25 setembro, 2015

Sobre o filme do Homem da capa vermelha


A música! 
Só a música já valeria o preço do ingresso e da pipoca! Para muitos talvez ela não queira dizer nada, mas é o Tema do Superman, ou melhor o tema original do Superman, esse personagem criado há muito tempo atrás numa galáxia distante, epa peraí esse é outro filme...
Apesar de gostar mais do Batman e da Mulher Maravilha, Superman também é um herói muito legal. Gosto muito dos filmes do Christopher Reeve e odeio esses filmes novos! Superman - o retorno fica num meio termo....
  
Por que mexer com a grandeza? Por que não nos lembrarmos do que era bom? Tudo é maravilhosamente bem captado depois de tantos anos de espera. Lá está ele, lá está ela, lá está o chefe, lá está o jovem fotógrafo. E lá está o homem com a capa vermelha. Após astrônomos encontrarem vestígios de seu planeta natal, Krypton, o homem de aço parte numa jornada para ter certeza que é o último sobrevivente de seu planeta há muito destruído. Após 5 longos anos, ele retorna à Terra e descobre que o mundo aprendeu a viver sem ele. As coisas mudaram bastante enquanto esteve fora. Lois Lane agora tem um filho, um noivo e ganhará um Pulitzer por conta de sua matéria: “Por que o mundo não precisa do Superman”.  E Lex Luthor tem um plano para destruir bilhões de vidas inocentes.  

Ah, como eu adoro ver.....e rever e ver de novo..... e de novo os filmes que eu curto! Sou dessas loucas que vê o filme várias vezes, gente!

Brandon Routh lembra Christopher Reeve na presença imperiosa com que veste a capa do herói. É por isso que o filme funciona tão bem. Não parte do zero, não explica uma origem que todos já sabem, apenas foca naquilo que é importante. Um herói, uma repórter, seu amor por ela e sua responsabilidade para com toda a humanidade. Pequenas explicações são dadas ao longo do filme. Talvez para expectadores mais desavisados. Como da primeira vez a caracterização do personagem é o que mais chama atenção. Perfeita! As pequenas homenagens aos filmes anteriores também emocionam. Como quando Superman fala que “estatisticamente falando voar é meio mais seguro de viajar”. 


Os efeitos especiais enchem os olhos do público com o que não era possível em 1978. Agora podemos ver nosso herói salvando um jumbo em queda livre em pleno estádio de beisebol e recarregando suas forças com poderosos raios de sol. O modo como ele olha para ela. De novo! Lois está irritadíssima porque Superman foi embora e nem se despediu dela. Clark lhe diz que talvez fosse insuportável para ele dizer adeus. As cenas de Lois e Clark são fofas e quando ele lhe ajuda a pegar as coisas de sua bolsa que ela havia deixado cair vemos de novo a velha cena de olhar para os óculos e pensar em contar a verdade. 


Perry quer saber tudo sobre o retorno do herói e Lois está interessada no blecaute que parou a cidade. Para arrasar com ela, Perry dá a história do blecaute a Clark. Ela tem que cobrir o Superman, como nos velhos tempos.

Embora Lois queira esquecer os velhos tempos, ela consegue uma entrevista com ele. E como nos velhos tempos voam pela cidade à noite. Novamente a primeira entrevista após o retorno é como no original. É a mesma essência. Lois e Superman quase se beijam. Talvez essa seja uma das cenas mais lindas do filme. Onde podermos ver a sua dor. Ao não beijá-la ele fecha os olhos e meio que suspira. A tensão sexual de um quase beijo pode ser maior que a de um beijo de verdade. Isso é um fato. Então imaginem a tensão sexual envolta nessa cena. Demais!


Nem só de amor vive o filme, a cena que Lex pergunta a Lois quem é o pai do garoto nos deixa apreensivos, pois Lex tem kryptonita em mãos. A cena do piano é uma das mais empolgantes e inesperadas do filme e a explicação fica subentendida.  Superman se vê obrigado a desfazer o que Lex fez sem imaginar que isso poderá destruí-lo. Tudo porque Lex Luthor roubou seus cristais da Fortaleza da Solidão enquanto ele estava ausente e planeja construir todo um novo continente com eles. Um continente coberto de Kryptonita. De repente Superman não parece assim tão super enfraquecido pela kryptonita. A cena dos capangas de Lex surrando o homem de aço realmente é de dar arrepios. Uma briga injusta pois além de serem 3 homens contra 1, ele está sem forças devido ao meteorito presente em todo o lugar. Luthor enterra um grande pedaço de kryptonita em suas costas e ele cai para a morte na imensidão do oceano. Com a ajuda de Jason, Lois consegue achar o herói em meio ao mar agitado do novo continente e ajudá-lo a se livrar da kryptonita. Superman parte e reúne as forças que lhe restam para destruir a criação de Luthor. Após a sua heróica façanha Superman cai num coma profundo que os médicos de Metrópolis não podem reverter.  

Perry prepara duas manchetes. Numa “Superman está morto”, na outra “Superman vive”. Lois vai até ele no hospital e lhe conta um segredo. Jason lhe dá um carinhoso beijo na testa. Agora só resta esperar que o Superman viva ou morra. No dia seguinte a enfermeira encontra sua cama vazia.  Jason recebe uma visita inesperada enquanto dorme. Kal-El lhe fala as mesmas palavras que ouviu de seu pai, Jor-El. O filho se torna o pai e o pai se torna o filho. E lhe faz um afago. Lois havia saído pra o jardim quando escuta Jason na janela. E aí ela os vê. Ela pergunta se vai vê-lo por aí. Ele lhe diz que está sempre por aí. Metrópolis agradece e nós também.  

Como já disse, gosto muito desse filme. Adoro as histórias do Superman, adoro os filmes antigos, mesmo não sendo tão bons. Mas ODEIO o filme novo chamado homem de aço. Pelo amor né? Aonde aquele ator tem a presença para ser o Superman? Onde aquela atriz pode ser a Lois? Enfim.....dizem que o filme é muito bom.....mas acho que quem é fã de verdade discorda......

Bjs   

Formada em Farmácia Hospitalar. Apaixonada por ler e escrever desde sempre. Criou o Blog em 2013 para compartilhar seu amor pelos livros, séries e filmes.

Comente com Blogger
Comente com Facebook
Comente com Google+

2 comentários:

  1. Oi Renata,
    Vishe o Superman é o herói que menos acompanho, no caso de filmes...
    Eu gostava de Smallville.
    Mas vi esse do Retorno aí não curti não.

    bjs e tenha um ótimo domingo.
    Nana - Obsession Valley

    ResponderExcluir
  2. Sou suspeita para falar porque simplesmente amo superman desde sempre e já vi todos os filmes e toda a série Smallville (o filme mais novo é o que mais se aproxima da série, vai ver foi por isso que vc não gostou) =( discordo em relação ao ator, ele é lindo e perfeito e para mim ele representou mega bem o papel do homem de aço!!! Mas enfim cada um tem sua opinião.
    Beijos e adorei saber de mais uma coisa que vc gosta =(

    P.s. Antes de ser blogueira e ler constantemente como faço hoje em dia, eu também tinha o hábito de rever meus filmes favoritos agira raramente faço isso. Beijos

    Leituras, vida e paixões!!!

    ResponderExcluir

Olá, leitor!
Se você chegou até aqui, fique sabendo que já fiquei feliz!
Se quiser deixe seu comentário que responderei em breve! Se tiver blog saiba que logo logo lhe farei uma visitinha ♥

 
Uma leitura a mais © Todos os direitos reservados :: Design e desenvolvimento por Gabi Melo :: voltar para o topo