19 agosto, 2015

Dia Mundial da Fotografia ♥


Olá, leitores!

Hoje é um dia muito especial para nós que amamos Fotografia

O Dia Mundial da Fotografia, comemorado hoje, 19 de agosto, corresponde à apresentação formal da daguerreotipia na França em 1839. 

A Fotografia como a conhecemos hoje é muito diferente da de muito tempo atrás. Com a evolução galopante da tecnologia todos hoje podemos ser fotógrafos....ou pensamos que podemos ser, né?


Com nossas câmeras de celular ou mesmo com as máquinas semi profissionais, nós, meros amantes e apreciadores da arte da fotografia temos que ter em mente que Fotografar é mais do que apertar um botão para capturar uma imagem. Fotografia requer estudo, treino, dedicação, prática, amor....

Isso diferencia um fotógrafo de verdade de mim por exemplo, que no momento sou apenas curiosa e realmente estou estudando essa arte. Quem sabe um dia eu chego lá!

Fotografia é mágica! A arte de congelar um momento e deixá-lo registrado para sempre não pode ser descrito, apenas sentido!

E como hoje imagem é tudo como não deixar belas imagens que AMO de paixão! Algumas novas e algumas das fotografias mais famosas do mundo. Sério, gente, tenho vontade de chorar com a história de algumas delas....

Amo essa imagem da Melina Souza, ela é simplesmente o máximo nas composições!


Einstein dando língua 

 O retrato da menina afegã, capa famosa da National Geographic

Menina nua fugindo de um ataque de napalm 

 A icônica foto dos Beatles

Hora do almoço durante a construção do prédio da GE, nos EUA.

 Racismo nos EUA

Porém duas imagens são as que mais me chocam, seja pela natureza da foto ou pela própria natureza humana.


A menina Ruby Bridges, de seis anos de idade, vai a escola sob a escolta de policiais federais, 1960, Nova Orleans. Embora seu direito de ir a escola fosse garantido por lei, uma multidão de "brancos enfurecidos" (mães de outros alunos) queriam impedir que a menina frequentasse a escola. Por todo esse ano letivo a escola ensinou apenas para cinco alunos. Ruby e outros quatro estudantes brancos.


Vendida para o The New York Times, a fotografia foi publicada pela primeira vez em 26 de março de 1993 e foi repassada para muitos outros jornais ao redor do mundo. Em 1994, a imagem ganhou o Prêmio Pulitzer de Fotografia. Da morte da criança pelo abutre-de-capuz até o suicídio do fotógrafo, diversas especulações surgiram ao longo dos anos sobre a história dessa imagem, o que acabou por aumentar a curiosidade de todos sobre a mesma. O fotógrafo foi altamente criticado e até crucificado, como se ele fosse o responsável pela fome e desnutrição no Sudão.

O que me choca na natureza humana é o grande poder que temos de julgar os outros, sem nenhum precedente, sem passar pelas mesmas experiências. 

Como as mães "brancas" poderiam querer que a menina (negra, rosa, vermelha ou azul) não frequentasse a escola? E se fosse a filha delas? Aos 6 anos e com escolta federal?

Como pode o mundo julgar o fotógrafo que estava apenas fazendo o trabalho dele? Ele não desencadeou a fome no Sudão....

E é essa a mensagem que eu queria passar, espero que tenham curtido o post ♥

Formada em Farmácia Hospitalar. Apaixonada por ler e escrever desde sempre. Criou o Blog em 2013 para compartilhar seu amor pelos livros, séries e filmes.

Comente com Blogger
Comente com Facebook
Comente com Google+

2 comentários:

  1. Olá!

    Fotografia é uma arte linda mesmo, ainda quero fazer um curso, já que não aprendi essa disciplina na faculdade de Jornalismo (o professor era muito ruim). E as fotos que você colocou, simplesmente maravilhosas, tanto para refletir como simplesmente para apreciar.

    resenhaeoutrascoisas.blogspot.com

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá, Kamila....poxa que pena.....meu professor é muito bom! Pelo menos parece....mas é só o básico mesmo que dá nesse semestre (Introdução a Fotografia) e depois mais um semestre de Fotografia Jornalística e Publicitária...Ele é fotógrafo há séculos e professor há muito tempo também....Mas para aprofundar mesmo só em cursos de extensão, eu cheguei a fazer um módulo de Fotografia Digital, pretendo voltar algum dia, mas é um curso carinho.....rsrsrsrs
      bjs

      Excluir

Olá, leitor!
Se você chegou até aqui, fique sabendo que já fiquei feliz!
Se quiser deixe seu comentário que responderei em breve! Se tiver blog saiba que logo logo lhe farei uma visitinha ♥

 
Uma leitura a mais © Todos os direitos reservados :: Design e desenvolvimento por Gabi Melo :: voltar para o topo