11 julho, 2015

{Resenha #76} 1808 - Laurentino Gomes


Olá, leitores!

Fiquei tão contente pela participação da galera na #Gincana Literária Nacional, organizada pela Fernanda do Mato por livros, junto com outros blogs parceiros!

Com certeza vamos ter dificuldades para chegar num único vencedor, mas vamos nos esforçar e gente, estou louca para ver (ouvir, né?) com carinho e cuidado todas as playlists ♥♥♥♥


A resenha que eu trouxe hoje para vocês além de ser de um livro nacional, foi uma leitura que eu adorei!

Vamos lá?!

Eu estudei história na escola. De verdade. Até gostava. Já tinha "ouvido falar" de quase tudo que o livro nos traz. Mas a leitura ainda assim é EXCELENTE!

Da fuga da família real para o Brasil, das loucuras da D. Maria, das "escapadelas" de Carlota Joaquina (tive que ver o filme de novo, né?), da falta de asseio de D. João, do ódio entre eles.... Mas eu não sabia de tudo isso com a riqueza de detalhes que o livro nos conta.



A leitura foi ótima! Se você não curte História do Brasil, esqueça! Mas se assim como eu, você curte uma boa pesquisa histórica, vai fundo!

Eu acho que para entender o presente e o futuro devemos primeiro conhecer o passado para aprender com os erros. Muita coisa do que o Brasil é hoje provavelmente é devido feliz ou infelizmente a seu tipo de colonização, devido a corte corrupta e incapaz, devido a escravidão, que caía em diversos países, menos aqui....Enfim....São anos e anos de história, muitas vezes esquecida pelo "grande público". Pior, as figuras históricas de D. João, Pedro I e II parecem para muitos brasileiros tão distantes que nem parecem reais....

Em todo o tempo em que lia o livro, que diga-se de passagem é de autoria de um jornalista (o excelente Laurentino Gomes) eu só imaginava como tudo parecia mesmo uma novela mexicana. Imagina uma família real inteira vindo para o Brasil Colônia? Uma terra de índios, onde tudo era praticamente "virgem" e inexplorado? Onde não se tinha muitas coisas que a Europa já tinha na época...verdadeiramente um novo mundo....

Pior, reis, rainhas, príncipes e princesas vindos fugidos de Napoleão Bonaparte!
O livro nos narra brilhantemente como esse gesto grandioso, essa "fuga" digna de filme de Hollywood (pausa para risos) deu ao nosso país uma nova e inesperada perspectiva.

Me empolguei tanto que que já li o 1822 de uma tacada só!
Depois conto para vocês o que achei, afinal esse é o Mês do Nacional.



E aí, já tá participando da Gincana? Clica aqui!
É onde sairá a próxima atividade!

Bjs


Formada em Farmácia Hospitalar. Apaixonada por ler e escrever desde sempre. Criou o Blog em 2013 para compartilhar seu amor pelos livros, séries e filmes.

Comente com Blogger
Comente com Facebook
Comente com Google+

2 comentários:

  1. Oiii, Rê!
    Adorei a dica! Acho que estou perdendo tempo ao não ler esses livros, pois amo história e livros que engrandecem ainda mais o conhecimento. Minha professora já tinha indicado esses livrinhos também. Enfim, irei tomar vergonha na cara e lê-los.

    Beijos!
    livrosdawis.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
  2. Renata adorei saber sua opinião sobre a leitura desse livro e vc acredita que comecei a leitura dele hoje e estou achando bem interessante. Sempre fui curiosa com a história do Brasil e tenho certeza que irei achar a leitura proveitosa. Aguardo sua opinião de 1822 =)

    Leituras, vida e paixões!!!!

    ResponderExcluir

Olá, leitor!
Se você chegou até aqui, fique sabendo que já fiquei feliz!
Se quiser deixe seu comentário que responderei em breve! Se tiver blog saiba que logo logo lhe farei uma visitinha ♥

 
Uma leitura a mais © Todos os direitos reservados :: Design e desenvolvimento por Gabi Melo :: voltar para o topo