27 abril, 2016

{Resenha #122} Simplemente Ana - Marina Carvalho


Na vibe das histórias de princesas (tendo em vista que eu li recentemente a Trilogia da Seleção) fui lá eu ler Simplesmente Ana, publicado pela Novo Conceito. O livro foi uma troca que fiz há um tempinho no Skoob. Na época queria muito ler, mas depois a vontade passou. Eu até já quis me livrar dele, mas acabou ficando por aqui. Um dia desses fui lá e peguei para ler. 


A história tem um quê de diário da princesa abrasileirado, sabe?
Ana é uma menina comum, que faz faculdade e de repente descobre que seu pai é o rei de um pequeno país europeu (alguma semelhança com a Genóvia?). Daí após descobrir que sua mãe mentiu para ela sobre as condições de seu nascimento ela vai passar um tempo na terra de seu pai, para conhecer sua vida, os costumes e cultura do lugar. 


Claro que as coisas não são um mar de rosas, a começar pelo idioma. Sorte de Ana que ela fala inglês muito bem, então todos se comunicam com ela nesse idioma. Lá ela conhece algumas pessoas maravillosas, outras nem tanto.... Alexander ou simplesmente Alex, faz parte do grupo dos "nem tanto". Enteado de seu pai, ele é um pouco mais velho do que ela. Jovem, bonito e arrogante ele é o gatinho/ bad boy/ príncipe encantado da história.

Então o rumo que a história toma é bem previsível e esperado. Em princípio uma raiva mútua surge entre eles, mas que rapidamente vira "outra coisa". A questão chata aqui é a negação do sentimento. Alex tem uma namorada a tiracolo, mas mesmo assim vira uma espécie de tutor de Ana. Com a desculpa de que vai mostrar a ela a cultura da Krósvia, eles passam algum tempo juntos.

O que me incomodou na leitura foi a lentidão. Nem as partes que teoricamente seriam as mais engraçadas (como Ana chamando Laika, a namorada de Alex de nome de cachorro) me encheram os olhos. Na verdade Ana é uma protagonista bem chatinha, sabem? Entediante, fraca e que não cresce ao longo da trama. Tudo bem que eu não queria um poço de maturidade, mas ela não é mais uma adolescente (como Mia era no começo do Diário da Princesa)....Ana já é adulta, porém tudo transcorre como se Ana ainda fosse uma adolescente, com sonhos se realizando e coisas do tipo. Não achei que autora soube fazer essa importante transição para se distanciar de o diário e ter uma história mais dela..... Um cartão de crédito ilmitado, um castelo, criados, quem nunca? hahahahahaha

Porém tudo acabou me parecendo muito forçado, como uma receita de bolo a ser seguida. E tudo isso me irritou um pouco durante a leitura do livro, que odeia ter fluido melhor do que fluiu. Acho tão ruim quando uma leitura não flui da forma como esperamos, vocês também são assim? E também não curto muito quando tem muito texto, texto, texto....#enfim....


Para perto do final as coisas dão uma leve agitada nos ânimos, mas de forma corrida e mais uma vez super previsível. Ana acredita ou desacredita em Alex com uma velocidade tão impressionante que chegamos a questionar o sentimento de ambos, mas não na forma de dúvida, mas na forma da construção desse sentimento.

No final das contas acho que a autora quis amadurecer a história e não foi tão feliz. Mas quando eu falo que não curti uma leitura, não quer dizer que outra pessoa não possa amar. Eu espero conseguir deixar isso bem claro nas minhas resenhas.


No final das contas nem tudo está perdido, pois a história tem duas continuações, De repente, Ana e Elena, a filha da princesa. Até quero ler, mas não por agora. Simplesmente Ana possui umas partes mais legais, mas foi só, não me ganhou totalmente.

Se alguém ler ou leu, me conta o que achou?

Beijos para vocês!  

Já segue a fanpage do Blog? Não?! Então clica aqui!

Formada em Farmácia Hospitalar. Apaixonada por ler e escrever desde sempre. Criou o Blog em 2013 para compartilhar seu amor pelos livros, séries e filmes.

Comente com Blogger
Comente com Facebook
Comente com Google+

6 comentários:

  1. Oi Renata,
    Minha prima leu os livros lá para o blog e gostou desse primeiro.
    Eu fiquei curiosa por parecer com Diário da Princesa, que li um tempo atrás e foi divertido. Mas dá pra adivinhar todo desenrolar só de ler a resenha haha

    tenha um ótimo final de semana =D
    Nana - Obsession Valley

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Sim, Nana, dá para adivinhar logo de cara! Mas eu gosto de clichês, mas sempre espero que o autor dê um novo "tchan" para história. Mas achei meio morno e tedioso....Mas mesmo assim quero ler os outros dois, para ver se dá uma melhorada.
      bjs

      Excluir
  2. Uma pena que essa história não te agradou, eu gostei mas confesso que também percebi uma certa lentidão em algumas partes da história, mas no geral acabei curtindo a leitura.
    Eu li De repente, Ana, mas acredito que não te agradará já que segue os mesmos passos do primeiro, apenas com algumas cena de ação e emoção a mais, mas nada muito diferente. Já Elena, filha da princesa tenho aqui em casa mas ainda não consegui ler e as resenhas não tem sido muito positivas. Mas enfim vale a pena ler para formular nossa opinião. Beijos

    P.s. Adoro essa capa. E vc!!???
    Leituras, vida e paixões!!!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Aline! Livros muito lentos me dão um tédio sem fim. A todo tempo eu achava que ia acontecer algo de diferente, mas estava muito para o diário da princesa e isso me incomodou. Mas consegui terminar e confesso que até quero ler os demais, para tirar minhas próprias conclusões, mas infelizmente não vi nada demais na escrita da autora. Triste, né?
      Eu gostei muito da capa sim, dos 3 na verdade, os capistas estavam de parabéns!
      Bjs

      Excluir
  3. Muitos estão elogiando o livro novo dela O Amor nos tempos do ouro, um romance histórico que se passa no Brasil. Estou ansiosa para comprar e ler. Acredito que você gostaria mais desse. Fica a dica!!!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Hum.....eu vi por esses dias, mas ainda não li nada sobre ele...quem sabe eu goste mais mesmo!
      Bjs

      Excluir

Olá, leitor!
Se você chegou até aqui, fique sabendo que já fiquei feliz!
Se quiser deixe seu comentário que responderei em breve! Se tiver blog saiba que logo logo lhe farei uma visitinha ♥

 
Uma leitura a mais © Todos os direitos reservados :: Design e desenvolvimento por Gabi Melo :: voltar para o topo