18 abril, 2016

{Resenha #120} A Elite - Kiera Cass


Olá!

Quem me conhece sabe que odeio história da modinha. Acho que quando babam muito ovo numa história fica complicado de saber se gostamos dela porque todo mundo gosta ou se ela nos tocou de alguma forma.

Com a Trilogia da Seleção, da autora Kiera Cass e publicada pela Editora Seguinte não podia ser diferente. Não li na época do lançamento e confesso que achava que não ia nem ler, afinal é voltada para um público claramente mais jovem do que eu. Porém um belo dia eis que uma promoção surge e eu comprei os três livros! Já fiz a resenha da Seleção aqui e confesso que gostei muito de escrever o post e de ter lido o livro. Já li os 3 na verdade, mas a resenha de hoje é do Livro 2, A Elite.

Então se preparem pois pode conter algum spoiler, se você ainda não leu nada. Mas nessa resenha eu preferi que fosse assim. Até porque como a chamada do livro mesmo já diz, agora 6 meninas estão na "disputa" e America Singer é uma delas!


Tenho um pé atrás com livros dois, sempre parece que vai acontecer alguma coisa, mas somos sempre levados para mais alguns ganchos na maioria das histórias. Quando estava lendo e terminei lembro que falei com a Fernanda que estava com a sensação de quando o Han Solo foi preso na carbonita. Tipo...Meu Deus e agora? O que virá a seguir? É um desastre total......As vezes acho que é para vender mais livros, mas as vezes acho que realmente a criatividade do autor não caberia em tão poucas páginas...enfim.....#divagando....

No livro 2, America está dividida entre Maxon e Aspen. Na verdade seu coração tem pendido mais para um dos lados da balança. Ela está realmente confusa e não sabe se quer Maxon e toda a bagagem que ele carrega ou se volta para Aspen e vai ter uma vida mais sossegada. E você, o que faria?


 
Só que desde o primeiro livro vemos a devoção de Maxon a ela, primeiro como "amigo", depois realmente apaixonado por ela (apesar de ele nunca falar abertamente, o amor nos é mostrado através de ações e atitudes e isso não podemos reclamar dele). É claro, que o mundo dele é diferente, suas perspectivas são diferentes. E nem sempre é fácil entender isso. Nós leitores, entendemos...já quem está lá, não. E a história está aí. 

A Seleção é realmente uma coisa estranha, um príncipe cercado de garotas e uma delas será sua esposa. Ele é o prêmio! Só que para isso ele terá que conhecê-las um pouco melhor para fazer uma escolha sábia. Isso não é mencionado no livro, mas e se ele fizer a escolha errada? E se não der certo? Acredito que isso passa pela cabeça de Maxon o tempo todo....Ele não tem muitas chances, na verdade. Não é uma pessoa comum que vai sair por aí e paquerar até arrumar uma namorada. Na verdade isso é...triste.

As meninas da Elite, como agora são chamadas, por serem as últimas na disputa, tem mais trabalho agora. Estão tanto mais próximas da família real, quando do público. Elas precisam mostrar certas habilidades para serem consideradas dignas de um dia ser a próxima rainha. E claro que essas habilidades acabam sendo expostas em cadeia nacional pelo Jornal Oficial de Illéa.

 
Se formos parar para pensar, cada garota tem lá o seu "charme". Celeste é autêntica e super competitiva. Embora não concorde com a descrição física dela. Ela devia ser loira, poxa! Não sei porque mas imagino outra pessoa quando leio sobre a celeste. Claro que ela chegaria perto do final. Natalie e Elise tem lá suas qualidades, embora sejam mais apagadas que as outras (estão lá só fazendo figuração mesmo). Kriss ganha um pouco de força e espaço ao lado de Maxon devido a maldita indecisão de America. Marlee, a melhor amiga que America fez no palácio, parece ser a favorita do povo, embora não seja a favorita de Maxon. Ela não sente nada por ele, mas ainda está no palácio......Então, numa festa que Maxon prepara para agradar America, tudo desmorona! Um segredo de Marlee é descoberto e a consequência desse segredo acaba por confundir ainda mais os sentimentos de America com relação ao amor do Príncipe. Ela não pode ser princesa pois não conseguiria agir de forma tão cruel, como ela pensa que Maxon foi capaz. 

Paralelo a todos esses problemas, todos no palácio ainda tem que lidar com ataques de rebeldes, que querem destruir a monarquia a todo custo. Então em meio a encontros com o Príncipe, bailes de gala, recepções oficiais e aulas de etiqueta as garotas ainda tem que fugir do perigo, uma vez que os rebeldes acham a Seleção uma piada. O que de fato eles reivindicam? Será que está claro para Maxon e America?

America, como era Cinco sabe bem sobre os pesares das castas. Até fome ela já passou. E graças a ela, Maxon conhece um pouco mais sobre o "seu povo", que vive oprimido entre os rebeldes e o próprio rei. Fica preso numa condição imposta a ele antes mesmo de seu nascimento, sem possibilidade de ascender tanto como pessoa quanto na sociedade em que vive. É um mundo cruel, que Maxon passa a enxergar melhor através dos olhos de America. Sem nem saber, esse é o maior triunfo da moça. Embora haja outros....
Já nesse livro podemos perceber o amadurecimento da personagem. Embora haja confusão em sua mente, vivendo momentos de contos de fadas com Maxon e momentos de "Meu Deus, o que eu faço?" com Aspen, ela vai aos poucos tentando instintivamente ver no que pode ser útil para os demais. Me irritei com isso um pouco, afinal vocês sabem como odeio o recurso do triângulo amoroso. Mas no final das contas, America só tem 17 anos e vive num mundo onde as coisas não são justas. Ela não conhecia Maxon como conhece agora, uma pessoa justa, bondosa, carinhosa, firme e treinado para assumir as responsabilidades que veem junto com seus privilégios. 


Por fim, Kiera Cass reservou o melhor do livro para o final, claro. Dessa vez o spoiler não será dado ahahahahahahaha.....Se não, complica...daí o povo vai me xingar e nunca mais vai querer ler o que eu escrevo.

Só posso dizer que ela elevou o patamar das reviravoltas e as 50 páginas finais me fizeram chorar de emoção e devoção. O Príncipe Maxon faria qualquer por America e ela finalmente enxerga isso! Agora ela só precisa dar um salto de fé!

Rumo ao livro 3, gente!!!!!!



 Beijos! ♥♥♥♥

Formada em Farmácia Hospitalar. Apaixonada por ler e escrever desde sempre. Criou o Blog em 2013 para compartilhar seu amor pelos livros, séries e filmes.

Comente com Blogger
Comente com Facebook
Comente com Google+

0 comentários:

Postar um comentário

Olá, leitor!
Se você chegou até aqui, fique sabendo que já fiquei feliz!
Se quiser deixe seu comentário que responderei em breve! Se tiver blog saiba que logo logo lhe farei uma visitinha ♥

 
Uma leitura a mais © Todos os direitos reservados :: Design e desenvolvimento por Gabi Melo :: voltar para o topo