26 julho, 2015

{Resenha #78} Pelas portas do coração


Hey, leitores!

Hoje trago uma resenha de mais obra espírita. Se chama Pelas portas do coração e é de autoria da Zíbia Gaspareto, ditado pelo Espírito Lucius. 

Com mais de 500 mil exemplares vendidos desde seu lançamento e uma infinidade de depoimentos de leitores que relatam como esta obra modificou sua percepção a respeito da espiritualidade. 'Pelas Portas do Coração' está com nova edição, com nova capa, projeto editorial moderno e em conformidade com o novo acordo ortográfico. A protagonista da história, filha caçula de uma família tradicional paulistana, não só é capaz de prever o futuro, como também tem a capacidade de curar as pessoas e orientá-las com sábias palavras. A personagem não se confundiu com o mundo, aceitou a mediunidade sem hesitação, tornou-se um canal do bem e dos valores da espiritualidade, com firmeza e serenidade, abrindo apenas as portas do coração.


Eu já tinha lido esse livro há muito tempo. Ele é de 1995! 
Tinha uma vizinha que me emprestava diversos livros espíritas. Apesar de muitas acharem que de repente se trata de obras de cunho religioso apenas, se enganam. Os livros tem muito ensinamento e principalmente falem sobre o amor ao próximo e como devemos fazer o bem para as pessoas! 

Quero deixar bem claro, que não sigo nenhuma religião, então não estou fazendo apologia a essa ou aquela religião, nem criticando a religião de ninguém tá?

O livro conta a história de Juliana, uma jovem que é filha de uma família de boa classe social de São Paulo. Ela tem pai, que é médico, mãe dona-de-casa e dois irmãos, um boa vida e uma fútil. No entanto, ela é muito diferente deles, sempre calada, pensativa e contemplativa. Isso irrita seus pais, rígidos, que acham que ela é "diferente" da meninas de sua idade. 

Vão acontecendo algumas situações tanto na família quanto fora dela que vão nos mostrando porque Juliana é assim. E dessa forma a história vai sendo conduzida, com reflexões sobre erros e acertos, sobre escolhas certas e erradas, sobre relacionamentos humanos, amoroso ou familiar. Juliana tenta entender o que é e qual sua verdadeira missão na terra e com isso ela tenta sempre ajudar os outros.

A história é bem bonita, simples. Estilo mesmo da Dona Zíbia. Essa edição que li foi um relançamento, é um dos seus livros mais famosos (se bem que muitos são famosos). Os personagens são gente como o gente, com problemas, com dúvidas, com seus altos e baixos....alguns apenas baixos.....mas a ideia do espiritismo é justamente a evolução constante do espírito ♥, através do amor e da ajuda ao próximo.



Pra quem não sabe, Zíbia Gaspareto é uma escritora, de 88 anos, que é medium. Ela começou a escrever romances em 1950, quando conta que ouvia vozes de um homem alemão falando em sua cabeça. Ela e o marido então compraram um livro chamado O livro dos espíritos (que diga-se de passagem já tive, mas nunca li) e começaram a estudar a doutrina. Algum tempo depois Zíbia psicografou seu primeiro livro, O amor venceu (que já li há anos e estou louca atrás dele de novo!), que foi lançado em 1958. A autoria era do Espírito Lucius, que é uma espécie de mentor espiritual dela. De lá para cá ela não parou mais, possui diversas publicações, entre histórias e contos. Sempre em busca do crescimento espiritual pelo aprendizado contínuo.

Como eu disse, não estou fazendo apologia a essa ou aquela religião, longe de mim....Apenas compartilhando minha singela opinião sobre essa história.

Só quero fazer um adendo, tenho verdadeira pena daquelas pessoas que dizem que seguem determinada religião, dizem que amam a Deus e só querem fazer as pessoas seguirem a sua religião, sem se importar ou respeitar a opinião alheia. Isso é triste, os intolerantes. Escrevo isso, pois pesquisando um pouco mais para escrever esse post (é, eu pesquiso mais sobre a obra lida antes de escrever os posts) achei cada babaquice sobre essa doutrina, que nem vale a pena mencionar em que lugar foi. Perdi meu tempo lendo um artigo onde o autor não teve lucidez, só criticou a crença alheia e nem sequer justificou porque ele acha que a "religião" (nesse caso, igreja) dele é a única certa.....
E olha que o espiritismo nem tem uma igreja, como um pastor ou padre, ou seja lá o que tenha que ter....imagina se tivesse. 

Eu leio essas obras com a mente aberta, seja pela qualidade da escrita, pela dinâmica da história ou por outro qualquer motivo que se deseje ler um livro. E tenho em mente que o respeito pelo outro é a coisa mais importante que podemos dar a outra pessoa.

Se já leram, me digam, vou adorar saber!
Bjs




Formada em Farmácia Hospitalar. Apaixonada por ler e escrever desde sempre. Criou o Blog em 2013 para compartilhar seu amor pelos livros, séries e filmes.

Comente com Blogger
Comente com Facebook
Comente com Google+

7 comentários:

  1. Renata antes de mais nada quero lhe dar os parabéns pela opinião e pela postura diante de pessoas preconceituosas. Concordo que o importante é ter a mente aberta e respeitar a religião e a fé de cada um.
    Penso que cada pessoa é diferente, então as religiões são diferentes para que cada um tenha a liberdade de seguir a que mais lhe completa ou não seguir se for o caso. Acreditar em Deus, respeitar os outros e amar é o que importa.

    Já li vários livros da Zibia e gostei de todos, ainda não li esse que vc citou mas pretendo. Minha mãe tem vários. Estou lendo aos poucos o livro dos espíritos de Allan kardec, estudando e adorando.
    Mas enfim respeito todas as religiões, mesmo que a recíproca nem sempre seja a mesma como vc mesmo citou.

    Enfim amei seu post e sua opinião. Beijos
    Leituras, vida e paixões!!!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá, Aline, obrigada! Embora eu ache que todos deveríamos pensar assim, respeito acima de tudo! E não é que tem gente que critica por criticar...nossa, li cada coisa que me deixou chateada, pela intolerância das ideias de algumas pessoas. Acreditar em Deus é o mais importante de tudo, não seguir essa ou aquela religião, mas se a pessoa quer seguir devemos respeitar, com certeza!
      Eu ainda não li o livro dos espíritos, tentei diversas vezes, mas era mais nova, tinha outra mentalidade, hoje mais madura talvez tente ler novamente.
      Obrigada por estar sempre presente por aqui, gosto muito de suas visitas!
      Bjs

      Excluir
  2. Já tive o prazer de conhecer a autora e o filho dela pessoalmente.
    Li pouquíssimos livros dele, mas adorei os que eu li =)

    Beijos

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá!
      Eu já li alguns mas me lembro de poucos títulos, pois quando li era adolescente e eram livros emprestados, mas são histórias simples que tentam tocar o coração.
      Bjs e obrigada pela visita!

      Excluir
  3. Olá!
    Olha, sinceramente nunca li nenhum livro com temática espirita e nem tenho vontade. Mas, cada um, cada um.
    Bjs!
    http://garotoliterato.blogspot.com.br/2015/07/penny-dreadful-primeira-temporada.html

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá, Hernani, tudo bem?
      Sim, cada um com seu cada um....o importante é sempre respeitar a opinião alheia. Tem tempo que não leio esse tipo de livro e por coincidência li dois na sequência.
      bjs

      Excluir
  4. Rê eu sou sua fã.

    Parabéns disse tudo.
    Primeiro eu já li esse livros (e muitos outros dela também) e adoro, mas tem muito tempo e quase não lembro das histórias, preciso reler, mas cade o tempo, eu tenho alguns desses livros.

    Segundo você merece mais que palmas pela sua opinião, louvável.
    Tanta coisa para se fazer no mundo e o povo acha que criticar a religião do outro é mais fácil.

    Eu digo que sou católica por nascimento rs, mas hoje não sigo mais tanto. Meu esposo é bem mais que eu. Cada amiga minha é de uma religião diferente e eu respeito todas e já as acompanhei sempre que me pediam.

    Mas vou ser sincera, eu gosto muito do espiritismo, acredito em muitas coisas e só não estudo mais porque eu sou uma "preguiçosa" quando o assunto é religião.

    Mas enfim amei tudo o que você disse e concordo com tudo.

    E essa edição do livro da Zibia nossa está lindo, perfeito.

    Beijos
    Fer

    ResponderExcluir

Olá, leitor!
Se você chegou até aqui, fique sabendo que já fiquei feliz!
Se quiser deixe seu comentário que responderei em breve! Se tiver blog saiba que logo logo lhe farei uma visitinha ♥

 
Uma leitura a mais © Todos os direitos reservados :: Design e desenvolvimento por Gabi Melo :: voltar para o topo