensagem dentro e claro, começam a lê-la. Nessa mensagem consta a história do livro. Um jornalista chamdo Ulysse Merou, em viagem interplanetária chega a um planeta distante com seus companheiros de jornada. Lá eles encontram um planeta com condições similares a Terra, porém onde humanos não falam e são extremamente primitivos. Só que lá macacos falam e são a sociedade dominante, possuindo tudo o que se possa imaginar, escolas, prisões, zoológicos, centros de pesquisa....com humanos. Nesse mundo coexistem gorilas, orangotangos e chimpamzés. Ullysse vai parar em um desses centros e lá conhece a Doutora Zira, que faz testes em humanos primitivos como ele (que como animais que são não usam roupas, tá?). Percebendo que seu novo espécime é diferente dos demais, Zira, juntamente com seu noivo Cornelius acaba por ajudar Ullysse a conhecer sua sociedade, a começar pela língua símia. Eles trocam experiências e aparentemente é aceito naquela sociedade. Porém ao descobrirem a gravidez de uma humana primitiva que era sua companheira de cativeiro durante os testes de Zira, os macacos começam a achar que ele é uma ameaça. 

Minha singela opinião é que o autor possui uma criatividade incrível para ter escrito essa história , pois na verdade ela é uma bela distopia. Uma sociedade como a conhecemos, porém dominada por macacos falantes? Soa até engraçado para alguns.

No centro de pesquisa de Zira ela faz pesquisas em humanos, da mesma forma que nós fazemos pesquisas em animais. Porém para Ulysse é demais visitar o tal do Setor Encefálico. 

A leitura do livro não me chocou em nenhum momento, pois eu já conhecia a história, inclusive o final do livro. Mas para quem é apresentado a ela pela primeira vez algumas questões pertinentes podem ser formuladas na cabeça. A primeira é COMO? Mas isso é explicado rapidamente durante a leitura. 

No filme 2 Cornelius nos dá parte da explicação que ficou apenas subentendida no final do primeiro filme. Quem lembra da cena antológica com Charlton Heston? Mas isso foi apenas para Hollywood, no livro não é esse o final (ainda bem).


Na verdade, não consigo falar "o livro é melhor". Sempre é, pois ele que nos conta a história original. E apesar das inúmeras mudanças, gosto muito dessa série antiga. 

A leitura do livro é bem rápida, mas o que me incomodou um pouco foram diversas páginas sem diálogos, apenas contando uma história com milhões de parágrafos sem parar. Apenas isso me chateou, de resto eu só tenho a dizer que adoro essa história.

Super recomendo!



Formada em Farmácia Hospitalar. Apaixonada por ler e escrever desde sempre. Criou o Blog em 2013 para compartilhar seu amor pelos livros, séries e filmes.

Comente com Blogger
Comente com Facebook
Comente com Google+

9 comentários:

  1. Adorei o Enredo. Já ouvi muito sobre este livro. E que capa linda... Oh My God!
    Espero ter a portunidade de lê-lo este ano ainda.
    Bjs!
    http://garotoliterato.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Ernani, tudo bem?
      Também acho essa capa linda! Bem simples, mas com impacto. E eu adoro quando as capas são vermelhas ou então pretas, não sei porquê....
      Leia sim, nos faz refletir sobre várias coisas.
      Bjs

      Excluir
  2. Já vi o filme e gostei muito, na verdade já vi duas vezes.
    Sobre o livro, tenho visto os blogueiros elogiarem muuuuito e sem dúvida eu o leria se tivesse a oportunidade. A capa é linda né.

    Beijo, Vanessa Meiser
    http://balaiodelivros.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Eu já perdi a conta de quantas vezes vi todos os filmes kkkkk, acho que dezenas de vezes. A capa tá show, adoro capa vermelha ♥

      Excluir
  3. Oi Re!!!!
    To mega curiosa com essa obra! Nunca li nenhum dos livros do Planeta dos Macacos, esse lançamento me chamou atenção desde que vi no face da editora! E agora com a sua resenha, que deixou bem claro alguns pontos que tinha curiosidade na obra! Vou ler sim! Parabéns pela resenha! Beijos
    Paulinha
    http://overdoselite.blogspot.com.br/2015/06/resenha-escalada-de-eva-iii-face-face.html

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá, Paula, obrigada pelo elogio e pela visita!
      Livro mesmo eu creio que só tenha esse, o autor na época participou do roteiro do primeiro filme, mas depis acabaram não aproveitando mais nenhuma roteirização dele.....Os filmes são um pouquinho diferentes, mas pega carona na "ideia básica".
      bjs

      Excluir
  4. Oi Renata,
    Acho que o único filme que desses que parei para assistir mesmo, foi o com James Franco e gostei.
    Não sabia que tinha livro, fiquei bem interessada na leitura, gostei da sua opinião e espero dar oportunidade aos outros filmes, também =D

    bjs e tenha um ótimo domingo
    Nana - Obsession Valley

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Nana, tudo bem?
      Os filmes novos com o James Franco eu não curto muito não....dá para assistir. Apesar de os filmes da década de 60/70 serem bem toscos a maquiagem dos macacos falantes [e de arrepiar, eu sou fã. Já era fã da história antes de ler, agora fiquei ainda mais!
      Bjs

      Excluir
  5. Oi Renata,
    Essa capa e edição é tão linda, as bordas são até diferente. Estou bem curiosa para ler esse livro, principalmente depois da sua resenha, realmente achei a ideia do autor bem criativa. Espero lê-lo logo. (Como sempre, é muito bom ler suas resenhas, mesmo estando um pouco sumida kk.)

    Beijos!
    livrosdawis.blogspot.com.br

    ResponderExcluir

Olá, leitor!
Se você chegou até aqui, fique sabendo que já fiquei feliz!
Se quiser deixe seu comentário que responderei em breve! Se tiver blog saiba que logo logo lhe farei uma visitinha ♥

 
Uma leitura a mais © Todos os direitos reservados :: Design e desenvolvimento por Gabi Melo :: voltar para o topo