22 junho, 2015

{Resenha #74} Guia politicamente incorreto da História do Brasil


Olá, leitores, tudo bem?

Devo ter falado em algum momento aqui no blog que o maridón me deu muitos livros de presente agora nas minhas férias do trabalho (maio). E a coleção do Guia Politicamente Incorreto foi um deles. Na verdade 4 deles.



Começando pela linda capa com ilustrações de figuras brasileiras importantes, a edição é um verdadeiro deleite. É mais um livro cujo autor é um jornalista (adorando isso). Dessa vez é o Leandro NarlochDe novo trata do politicamente incorreto e como seu autor mesmo diz, é uma provocação.

Tendo em vista que eu li recentemente o 1808 (do Laurentino Gomes, outro jornalista, ainda devendo resenha para vocês) muitas coisas me levaram à reflexão (no bom sentido) sobre o tipo de escrita jornalística e sobre nossa história do Brasil.



Sempre querendo alfinetar o livro nos conta algumas poucas e boas sobre negros e índios e algumas curiosidades sobre alguns escritores famosos e clássicos. O capítulo sobre o samba é particularmente interessante. Segundo o autor, um Brasil nacionalista que adora samba, feijoada e futebol foi sendo construído aos poucos.... 

Gostei muito do capítulo sobre Aleijadinho. Minha professora de Sociedade e Natureza, uma matéria da faculdade, quase me matou quando eu disse que estava tentando a acreditar no autor no que se referia ao Aleijadinho ser um produto criado e romanceado, assim como o Tiradentes que se parecia muito com Jesus....ahahahahahaha......#teorias da conspiração....

Sempre na contramão das verdades "históricas" a leitura é bem rápida e divertida. Se eu acredito mais nessa versão que na oficial? Talvez......Não tenho tanta bagagem para dizer, só sei que recomendo o livro, vale a pena!

Grande Beijo! 

Formada em Farmácia Hospitalar. Apaixonada por ler e escrever desde sempre. Criou o Blog em 2013 para compartilhar seu amor pelos livros, séries e filmes.

Comente com Blogger
Comente com Facebook
Comente com Google+

8 comentários:

  1. Olá, Renata.
    Eu já li esse livro e gostei bastante do modo que o autor alfineta certos ícones e contradiz a história oficial. Não vou dizer que acreditei nas coisas, mas me fez questionar um tanto, o que para mim já é mais do que suficiente.
    Excelente dica.

    Desbrava(dores) de livros - Participe do nosso top comentarista de junho. Você escolhe o livro que quer ganhar!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Falou tudo!
      Gostei muito de alguns pontos de vistas contrários, mas também não acredito em tudo! kkkkkkkk
      Bjs

      Excluir
  2. Oi Rê! eu que dei de presente pro meu marido o Guia Politicamente Incorreto da História do Brasil.... rsrsr ele leu e adorou, eu não li ainda, mas pretendo. Também já li 1808 e gostei muito! Sempre fui apaixonada por história, na época do ensino médio, e por pouco não fui fazer faculdade nessa área. Me identifico muito!
    bjs
    Manu
    manuetudomais.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
  3. Oi Re!!
    Gostei de saber sua opinião. Não estou acostumada com esse estilo de leitura, mas acho o assunto bem interessante! Parabéns pela leitura!!
    Ps. Mil desculpas pelo meu sumiço. Estava com alguns problemas de saúde, mas já estou me recuperando e voltando com as atividades normais do blog :D
    Beijos querida,

    versosenotas.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Menina, vc estava doente? Espero que esteja melhor!
      Eu já li dois dessa série, é bem legal, quero ler os outros dois...é uma leitura bem rápida
      bjs

      Excluir
  4. Oii Re, tudo bem??? Esse era um livro que eu queria muito e muito e aí ganhei em uma promoção (sortudaaaaa, hahha) , mas ainda não consegui tempo para ler :P
    Pena, pena e pena. Mas lerei assim que possível. Adoro história e ver outros lados de uma mesma coisa é sempre muito bacana :)
    beijoos
    http://profissao-escritor.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  5. Renata como sempre você com indicações de livros que farão o leitor no mínimo ter uma opinião crítica sobre a realidade. Já tinha ouvido falar desse livro, mas meu interesse não tinha sido despertado, mas agora vendo sua coleção fiquei curiosa. Vou ler os livros do Laurentino primeiro e quem sabe eu siga seu caminho e leia os guias depois.
    As fotos ficaram ótimas e sua opinião sobre a leitura conseguiu despertar meu interesse.
    Amei a dica!!!! Beijos

    Leituras, vida e paixões!!!!

    ResponderExcluir

Olá, leitor!
Se você chegou até aqui, fique sabendo que já fiquei feliz!
Se quiser deixe seu comentário que responderei em breve! Se tiver blog saiba que logo logo lhe farei uma visitinha ♥

 
Uma leitura a mais © Todos os direitos reservados :: Design e desenvolvimento por Gabi Melo :: voltar para o topo