13 maio, 2016

Por que a sexta-feira, 13, é o dia do azar?


O mundo é feito de superstições. Algumas são mais conhecidas, outras não. Acho que depende muito da cultura de cada povo! A que se refere ao número 13 talvez seja a mais popular. 


Possuindo várias origens, uma delas remonta a duas lendas da mitologia nórdica. De acordo com a primeira delas, houve no Valhalla, a morada dos deuses, um banquete para o qual doze divindades foram convidadas. Loki, espírito do mal e da discórdia (ou Deus da Trapaça, para alguns), apareceu sem ser chamado e armou uma briga em que morreu Balder, o favorito dos deuses. Daí veio a crendice de que convidar 13 pessoas para um jantar era desgraça na certa. E o povo já nem gosta de crendices, né?

Na Escandinávia, segundo outra lenda, a deusa do amor e da beleza era Friga ou Freya (que deu origem a friadagr, sexta-feira). Quando as tribos nórdicas e alemãs se converteram ao cristianismo, a lenda transformou Friga em bruxa, exilada no alto de uma montanha. Para vingar-se, ela passou a reunir-se todas as sextas com outras onze bruxas, mais o demônio – num total de treze entes que ficavam rogando pragas sobre os humanos. Digna de Zé do Caixão, né?

Essas lendas e superstições não demoraram a ganhar o mundo. Associado ao relato bíblico da Última Ceia, onde havia treze pessoas à mesa, sendo o 13º, Judas, o traidor, às vésperas da crucificação de Cristo a pobre da sexta-feira 13 ficou marcada para sempre no imaginário popular.

Porém outros acontecimentos mais modernos ajudaram e perpetuar o mito de que a sexta-feira, 13 é realmente um dia de azar.

# 01 - Foi uma sexta-feira, 13 de janeiro de 1989, que um vírus de computador causou muita dor de cabeça nas pessoas. Seu nome oficial era “Jerusalem”, mas ele ficou conhecido como “Sexta-Feira 13” porque ficava oculto e era executado nessa data. Depois de apenas 30 minutos de contaminação, o vírus era capaz de diminuir a velocidade do computador em até 90%. Hoje, é facilmente detectável por qualquer antivírus, mas mesmo assim vários dos seus sucessores se baseiam em seu código e método de infecção.

# 02 - O pior incêndio de florestas na história da Austrália ocorreu em uma sexta-feira, 13 de 1939, onde cerca de 20 mil quilômetros de terra foram queimados e 71 pessoas morreram.

# 03 - A Missão Apollo 13, com destino à Lua, estava indo bem nos dois primeiros dias. Daí, no dia 13 de abril de 1970, uma sexta-feira, ocorreu uma explosão na nave que impediu a descida ao satélite. Os tripulantes ficaram quatro dias com o oxigênio racionado, mas felizmente, voltaram intactos para a Terra.

Na verdade, alguns estudiosos afirmam que o problema não é a sexta-feira ou o dia 13 em si, mas a ansiedade de algumas pessoas temendo que as coisas vão dar errado. Elas podem dar errado de qualquer forma, mas quando estamos ansiosos demais tudo fica mais propício. Bom, pelo menos a explicação científica é essa!

Espero que tenham gostado do post!

Já estão participando to TOP COMENTARISTA? Não?! Então clica aqui e saiba mais! Quem comentar em mais post esse mês leva esse box para casa!


E surpresa...surpresa....Sorteio de Sexta-Feira 13 lá na fan page! Clica aqui para participar! Mas corre que é só até as 21h de hoje.


Formada em Farmácia Hospitalar. Apaixonada por ler e escrever desde sempre. Criou o Blog em 2013 para compartilhar seu amor pelos livros, séries e filmes.

Comente com Blogger
Comente com Facebook
Comente com Google+

7 comentários:

  1. Nunca soube o porque dessa data ser o dia do azar, não conhecia muitas lendas mas é meio que impossivel falar que é pura coincidência as coisas trágicas que acontecem na data, eu acho que a explicação que mais confia é a de Judas ser o 13º, mas vai saber.. existem tantas lendas que chegam até a fazer sentido

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Acho que as as lendas acabam fazendo sentido quando queremos, de repente nem tudo é coincidência, mas vai saber?
      bjs

      Excluir
  2. Oi Renata!
    Já tinha ouvido falar sobre a origem da Sexta-feira 13 mas sem grandes detalhes, adorei saber um pouco mais!
    E adorei o seu blog! Tô te seguindo e adoraria receber a sua visita!

    Beijos!
    Fabi Carvalhais
    Pausa Para Pitacos | Participe do TOP COMENTARISTA | Promoção PQ SIM!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá, Fabi! Obrigada!
      é muita lenda e muita superstição, né? Mas no final das contas é divertido saber, seja bem vinda aqui! Seu blog é adorável, aguarde mais visitas minhas!

      Excluir
  3. Oi Renata, eu não conhecia o motivo da sexta-feira 13 ser considerada a do azar e gostei de descobrir um pouco mais sobre isso. E eu concordo com você, eu acho que essas crendices variam muito de acordo com a cultura das pessoas.
    Beijo :)

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Varia muito, assim como muitas outras superstições, mas é bom sabermos mais das diversas culturas, né?

      Excluir
  4. Adorei o texto, muitas dessas informações eu desconhecia.
    Eu concordo que nosso pensamento e nossas vibrações emocionais atraem o bem ou o mal.
    Elas têm muito poder.
    Sou tranquila com o número 13 e com a sexta 13, a minha por sinal foi maravilhosa!!!!
    Beijos

    Leituras, vida e paixões!!,

    ResponderExcluir

Olá, leitor!
Se você chegou até aqui, fique sabendo que já fiquei feliz!
Se quiser deixe seu comentário que responderei em breve! Se tiver blog saiba que logo logo lhe farei uma visitinha ♥

 
Uma leitura a mais © Todos os direitos reservados :: Design e desenvolvimento por Gabi Melo :: voltar para o topo