11 agosto, 2016

{HQ} A narradora das neves - @editora nemo


Oi, pessoal, como vão? Como você andam vendo por aqui, a pessoa está A LOUCA das histórias em quadrinhos e ilustrações. Explico: é porque são tantos talentos e tudo é tão agradável aos olhos que não dá para não amar....

Recentemente acabei me rendendo a essas lindezas:


Magali e Horário já são velhos conhecidos da galera. Já Pétalas estava querendo um tempão....Mas A Narradora das Neves é que foi uma surpresa e é sobre ele que venho tagarelar hoje!


Buniq é uma garota do povo inuit, que vive com seu clã no coração dos espaços gelados do Grande Norte. Ela quer descobrir qual é o seu lugar no “país dos homens”, como os inuits chamam essa natureza desafiadora com que tentam viver em harmonia. Para sabê-lo, Buniq decide fazer uma longa viagem por essas regiões selvagens, conhecendo outros clãs, seus mistérios e tradições. Acompanhada de seu avô, Ukioq, e de seu amigo, Taq, ela parte em busca de seu destino: tornar-se uma “narradora das neves”.


Foi com essa pequena e singela sinopse que resolvi dar uma chance a esse livrinho e não me arrependi. A história começa com o avô de Buniq indo "sentar na neve", ou seja, indo morrer para não ser mais um fardo para sua família. Tal atitude é uma tradição do povo inut. Mas sua neta não permite e quer achar motivos para que ele desista da ideia, indo os dois, mais o seu melhor amigo Taq rumo a uma viagem ao desconhecido. A ideia da garota é que o avô lhe transmita conhecimentos e ensinamentos para que ela possa se tornar uma "narradora das neves", nada mais, nada menos que uma contadora de histórias. Essa vida porém é muito respeitada pelos clãs e pelo seu povo, pois leva sonhos e aventuras para a vida das pessoas.


Eu não sou expert em quadrinhos, vocês sabem....Mas estou descobrindo como o uso das cores é tão importante nessa mídia. Como se passa no gelo vemos qui muitos tons de branco, azul, cinza. E como os esquimós vivem agasalhados, muito marrom. A narração é bem ágil e dinâmica, dando o tom perfeito para a aventura. Alguns momentos de tensão são retratados de forma mais quente e o resultado aos nossos olhos é bem bacana. Adorei!



Não vou ficar falando muito, se não conto alguma coisa demais, tendo em vista que é uma história curtinha. Mas foi tão legal conhecer mais sobre outra cultura, tão diferente das que vivemos ou até temos conhecimento. Eu super recomendo essa leitura!



Quem são os autores?

- Béka
É o pseudônimo da dupla francesa integrada por Bertrand Escaich e Caroline Roque. Ele nasceu em 1973 em St-Girons, e ela em 1975 em Perpignan. Ela fazia seu doutorado em Biologia, enquanto ele já escrevia roteiros para quadrinhos. Quando venceu um concurso de arte em Toulouse, com um de seus romances, ela abandonou de vez as Ciências. Unidos na paixão pelas danças africanas, Caroline e Bertand criaram juntos várias séries de sucesso que já ultrapassaram um milhão de exemplares vendidos. Ambos também têm trabalhos em separado, pelos quais foram premiados.

- Marko
Marko Marc Armspach, conhecido como Marko, nasceu em 1969 em Bordeaux. Ilustrador e produtor audiovisual, ele foi vencedor do prêmio “Jovens autores” do Salão de Artes em 2001. Em 2003, teve outro trabalho premiado, o álbum Garxot, vencedor do Festival Mediterrâneo de Ajaccio, co-produzido com Asisko Urmeneta. Em 2009, seu álbum Godillots recebeu o prêmio “melhor álbum” no Salão de Bédécines. Em seguida, lançou-se em uma turnê mundial com os Béka para a criação da coleção Geo BD.

- Fernando Scheibe (tradutor)
Doutor em Teoria Literária pela UFSC (com tese sobre o conceito de soberania na obra de Georges Bataille) e tradutor. Traduziu, entre outros, Divagações de Stéphane Mallarmé, O erotismo de Georges Bataille, a revista Acéphale (1936-1939), Locus Solus de Raymond Roussel, Ontologia do acidente de Catherine Malabou, A semelhança informe ou o gaio saber visual segundo Georges Bataille de Georges Didi-Huberman, e boa parte da obra de Mœbius.

O que a Editora Nemo tem de bom???

Bom.............Muita coisa, gente! Tem Bear, Como eu realmente, Fazendo meu filme, Bruna Vieira em quadrinhos....(que já li e falei aqui) e muito mais. Ah, tem Placas Tectônicas, que comprei recentemente e estou lendo. 

Espero que tenham gostado do post ♥

 

 

Formada em Farmácia Hospitalar. Apaixonada por ler e escrever desde sempre. Criou o Blog em 2013 para compartilhar seu amor pelos livros, séries e filmes.

Comente com Blogger
Comente com Facebook
Comente com Google+

0 comentários:

Postar um comentário

Olá, leitor!
Se você chegou até aqui, fique sabendo que já fiquei feliz!
Se quiser deixe seu comentário que responderei em breve! Se tiver blog saiba que logo logo lhe farei uma visitinha ♥

 
Uma leitura a mais © Todos os direitos reservados :: Design e desenvolvimento por Gabi Melo :: voltar para o topo