19 junho, 2016

{Resenha #137} Sem açucar? - Será que dá?


Olá, pessoal, tudo bem? Hoje eu vim falar de um livro no mínimo diferente. É o Chega de Açúcar, publicado recentemente pela Editora Sextante, de autoria de Sarah Wilson. Uma australiana que se propôs um desafio: zerar o consumo de açúcar! 

Desde que vi a chamada do livro logo pensei ... Será?

Enfim...como dizem por aí, fiquei meio "cabreira". Como assim, gente? Reduzir o consumo de açúcar a taxa zero? Mas e o açúcar contido nos alimentos? Nas frutas, o açúcar natural mesmo?


O livro promete um programa detox de 8 semanas pra se livrar completamente do açúcar. E tem 108 receitas que te ajudam na empreitada.

Segundo o livro, a autora era viciada em açúcar, porém consumia o açúcar "bom", contido em barras de cereais, alimentos integrais...Eu logo pensei, ué.....açúcar é igual colesterol agora, tem o bom e o ruim? Na minha opinião açúcar sempre foi açúcar, realmente não importa a embalagem.....Daí ela resolveu pesquisar alternativas que não comprometessem a sua saúde.
 
Chega de açúcar é o resultado de entrevistas com especialistas em nutrição e pesquisas da própria autora, pois ela é coach em saúde, pelo Instituto de Nutrição Integrativa de Nova York. Segundo ela, nós temos uma resistência profunda a abrir mão do açúcar e que ao longo de nossas vidas acabamos por desenvolver um apego emocional e físico a substância. 

Nessa parte eu concordo, pois queremos ou comemos um docinho tanto quando estamos tristes ou felizes. E outra parte que concordo com a autora é que realmente comemos mais açúcar embutido nos alimentos, até mesmo naquelas que dizem que o possuem em menor quantidade. Dá pra comparar com aqueles suquinhos de caixinha. Tem uns que são açúcar puro. E as vezes a gente não tem tempo de preparar um suco natural e achando que está bebendo alguma coisa saudável.....

Sarah Wilson afirma que passou mais ou menos um ano quebrando a cabeça para descobrir novos jeitos de adaptar a dieta a sua nova filosofia de vida. porque na minha cabeça zerar o consumo de açúcar está mais para uma filosofia de vida, daquelas que a pessoa persegue ..persegue e acaba encontrando algum dia...

As receitas são simples, com poucos ingredientes a se usar, segundo Sarah, para facilitar a vida. O obstáculo maior é a adaptação no café, no lanche, na comida das crianças....por isso algumas receitas contém alternativas com mais baixos teores de açúcar, não necessariamente sem açúcar por completo.


A autora convida em seu programa detox a experimentação, quem sabe trocar alguns alimentos que já estamos mais acostumados por opções mais saudáveis e possíveis. Em tempo de crise, experimentar e ser criativo é mais do que bem vindo...está tudo tão caro....

Eu ainda não fiz nenhuma das receitas, gente...não sou uma dona de casa extremamente de forno e fogão, mas algumas parecem ser realmente uma delícia, outras nem tanto. E como a autora é australiana já sei de cara que não encontrarei alguns ingredientes por aqui onde eu moro. Mas já marquei umas receitas que quero muito testar, conto para vocês quando fizer (claro, né?).


Eu achei a capa linda, parecendo uma foto tão espontânea (adoro imagens assim). E o livro é um pouco maior do que o normal, um pouco maior do que um A5, um típico livro de receitas, que acabou por misturar um pouco de auto ajuda...ehehehee...foi o que pareceu para mim. Afinal, tem mesmo gente que é viciado em açúcar!

Eu não sou a louca do açúcar, só no café kkkkkkkk....Tomo pouco refrigerante e as vezes como apenas um quadradinho da barra de chocolate. Mas não sei se teria essa "coragem" de eliminar o consumo desse jeito. Acho que precisaria de muita força de vontade.

E vocês, são formigas? Conseguiriam eliminar o consumo de açúcar?
Me contem!

 Livro recebido em parceria com a Editora Sextante. A opinião das minhas resenhas são sempre as mais sinceras possíveis.

E aí, já tá participando do Top Comentarista? Saiba mais aqui:

Formada em Farmácia Hospitalar. Apaixonada por ler e escrever desde sempre. Criou o Blog em 2013 para compartilhar seu amor pelos livros, séries e filmes.

Comente com Blogger
Comente com Facebook
Comente com Google+

1 comentários:

  1. Nossa que interessante você solicitar esse livro. A proposta dele é mesmo desafiante. Mas confesso que não sei se me adaptaria, só se fosse realmente necessário. Enfim foi ótimo acompanhar sua opinião e impressões.

    Leituras, vida e paixões!!!

    ResponderExcluir

Olá, leitor!
Se você chegou até aqui, fique sabendo que já fiquei feliz!
Se quiser deixe seu comentário que responderei em breve! Se tiver blog saiba que logo logo lhe farei uma visitinha ♥

 
Uma leitura a mais © Todos os direitos reservados :: Design e desenvolvimento por Gabi Melo :: voltar para o topo