02 novembro, 2015

{Resenha #93} Na escuridão dos dias - Cristina Deutsch


Olá, leitores!

Hoje eu começo uma resenha de um livro bem fora da minha "zona de conforto". O que poderia significar isso? Totalmente diferente do que estou acostumada a ler.

O livro trata de fatos que realmente aconteceram, de guerras e muitos costumes diferentes do que estamos acostumados. A obra foi escrita pela Cristina Deutsch, que é brasileira, mas mora na Alemanha.


Na Escuridão Dos Dias é uma ficção histórica que traz como cenário a Guerra de Secessão da Iugoslávia. Quando nacionalistas tentaram impedir que a Bósnia-Herzegovina se separasse do que restou da antiga Iugoslávia em Abril de 1992. Milla, uma menina ruiva e Sardenta, ainda tão pequena precisou conviver com os martírios causados por esse evento. Ao findar a fase sangrenta em seus país ela percebe que sua vida não seria mais como antes, ao conhecer a omissão e deslealdade. Alguns anos se passaram e Milla já adulta encontra o que toda mulher sonha: o grande amor da sua vida, e com Fatin viverá uma paixão que terá altos e baixos, e descobrirá no momento certo toda a verdade sobre seu passado, e, essa revelação mudará suas prioridades.


No livro temos 3 momentos, a guerra (real...bem real)....Milla e sua família acabam por serem testemunhas de muita dor e todo o horror que qualquer tipo de guerra traz para a humanidade. Homens e mulheres são mortos sem dó nem piedade, mulheres, crianças e idosos vivem todo os horrores que as mãos humanas são capazes de realizar. Tudo é a morte e o caos. Eu confesso que não curto muito esse lance de guerra, ainda mais quando sei que a história é real, ou seja, com certeza foi bem pior do que está no livro. Então achei um pouco cansativo essa parte. A protagonista Milla é uma criança e tem seus pais mortos. Lhe resta então seus tios como sua única família.

A segunda parte da história é bem menos triste (eu achava, né?) pois começa a relatar os costumes Islãs. Porém a vida de Milla, já mais velha é mais triste, pois seus parentes a tem como um estorvo apenas. Praticamente uma empregada!

A “sorte” dela muda completamente quando em um jantar ela conhece o misterioso Sheik Fatten e seu pai. O jantar tinha como finalidade apresentar suas primas ao príncipe, mas ele se interessa por Milla.  Neste momento, a sorte de Milla está lançada e e o seu futuro reserva momentos de decepções e sofrimento. 

Num outro momento do livro temos Milla cansando-se com esse homem, mas também com o preconceito e costumes daquela terra. Com esse casamento sua vida será transformada e um segredo revelado. O que claro, vai virar a vida dela de cabeça para baixo. 

Não dá para ficar contando muito, pois se não acaba rolando algum spolier. Mas como eu disse, a história é diferente de outras que eu já li, falando de guerras, costumes árabes, coisas diferentes do que geralmente leio. Não sei dizer se gostei exatamente do livro pois a protagonista não me cativou nem um pouco. nem consegui ficar com pena dela! Mesmo tendo passado as situações sangrentas que passou.....

O que me incomodou um pouco na leitura foram os parágrafos imensos (quem me conhece sabe o quanto isso me incomoda na leitura, eu acabo me perdendo e a minha leitura não flui). Também achei um tanto arrastado em algumas partes, bem como algumas situações com pontos e vírgulas, justamente nesses parágrafos enormes.  

O livro é aquele tipo que tenta de todas as formas fugir do lugar comum, com conflitos sangrentos, trama cheia de mistérios e segredos relacionados a novas e diferentes culturas. Vale a pena ler pela diversidade cultural mostrada, que talvez nem todos saibam. 

Um beijo, se já leram me digam o que acharam?

Formada em Farmácia Hospitalar. Apaixonada por ler e escrever desde sempre. Criou o Blog em 2013 para compartilhar seu amor pelos livros, séries e filmes.

Comente com Blogger
Comente com Facebook
Comente com Google+

4 comentários:

  1. Nossa, me interessei muito, pois amo livros que tratam de outras culturas. Adicionando a minha lista.

    ResponderExcluir
  2. Oi Re! Tudo bem?
    Não conhecia esse livro, mas achei a premissa interessante. A personagem parece sofrer muito e já fiquei com pena dela só de ler sua resenha. apesar de não ler muito sobre guerras fiquei interessada em conhecer este livro. Obrigada pela dica :)
    Beijos,

    http://versosenotas.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  3. Gosto de livros com uma temática diferente e que se passam em lugares que eu tenho pouco conhecimento. Nunca tinha visto esse e acho que darei uma chance pra ele ;)

    http://caindonacultura.com/

    ResponderExcluir
  4. Não conhecia nem a autora nem seu trabalho, mas uma ficção história deve ser interessante mas ao mesmo tempo o teor político e as prováveis descrições não me agrada muito. Achei a capa linda!!!
    Outros fatores que me preocuparam foi ess questão da narrativa arrastada e dos parágrafos longos (também não gosto, nem de capítulos longos) para mim isso quebra a fluidez do texto.
    Mas enfim foi ótimo conferir sua opinião sobre a leitura!!! Apesar da diversidade cultural que poderei encontrar no texto, ele não me chamou atenção por enquanto.
    Como você chegou a ele!!!??? Parceria ou viu na livraria e resolveu apostar!!!???
    Beijos

    Leituras, vida e paixões!!!

    ResponderExcluir

Olá, leitor!
Se você chegou até aqui, fique sabendo que já fiquei feliz!
Se quiser deixe seu comentário que responderei em breve! Se tiver blog saiba que logo logo lhe farei uma visitinha ♥

 
Uma leitura a mais © Todos os direitos reservados :: Design e desenvolvimento por Gabi Melo :: voltar para o topo