Olá, leitores!
Bom.... depois de muito muito tempo eu finalmente estou lendo Duna, o romance épico de Frank Herbert.
Vamos começar do começo!
Eu adoro Duna, sempre gostei .... desde quando vi um filme tosco de 1984, de David Lynch (ops, sou velha, abafa o caso!!!!!)
Eu adoro Duna, sempre gostei .... desde quando vi um filme tosco de 1984, de David Lynch (ops, sou velha, abafa o caso!!!!!)
O filme é meio estranho em sua execução, mas a história sempre me pareceu bem bacana. Misturando ficção científica com ação, com uma pegada meio medieval....
Em 10.190 D.C, um duque e sua família são mandados pelo Imperador para Arrakis, um árido planeta conhecido como Duna, que tem uma matéria essencial às viagens interplanetárias: a Especiaria. O motivo desta mudança é que o Imperador planeja destruir o duque e sua família, mas seu filho escapa e procura se vingar usando a ecologia deste mundo como uma de suas armas.
Essa é a sinopse que está no AdoroCinema, mas o "buraco" é bem mais embaixo quando se junta uma coisa com outra (livro com filme).
Esses são os meus livros, que maridão me deu!
Logo no começo do filme conhecemos o Duque Leto, sua concubina Lady Jéssica e seu filho Paul. Eles moram em Caladan, mas são mandados pelo Imperador do Universo para Arrakis, um planeta-deserto chamado Duna onde se extrai a especiaria ou tempero ou mélange, como está no livro. Ficamos sabendo quem é o Barão, as Bene Gesserit e sobre a "profecia".
Enfim, numa jogada política algum traidor infiltrado na Casa Atreides quer destruir o Duque e sua linhagem, o motivo não ficou tão claro para mim...ainda....
Então, apaixonada por essa história maridão me deu os 3 primeiros livros (são 6). Duna, Filhos de Duna e Messias de Duna.
Claro que revi o filme de novo! Até a parte que eu li (o livro tem 500 páginas!!!!!) o filme é bem fiel ao livro, ao começo dele pelo menos.
Claro que já sei que Paul é o "escolhido", que com certeza a tal da profecia vai se concretizar e que Paul, óbvio... vai se envolver com uma fremen.
No livro as coisas acontecem muito lentamente, Paul é um menino ainda, tem 15 anos apenas...então as coisas ainda vão rolar....No filme Paul é jovem, porém já é adulto.
A parte da "caixa" é fantástica. A Reverenda Madre na verdade me passou uma raiva absurda de Lady Jéssica, pois ela foi "orientada" a não dar filhos homens ao Duque, mas Jéssica, por amar Leto, não conseguiu cumprir essa ordem e acabou gerando Paul, que terá um poder que nem ela mesmo conseguiria imaginar!
A Princesa Irulan, filha do Imperador, narradora do filme e das introduções de cada capítulo ♥
Paul Atreides no filme!
O mais interessante dessa saga é que mistura romance com ficção, uma boa dose de trama política e religiosa. Além disso apesar de estarmos no futuro e de existir um Imperador do Universo, tudo involuiu para um sistema feudal interessante. Vale ressaltar que o livro Duna é de 1965 e vem arrastando uma legião de fãs desde então.
Meu mês foi bugado, devido a alta carga de trabalhos e provas na faculdade e no meu trabalho a situação estar punk...eu li pouco pouco pouco....e como Duna é meio grandinho (522 páginas) e requer uma alta atenção da minha parte (história política e religiosa) eu estou lendo relativamente devagar.... Mas até onde eu li estou A-D-O-R-A-N-D-O.....
Amiga ja tinha ouvido falar desse filme, mas não sabia dos livros nem tinha prestado atenção ao enredo, realmente é interessante. Parabéns pelo interesse, foco e determinação. É isso aí, firme e forte. Não importa o tempo que vc leve para ler o essencial é se permitir envolver e tirar mensagens interessantes da leitura. Beijos e sucesso no progresso da leitura/meta!!!
ResponderExcluirP.s. Temos sorte de ter maridos que entendem e incentivam nosso amor pela leitura!!!
Leituras, vida e paixões!!!
Oi Aline, na verdade estou querendo ler DUNA há séculos......daí maridón me deu os 2 primeiros de presente, esse aí eu já fechei, estou no segundo.....a história é fantástica e embora eu fique meio enrolada na história política (tenho que ler bem devagar para entender kkkkkkkkkkk).....enfim....amando!!!!!
Excluir