27 novembro, 2015

#Estou Lendo - Duna (finalmente)


Olá, leitores!

Bom.... depois de muito muito tempo eu finalmente estou lendo Duna, o romance épico de Frank Herbert.

Vamos começar do começo!
Eu adoro Duna, sempre gostei .... desde quando vi um filme tosco de 1984, de David Lynch (ops, sou velha, abafa o caso!!!!!)


O filme é meio estranho em sua execução, mas a história sempre me pareceu bem bacana. Misturando ficção científica com ação, com uma pegada meio medieval....

Em 10.190 D.C, um duque e sua família são mandados pelo Imperador para Arrakis, um árido planeta conhecido como Duna, que tem uma matéria essencial às viagens interplanetárias: a Especiaria. O motivo desta mudança é que o Imperador planeja destruir o duque e sua família, mas seu filho escapa e procura se vingar usando a ecologia deste mundo como uma de suas armas.

Essa é a sinopse que está no AdoroCinema, mas o "buraco" é bem mais embaixo quando se junta uma coisa com outra (livro com filme). 

 Esses são os meus livros, que maridão me deu!

Logo no começo do filme conhecemos o Duque Leto, sua concubina Lady Jéssica e seu filho Paul. Eles moram em Caladan, mas são mandados pelo Imperador do Universo para Arrakis, um planeta-deserto chamado Duna onde se extrai a especiaria ou tempero ou mélange, como está no livro. Ficamos sabendo quem é o Barão, as Bene Gesserit e sobre a "profecia". 
Enfim, numa jogada política algum traidor infiltrado na Casa Atreides quer destruir o Duque e sua linhagem, o motivo não ficou tão claro para mim...ainda....

Então, apaixonada por essa história maridão me deu os 3 primeiros livros (são 6). Duna, Filhos de Duna e Messias de Duna. 

Claro que revi o filme de novo! Até a parte que eu li (o livro tem 500 páginas!!!!!) o filme é bem fiel ao livro, ao começo dele pelo menos. 

Claro que já sei que Paul é o "escolhido", que com certeza a tal da profecia vai se concretizar e que Paul, óbvio... vai se envolver com uma fremen.

No livro as coisas acontecem muito lentamente, Paul é um menino ainda, tem 15 anos apenas...então as coisas ainda vão rolar....No filme Paul é jovem, porém já é adulto. 

A parte da "caixa" é fantástica. A Reverenda Madre na verdade me passou uma raiva absurda de Lady Jéssica, pois ela foi "orientada" a não dar filhos homens ao Duque, mas Jéssica, por amar Leto, não conseguiu cumprir essa ordem e acabou gerando Paul, que terá um poder que nem ela mesmo conseguiria imaginar!

 A Princesa Irulan, filha do Imperador, narradora do filme e das introduções de cada capítulo ♥

   Paul Atreides no filme!

O mais interessante dessa saga é que mistura romance com  ficção, uma boa dose de trama política e religiosa. Além disso apesar de estarmos no futuro e de existir um Imperador do Universo, tudo involuiu para um sistema feudal interessante. Vale ressaltar que o livro Duna é de 1965 e vem arrastando uma legião de fãs desde então.

Meu mês foi bugado, devido a alta carga de trabalhos e provas na faculdade e no meu trabalho a situação estar punk...eu li pouco pouco pouco....e como Duna é meio grandinho (522 páginas) e requer uma alta atenção da minha parte (história política e religiosa) eu estou lendo relativamente devagar.... Mas até onde eu li estou A-D-O-R-A-N-D-O.....  

Formada em Farmácia Hospitalar. Apaixonada por ler e escrever desde sempre. Criou o Blog em 2013 para compartilhar seu amor pelos livros, séries e filmes.

Comente com Blogger
Comente com Facebook
Comente com Google+

2 comentários:

  1. Amiga ja tinha ouvido falar desse filme, mas não sabia dos livros nem tinha prestado atenção ao enredo, realmente é interessante. Parabéns pelo interesse, foco e determinação. É isso aí, firme e forte. Não importa o tempo que vc leve para ler o essencial é se permitir envolver e tirar mensagens interessantes da leitura. Beijos e sucesso no progresso da leitura/meta!!!

    P.s. Temos sorte de ter maridos que entendem e incentivam nosso amor pela leitura!!!

    Leituras, vida e paixões!!!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Aline, na verdade estou querendo ler DUNA há séculos......daí maridón me deu os 2 primeiros de presente, esse aí eu já fechei, estou no segundo.....a história é fantástica e embora eu fique meio enrolada na história política (tenho que ler bem devagar para entender kkkkkkkkkkk).....enfim....amando!!!!!

      Excluir

Olá, leitor!
Se você chegou até aqui, fique sabendo que já fiquei feliz!
Se quiser deixe seu comentário que responderei em breve! Se tiver blog saiba que logo logo lhe farei uma visitinha ♥

 
Uma leitura a mais © Todos os direitos reservados :: Design e desenvolvimento por Gabi Melo :: voltar para o topo