Eu gosto de dizer que leio de tudo. Mas sei bem que não é bem assim. Leio tudo (ou quase tudo) que me interessa.
Esses dias comentei com uma pessoa que estava lendo a biografia do Zé do Caixão, publicada recentemente pela Darkside Books. A pessoa respondeu: "Cruzes, não gosto dele!"
Gostando ou não (e acho apenas o personagem divertido e peculiar) não dá para negar a importância de José Mojica Marins para o cinema brasileiro. E é justamente por isso que estou lendo o livro!
Fico feliz que se façam uma homenagem à pessoa com ela ainda viva, pois é muito fácil homenagear um morto (como costumam fazer aqui nesse país). E nada mais bonito do que essa linda edição da Darkside, como outros livros da editora, que já falei por aqui.
Zé do Caixão é um personagem do cinema nacional, amoral e niilista que se considera superior aos outros e os explora para atender a seus objetivos. Zé do Caixão é um descrente obsessivo, um personagem humano, que não crê em Deus ou no diabo. O cruel e sádico agente funerário Zé do Caixão é temido e odiado pelos habitantes da cidade onde mora. O tema principal da saga do personagem é sua obsessão pela continuidade do sangue: ele quer ser o pai da criança superior a partir da "mulher perfeita". Sua ideia de uma mulher "perfeita" não é exatamente física, mas a de alguém que ele considera intelectualmente superior à média. Na busca por esta mulher ele está sempre disposto a matar quem cruza o seu caminho.
Em ZÉ DO CAIXÃO - MALDITO, A BIOGRAFIA, os jornalistas André Barcinski e Ivan Finotti desenterram todos os segredos do passado de José Mojica, da infância humilde nos subúrbios de São Paulo até sua consagração internacional.
A biografia do cineasta foi publicada originalmente em 1998 e estava há muito tempo fora de catálogo. Mas a Editora julgou isso uma heresia imperdoável e a relançou. Com 666 páginas (200 a mais que a antiga versão), o livro conta com muitas fotos inéditas, filmografia atualizada e acabamento luxuoso em capa dura.
Eu já venci umas 150 páginas...ahahahahaha....Estou lendo um pouquinho mais devagar que o normal pois não costumo ler biografias, então estou tentando aproveitar ao máximo essa leitura.
Eu já venci umas 150 páginas...ahahahahaha....Estou lendo um pouquinho mais devagar que o normal pois não costumo ler biografias, então estou tentando aproveitar ao máximo essa leitura.
Todos os livros da Darkside que já li e resenhei:
Confesso que nem gosto nem desgosto do personagem porque nunca parei para ver nada dele, mas como você mesma disse reconheço toda importância dele para o cinema nacional dentro do estilo a que se propõe. Muito legal você está lendo/estudando esse livro. Como vc está lendo aos pouco, faço a sugestão de você ir anotando suas impressões para depois poder fazer sua resenha com elas. Beijos
ResponderExcluirLeituras, vida e paixões!!!!
Estou fazendo isso mesmo, Aline!
ExcluirBjs e adoro suas visitas!