O mundo é feito de superstições. Algumas são mais conhecidas, outras não. Acho que depende muito da cultura de cada povo! A que se refere ao número 13 talvez
seja a mais popular.
Possuindo várias origens, uma delas remonta a duas lendas da mitologia
nórdica. De acordo com a primeira delas, houve no Valhalla, a morada
dos deuses, um banquete para o qual doze divindades foram convidadas.
Loki, espírito do mal e da discórdia (ou Deus da Trapaça, para alguns), apareceu sem ser chamado e armou
uma briga em que morreu Balder, o favorito dos deuses. Daí veio a
crendice de que convidar 13 pessoas para um jantar era desgraça na
certa. E o povo já nem gosta de crendices, né?
Na Escandinávia, segundo outra lenda, a deusa do amor e da
beleza era Friga ou Freya (que deu origem a friadagr, sexta-feira). Quando as
tribos nórdicas e alemãs se converteram ao cristianismo, a lenda
transformou Friga em bruxa, exilada no alto de uma montanha. Para
vingar-se, ela passou a reunir-se todas as sextas com outras onze
bruxas, mais o demônio – num total de treze entes que ficavam rogando
pragas sobre os humanos. Digna de Zé do Caixão, né?
Essas lendas e superstições não demoraram a ganhar o mundo. Associado ao relato bíblico da Última Ceia, onde
havia treze pessoas à mesa, sendo o 13º, Judas, o traidor, às vésperas da crucificação de Cristo a pobre da sexta-feira 13 ficou marcada para sempre no imaginário popular.
Porém outros acontecimentos mais modernos ajudaram e perpetuar o mito de que a sexta-feira, 13 é realmente um dia de azar.
# 01 - Foi uma sexta-feira, 13 de janeiro de 1989, que um vírus de computador causou muita dor de cabeça nas pessoas. Seu nome oficial era “Jerusalem”, mas ele ficou conhecido como “Sexta-Feira 13” porque ficava oculto e era executado nessa data. Depois de apenas 30 minutos de contaminação, o vírus era capaz de diminuir a velocidade do computador em até 90%. Hoje, é facilmente detectável por qualquer antivírus, mas mesmo assim vários dos seus sucessores se baseiam em seu código e método de infecção.
# 02 - O pior incêndio de florestas na história da Austrália ocorreu em uma
sexta-feira, 13 de 1939, onde cerca de 20 mil quilômetros de terra foram
queimados e 71 pessoas morreram.
# 03 - A Missão Apollo 13, com destino à Lua,
estava indo bem nos dois primeiros dias. Daí, no dia 13 de abril de
1970, uma sexta-feira, ocorreu uma explosão na nave que impediu a
descida ao satélite. Os tripulantes ficaram quatro dias com o oxigênio
racionado, mas felizmente, voltaram intactos para a Terra.
Na verdade, alguns estudiosos afirmam que o problema não é a sexta-feira ou o dia 13 em si, mas a ansiedade de algumas pessoas temendo que as coisas vão dar errado. Elas podem dar errado de qualquer forma, mas quando estamos ansiosos demais tudo fica mais propício. Bom, pelo menos a explicação científica é essa!
Espero que tenham gostado do post!
Já estão participando to TOP COMENTARISTA? Não?! Então clica aqui e saiba mais! Quem comentar em mais post esse mês leva esse box para casa!
E surpresa...surpresa....Sorteio de Sexta-Feira 13 lá na fan page! Clica aqui para participar! Mas corre que é só até as 21h de hoje.
Nunca soube o porque dessa data ser o dia do azar, não conhecia muitas lendas mas é meio que impossivel falar que é pura coincidência as coisas trágicas que acontecem na data, eu acho que a explicação que mais confia é a de Judas ser o 13º, mas vai saber.. existem tantas lendas que chegam até a fazer sentido
ResponderExcluirAcho que as as lendas acabam fazendo sentido quando queremos, de repente nem tudo é coincidência, mas vai saber?
Excluirbjs
Oi Renata!
ResponderExcluirJá tinha ouvido falar sobre a origem da Sexta-feira 13 mas sem grandes detalhes, adorei saber um pouco mais!
E adorei o seu blog! Tô te seguindo e adoraria receber a sua visita!
Beijos!
Fabi Carvalhais
Pausa Para Pitacos | Participe do TOP COMENTARISTA | Promoção PQ SIM!
Olá, Fabi! Obrigada!
Excluiré muita lenda e muita superstição, né? Mas no final das contas é divertido saber, seja bem vinda aqui! Seu blog é adorável, aguarde mais visitas minhas!
Oi Renata, eu não conhecia o motivo da sexta-feira 13 ser considerada a do azar e gostei de descobrir um pouco mais sobre isso. E eu concordo com você, eu acho que essas crendices variam muito de acordo com a cultura das pessoas.
ResponderExcluirBeijo :)
Varia muito, assim como muitas outras superstições, mas é bom sabermos mais das diversas culturas, né?
ExcluirAdorei o texto, muitas dessas informações eu desconhecia.
ResponderExcluirEu concordo que nosso pensamento e nossas vibrações emocionais atraem o bem ou o mal.
Elas têm muito poder.
Sou tranquila com o número 13 e com a sexta 13, a minha por sinal foi maravilhosa!!!!
Beijos
Leituras, vida e paixões!!,