19 setembro, 2015

{Resenha #87} Livro Tipos e Grafias


Olá, galera!

Quem me acompanha no Instagram deve se lembrar que dia desses postei sobre um livro que tinha furado a minha fila de leituras. Um livro didático na verdade. Esse semestre estou tendo aula de Comunicação Gráfica e a professora me emprestou o livro após termos feito um rápido trabalho no laboratório.


Quando nos propomos a redigir um texto no computador, temos à disposição uma vasta gama de fontes. A facilidade de acesso a esse recurso não nos deixa perceber o quanto essas fontes sintetizam a história que começa com os fenícios e traduzem formas de pensar e diferentes culturas. Isabella Perrotta nos conta como os novos equipamentos e as tecnologias ampliaram o vocabulário tipográfico e permitiram que o designer gráfico se transformasse num criador de tipologias. Nesse livro a autora desafiou diferentes designers a mostrar como o exercício da liberdade de criação não pode estar aquém do destino da tipografia.



Apesar de ser um livro introdutório, como faço Jornalismo e não Designer Gráfico achei um pouco demais para mim...srsrsrsrs....Porém o que mais me interessou foram justamente as ponderações sobre os tipos, que na verdade são as letras.

Estamos "estudando" algumas fontes e como elas influenciam em sua posição no texto e na mensagem que quer ser passada. E isso é fantástico. Gostei de cara dessa matéria! 

Pensando na driagramação de qualquer jornal (ou qualquer outra coisa) podemos perceber o poder de diferentes letras. Qual notícia é mais importante, o que é política, esporte, lazer....tudo isso já está meio que gravado na nossa mente, uma vez que cada jornal da cidade tem uma identidade visual muito peculiar. Bem como, qualquer revista ou outra fonte de informação.



Arte Noveau foi o tema do meu trabalho!





Da leitura do livro eu tirei principalmente palavras-chave importantes para essa disciplina e pretendo estudá-las em breve.

Foi um post um pouco diferente, espero que tenham gostado!

Beijos e até a próxima!





Formada em Farmácia Hospitalar. Apaixonada por ler e escrever desde sempre. Criou o Blog em 2013 para compartilhar seu amor pelos livros, séries e filmes.

Comente com Blogger
Comente com Facebook
Comente com Google+

4 comentários:

  1. Nossa, parece bem interessante! <3

    blog-chuva-de-chocolate.blogspot.com

    ResponderExcluir
  2. Amiga achei bem interessante conhecer um pouco mais desse livro. Gosto de informações sobre livros técnicos. Acredito que eles nos ajudam a melhorar nossa escrita e a entender melhor todo o ato de escrever.
    E você está gostando do curso de jornalismo!!!???? Penso em fazer um dia!!! Beijos

    Leituras, vida e paixões!!!

    ResponderExcluir
  3. Rê,
    esse livro parece ser bem bacana. Eu trabalho com criação de artes e usar a fonte certa é tudo. Comunica melhor, deixa o trabalho mais limpo e bonito. Sempre busco ler sobre esse assunto.
    Obrigada pela dica.
    Beijos, Fernanda D.
    NovoRomance.com.br

    ResponderExcluir
  4. Oi!

    Agora o "Marcadores da Kika" também tem blog.
    Agradeço a visita!
    Se gostar e quiser curtir, compartilhar, seguir, comentar ficarei muito honrada! => marcadoresdakika.blogspot.com.br

    ResponderExcluir

Olá, leitor!
Se você chegou até aqui, fique sabendo que já fiquei feliz!
Se quiser deixe seu comentário que responderei em breve! Se tiver blog saiba que logo logo lhe farei uma visitinha ♥

 
Uma leitura a mais © Todos os direitos reservados :: Design e desenvolvimento por Gabi Melo :: voltar para o topo