08 setembro, 2016

{Resenha #148} Destinos de Papel - Luciane Rangel


Olá, galera! Como vão? Como sabem o blog andou meio abandonado, mas como eu amo esse espacinho aqui resolvi tirar a poeira e postar, né? Estou tentando colocar minhas leituras em dia e o mês de agosto foi até bem proveitoso para isso. Mas ainda faltam algumas resenhas para eu postar...vou continuar tentando, né?

Como já sabem a Luciane Rangel é autora de Tenshi, que já li e já falei aqui no blog várias vezes. A história de Destinos de Papel é um pouco diferente do que eu já li da autora, uma história um pouco mais madura por assim dizer. Engraçado que é o segundo livro que eu leio sobre depressão e suicídio em pouco tempo (o outro foi O último adeus, da Darkside Books). Mas Destinos de Papel é um pouquinho mais leve. Se é que esse assunto pode ser leve. Mas é que tem um pouco mais de romance, mistério e um quê de autoconhecimento.


Rebeca tem algumas regras que sempre costuma seguir à risca. Ou melhor, quase sempre. Bem, na verdade, seguir regras não é exatamente o seu forte. Com o coração partido por um trauma do passado, ela vive a vida como se não houvesse amanhã, nunca se apegando a ninguém e sem se preocupar com seu futuro. Mas tudo muda quando consegue estágio de Psicologia em uma grande escola, passando a ser uma espécie de conselheira para os alunos. Uma grande ironia, uma vez que ela sequer consegue aconselhar a si mesma. Sua principal paciente, Júlia Nakagawa, é uma garota problema que detém o estranho dom de prever o futuro ao tocar nas pessoas. Mas não é apenas Júlia que entra na vida dessa jovem desmiolada. Um grande amor também se faz presente, abalando suas estruturas e fazendo com que sejam desrespeitados os limites que ela mesma impôs para si. Porém, Júlia parece conhecer um segredo que pode mudar a vida de muitas pessoas, inclusive a de Rebeca. Para sempre.


Rebeca é uma jovem meio desmiolada, ela me irritou um pouco no começo, sabem? Mas depois que ela se tocou que poderia ser mais e fazer mais aí sim a história deu uma fluída boa e andou bem na minha humilde opinião.

A autora foi bem sutil ao falar de depressão e suicídio. Esse tema não era o principal, mas foi um coadjuvante e tanto. Na verdade o assunto principal foi o relacionamento que Rebeca iniciou dom Júlia, em princípio como psicóloga estagiária e depois como amiga. Não tenho absoluta certeza se podemos sempre ajudar. E com isso a tendência natural é se sentir culpado quando uma coisa dessas acontece com alguém muito próximo. Mas acho que nem a outra pessoa tem culpa. A gente pode pensar em covardia e fraqueza, mas a situação é bem mais complexa do que isso. 


Rebeca enxerga em Júlia todo um passado que não pode mudar, que passou e que não está mais em suas mãos modificar. E como esse passado machuca ela realmente não quer que aconteça de novo com ninguém. E é claro que no meio do caminho ela encontra alguém a quem amar, mais alguém a quem ajudar e no final das contas, um rumo para a sua vida que ficou em stand-by por alguns anos.

Não sei se sabem, mas a Lu é conhecida por quase sempre nos remeter a cultura japonesa em seus livros (pelo menos nos dois que eu li) e isso é bem legal. Aqui, a protagonista adolescente é filha de um japonês com uma mãe brasileira. Ela tem um irmão que acaba sendo o interesse amoroso de Rebeca.

Rebeca e suas loucuras acabaram por ajudar ao próximo, não sei se isso aconteceria na vida real (não desse jeito), mas ver seu empenho é bem bacana!


A leitura é uma graça, bem fluida e tranquila, dá para devorar ops ler rápido. O lançamento oficial será na Bienal de São Paulo (que está rolando), mas como podem ver eu ganhei o primeiro autógrafo! Yeaaaaaaahhhhh......


Quem já leu? O que acharam? Me contem! Vou adorar saber!

Formada em Farmácia Hospitalar. Apaixonada por ler e escrever desde sempre. Criou o Blog em 2013 para compartilhar seu amor pelos livros, séries e filmes.

Comente com Blogger
Comente com Facebook
Comente com Google+

0 comentários:

Postar um comentário

Olá, leitor!
Se você chegou até aqui, fique sabendo que já fiquei feliz!
Se quiser deixe seu comentário que responderei em breve! Se tiver blog saiba que logo logo lhe farei uma visitinha ♥

 
Uma leitura a mais © Todos os direitos reservados :: Design e desenvolvimento por Gabi Melo :: voltar para o topo