17 maio, 2016

Desafio de Leitura #12 Meses de Poe: Morela (Abril)


Olá, pessoal! Hoje eu trago minha participação no desafio proposto pela Ana Costa, 12 Meses de Poe, onde ela nos desafia a ler mais da obra desse escritor tão famoso, começando por 12 contos ao longo do ano de 2016.


Eu como sempre, me empolgo com os desafios, mas não me organizo o suficiente para realizar. Tenho que melhorar nesse quesito! Já descobri que só funciono na "programação"...raramente de improviso. Se eu não me programo tendo a postergar e cair na procrastinação...enfim......Um dia a gente acerta!

Voltando aos contos, eu não li nada de janeiro até agora, então estou tentando recuperar o tempo perdido. Não sei porque resolvi começar por Morela. Estava atrasada mesmo, né?

Morela é de 1835 e basicamente fala de uma mulher que o narrador amou e perdeu. O narrador não tem nome e não sei se ele é o próprio Poe, que perdeu sua esposa prematuramente. Morela é muito erudita e segundo o narrador, seu marido, sua erudição era profunda e seus talentos não eram de ordem comum (seriam obra do Divino?). Segundo ele, sua esposa o apresentou a inúmeros escritos místicos, oriundos da primitiva literatura germânica (tive que dar uma pesquisada aqui). Em algum momento da narrativa ele se afasta de sua amada e chega a ansiar pela morte dela.

Não cabe a mim contar o final do conto (o que eu imprimi deu 4 páginas, gente, bem curtinho), mas quando acabei de ler fiquei meio com um ponto de interrogação, sem saber muito o que pensar....

Ele era doido?
O narrador era confiável?
Ele próprio seria o narrador?
Como pode Morela ser tão sombria?


Como foi o primeiro contato com a obra dele, mais precisamente o primeiro conto que li, não estou muito familiarizada, logo não tenho uma opinião muito bem formada sobre o assunto, mas me interessei em ler mais de suas publicações, com certeza!

E vocês, já leram ou pretendem ler alguma coisa desse escritor tão peculiar?


Participe do TOP COMENTARISTA! Só comentar a vontade e deixar seu e-mail, claro para eu te contactar, caso seja o vencedor!


Formada em Farmácia Hospitalar. Apaixonada por ler e escrever desde sempre. Criou o Blog em 2013 para compartilhar seu amor pelos livros, séries e filmes.

Comente com Blogger
Comente com Facebook
Comente com Google+

4 comentários:

  1. Vish, também não me organizo nadinha em desafios, por isso mesmo não participo de muitos, sobre o conto Morela, fiquei meio confusa, mas pretendo ler, desejo sorte e que consiga terminar o desafio familiarizada com o autor

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Pois é, Maria Fernanda, eu também....mas o conto é curto, não tem muito mais a dizer se não o fato de que ele venerava a tal mulher e ela morreu jovem...macabro, não?

      Excluir
  2. Eu ainda não li nada desse autor, mas tô querendo me familiarizar com ele a partir desse desafio, apesar de já estar atrasada kk
    É um conto muito curtinho mesmo, e acho que vou lê-lo também, só fiquei com curiosidade com esse ponto de interrogação que ficou na sua cabeça. Beijo!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá, Cris, tudo bem?
      Foi o primeiro contato, então achei meio sombrio....e também fiquei sem saber direito sobre o narrador, seria ele mesmo? Mas já li o segundo conto e até já comprei dois livros ......acho que gostei!
      bjs

      Excluir

Olá, leitor!
Se você chegou até aqui, fique sabendo que já fiquei feliz!
Se quiser deixe seu comentário que responderei em breve! Se tiver blog saiba que logo logo lhe farei uma visitinha ♥

 
Uma leitura a mais © Todos os direitos reservados :: Design e desenvolvimento por Gabi Melo :: voltar para o topo