25 outubro, 2015

{Filme} Helvetica



Olá, pessoal, como vão?

Hoje trago um post diferente, sobre um filme que dificilmente veria se não estivesse estudando jornalismo. Helvetica.

Perceberam a fonte que escrevi o post? ahahahahahahaha

Helvetica é uma fonte tipográfica sem-serifa considerada como uma das mais populares ao redor do mundo. Foi criada em 1957 pelos designers Max Miedinger e Eduard Hoffmann. Devido às preocupações que originaram seu desenho, é uma das fontes mais associadas ao modernismo no design gráfico.


O documentário foi produzido e dirigido por Gary Hustwit, em comemoração ao aniversário de 50 anos da fonte, em 2007. Foi filmado nos Estados Unidos, Inglaterra, Alemanha, Holanda, França, Suíça e Bélgica. É um filme independente de longa-metragem referente a tipografia, comunicação, publicidade e um pouco de design gráfico. 

O filme foi tema de uma aula de Comunicação Gráfica, que eu adoro, e é muito engraçado como não damos o devido valor a uma fonte, mas quando vamos estudar fundo no assunto achá-la linda faz todo o sentido! E como faz!

Tem gente que ama a fonte e tem gente que odeia.....mas isso não tira a importância da mesma....



Com diversas opiniões de designer, tanto gráficos, quanto de tipos, o filme enche os olhos pelos pensamentos e explicações sobre o tema e também pelas belas imagens que nos foram apresentadas na tela.


 Vale a pena!

Formada em Farmácia Hospitalar. Apaixonada por ler e escrever desde sempre. Criou o Blog em 2013 para compartilhar seu amor pelos livros, séries e filmes.

Comente com Blogger
Comente com Facebook
Comente com Google+

3 comentários:

  1. Nossa, nunca havia pensado nas histórias por trás das fontes mesmo, realmente não damos muita importância mas não há quem não goste daquela fonte diferente na hora de criar imagens ou mesmo daquelas "basiconas" na hora de escrever um texto "sóbrio" e legível... Fazem TODA diferença, ótima dica, nunca havia ouvido falar sobre ele.

    Beijos,
    Adriana.
    Crônica sem Eira

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. As histórias são bem legais mesmo, realmente nesse mundo de design e de comunicação o estudo das fontes fazem toda a DIFERENÇA, é uma coisa impressionante!
      Bjs

      Excluir
  2. Eu achei mega interessante sua postagem, nunca parei para pensar quem criou cada fonte que temos disponível atualmente, mas sou uma das pessoas que dão valor as fontes, diagramações e apresentação de um texto, de preferência com ilustrações.
    Enfim estou adorando conhecer junto com você esses dados que vc descobre no curso de jornalismo. Beijos

    Leituras, vida e paixões!!!

    ResponderExcluir

Olá, leitor!
Se você chegou até aqui, fique sabendo que já fiquei feliz!
Se quiser deixe seu comentário que responderei em breve! Se tiver blog saiba que logo logo lhe farei uma visitinha ♥

 
Uma leitura a mais © Todos os direitos reservados :: Design e desenvolvimento por Gabi Melo :: voltar para o topo