09 agosto, 2016

{Resenha #144} Ganhar mais, Gastar menos, Investir - Editora Sextante


Olá, pessoal, tudo bem? Não sei se vocês lembram nesse post aqui, onde eu falei que queria ficar ryca.....ahahahahaha....E quem não quer??? 


Eu recebi esse livro da Editora Sextante e adorei a ideia de um livro de finanças para mulheres. Afinal em tempo de crise temos mesmo que ter uma melhor relação com nosso rico dinheirinho para não cair no buraco vermelho.

Ganhar mais, gastar menos (e melhor) e investir com inteligência é o que todas nós queremos. Só que a relação com o dinheiro é complexa e nem sempre racional. Talvez você tenha medo de crescer no trabalho e não dar conta da vida pessoal, ou tenha dificuldades de controlar seus gastos porque sustenta sozinha uma família ou porque compra por impulso. Ou será que nem sabe direito para onde vai o seu salário, só percebe que acaba rápido?

Na hora de investir, é comum duvidar da própria capacidade de entender o jargão das aplicações e preferir delegar isso a alguém – ou até mesmo adiar o assunto para resolver num futuro que nunca chega. Você não está sozinha. Muitas mulheres não lidam bem com essas questões e não têm consciência dos comportamentos que atrapalham seu sucesso financeiro. Mas dinheiro deve ser sinônimo de liberdade, e somente uma mudança de atitude levará a uma vida mais livre e confortável.

Este livro reúne todos os conceitos que você precisa aprender para administrar seu dinheiro com eficiência e oferece orientações para temas delicados como casamento e divisão de gastos, maternidade e trabalho, mesada para os filhos, etc. Também inclui histórias de mulheres anônimas e famosas, como Luiza Trajano, Alessandra Ginante e Nélida Piñon. O desafio de tomar as rédeas de suas finanças se torna mais leve e até divertido em boa companhia e com as ferramentas certas. A companhia você providencia. As ferramentas ficam por nossa conta.


A ideia do livro é bem interessante, pois quando o assunto é dinheiro muitas mulheres sempre ficam para trás, a começar pelos salários inferiores para os mesmos cargos em algumas empresas (isso para executivas, claro). Porém isso já é um ponto contra nós.....já nascemos "programadas" para depender de alguém...do pai, de algum tio, do marido....O mundo sempre foi injusto com as mulheres (e pra ser bem sincera, acho que ainda será por muito tempo). Então tomar as rédeas do dinheiro é uma opção mais que bem vida...Nunca se sabe o dia de amanhã. 

Porém, para mim, o livro não trouxe nada de novo, afinal, falou quase tudo o que outras fontes falam sobre controle de finanças. Você deve verificar seus ganhos e gastos e ver por onde o dinheiro escorre pelos dedos. Daí identificar possíveis pontos de melhoria. A verdade é que a orientação número #1 é a anotação de tudo que gastar até que o diagnóstico esteja completo. A partir desse ponto se pode realmente gastar menos. 

Eu me interessei pelo livro justamente pela parte das finanças, investimento. Porém também falou algumas coisas que eu já tinha lido em outras fontes, ou seja, quase nada, só o básico mesmo....

  
Uma coisa que me "incomodou" na leitura foi a história do "lastro financeiro", algo como ter o equivalente a cobertura de seus gastos por 3 anos. Como assim? Só para executivas, né? Que são os exemplos que essas fontes geralmente usam....Quase nunca se fala de mulheres reais, das assalariadas (que são a maioria) ou daquelas que só tem aumento uma vez por ano no discídio salarial e olhe lá....

Só acho que essas publicações usam exemplos de empresárias, executivas de multinacionais, que são a minoria da minoria...Então fica meio longe da realidade....Daí fica mesmo parecendo um livro de auto ajuda (coisa que detesto).

Não é que eu não tenha gostado da leitura, foi até boa. Mas não muda a sua vida tanto assim.

 Livro cedido em parceria com a editora. As opiniões aqui contidas são as mais sinceras possíveis!

Formada em Farmácia Hospitalar. Apaixonada por ler e escrever desde sempre. Criou o Blog em 2013 para compartilhar seu amor pelos livros, séries e filmes.

Comente com Blogger
Comente com Facebook
Comente com Google+

2 comentários:

  1. Amiga que legal conferir sua opinião mais que sincera, bem argumentada, desse livro. Estava curiosa para saber um pouco mais sobre ele e fiquei triste ao saber que ele foca apenas na realidade das executivas, além de não acrescentar muita novidade ao assunto. Assim fica difícil para assalariadas como nós temos uma referência.
    Gosto dos livros do Gustavo Cerbasi porque falam de temas que interessam a todos e apresentam exemplos que abrangem todas as classes. Posso dizer que os livros dele me estimulam a buscar sempre o melhor.
    Confesso que desde cedo sempre tive uma boa relação com o dinheiro, sempre fui realista e econômica. Mas claro que sempre precisamos de mais planejamento.
    Enfim adorei sua resenha, beijos.

    Leituras, vida e paixões!!!

    ResponderExcluir
  2. Gostei da sua resenha e pelo que tenho lido nas resenhas este livro não trata de assuntos específicos das mulheres: como lidamos com as finanças e investimentos, mas mantendo gastos com salão, compra de roupas para ocasiões especiais, gastos com produtos de beleza, enfim, essas futilidades que amamos e consomem uma boa parte do orçamento e mesmo que sejam gastos bem esporádicos, são questões de grande parte das mulheres. Nenhum livro de finanças, dos que li até agora, trata destes assuntos.

    ResponderExcluir

Olá, leitor!
Se você chegou até aqui, fique sabendo que já fiquei feliz!
Se quiser deixe seu comentário que responderei em breve! Se tiver blog saiba que logo logo lhe farei uma visitinha ♥

 
Uma leitura a mais © Todos os direitos reservados :: Design e desenvolvimento por Gabi Melo :: voltar para o topo