04 dezembro, 2016

Os blogs estão acabando?


Olá, pessoal, tudo bem? Há tmepos fiquei com uma reflexão na cabeça, após receber uma resposta de um comentário num blog que gosto muito e que acompanho há um tempão....

Alguns blogs que gosto e geralmente acompanho tem estado mais presentes no you tube do que no blogger. Motivo? Muitos! Escrever dá (um pouco) mais trabalho e nem dá tanto retorno assim. O retorno é o tal do engajamento nas publicações que se resume quanto ao envolvimento, interação, intimidade e influência naquele segmento. No caso em questão, o literário. 

Se você for parar para pensar que nas redes sociais tudo é muito mais dinâmico, dá perfeitamente para imaginar porque os blogs estão cada vez com menos engajamento. No caso de um blog eu tiro pelas visualizações e principalmente pelos comentários. Afinal de que adianta você verificar lá muitas visualizações e nenhum comentário? Os comentários são o que alimentam os blogs. Se as pessoas não comentam como vamos saber o que ela achou do post? Gostou? Não gostou? Já leu o livro? Compraria? Essas coisas....

Mas eu acho que a situação é um pouco mais complexa. Na verdade hoje em dia existem muitos, mas muitos blogs, sejam eles de todo tipo...Na verdade muitos com os mesmos conteúdos. No caso dos blogs de moda, que eu acompanho quase sempre, geralmente tem: look do dia, recebidos, presentinhos, resenhas de produtos, viagens, dia a dia da blogueira.....Tanto que é um nicho que já está um pouco restrito. Você não vê novas blogueiras de moda surgindo a todo momento. Enfim.... No casos dos blogs literários são as editoras que buscam a influência desses blogueiros. Eles ganham presentinhos, fazem propaganda, recebem provas antecipadas, essas coisas... E usam essa influência para gerar novos leitores para aquele livro ou até mesmo para aquela editora. Claro que nesse meio tempo rolam eventos ou ações das editoras em parceria com os blogueiros. Daí surgem os sorteios, que geralmente tem muitos participantes. E no final das contas isso deve dar algum retorno, né?

Mas o que eu queria dizer com tudo isso, afinal? 

A verdade é que com a vida corrida que todos tem hoje (espero sinceramente um dia começar a desacelerar...) muito pouca gente tem se dedicado a ler blogs. Sério, sei que tem muita gente que ainda faz isso, mas está diminuindo a cada dia. Eu mesmo tento ler e comentar sempre que posso, mas mal tenho tempo de manter o meu blog.....Podem ver pela quantidade de blogs que simplesmente migraram para outras redes sociais e lá ficaram....Redes Sociais são mais dinâmicas, por assim dizer. Você escreve pouco e tem mais retorno, pois tudo é muito rápido.

Escrever em um blog dá trabalho, isso é fato. Não é só jogar o texto e vamos simbora, tem que pesquisar sobre o que está escrevendo. Corrigir a gramática, pontuação, os temidos erros de português que as vezes aparecem sem querer....Além do mais ainda tem as fotos, que querendo ou não, dão um pouquinho de trabalho para fazer. Na verdade esse negócio de blog está ficando cada vez mais profissional, daí quem não consegue acompanhar acaba ficando para trás. E por isso algumas pessoas desistem, mas não completamente. Alguns acabaram ficando só no you tube, ou só no instagram, ou até mesmo só no facebook. Concordo, são mídias bem mais dinâmicas e rápidas.

No final das contas não sei se os blogs estão acabando, mas é sempre bom pensar em que caminho queremos seguir.

Desculpem o post gigante em estilo devaneio... 

Formada em Farmácia Hospitalar. Apaixonada por ler e escrever desde sempre. Criou o Blog em 2013 para compartilhar seu amor pelos livros, séries e filmes.

Comente com Blogger
Comente com Facebook
Comente com Google+

3 comentários:

  1. Achei seu questionamento nessa post muito interessante e válido. Realmente muitos blogueiros estão deixando seus blogs de lado, sejam pelos motivos que for, para se dedicar ao canal do YouTube e ou as redes sociais. Mas não penso que seja mais fácil, já que tanto vídeos, fotos ou textos de qualidade dão trabalho, então penso que cada pessoa precisa ver o que funciona para ela e o que a faz feliz. Assim o retorno chegará da forma que tiver que ser: amizades, comentários com conteúdo, parceiras etc. sou feliz com o meu é pretendo melhorar meu Instagram, mas não tenho muita pretenção em relação aos vídeos, não tenho paciência.
    Enfim penso que os blogs não estão acabando não, apenas alguns vão embora e outros chegam; e essa questão dos comentários é uma polêmica a parte.
    Beijos

    Leituras, vida e paixões!!!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Pois é...muita polêmica, né? Acho que na correria do dia a dia acaba que ver ficou mais fácil do que ler. Eu realmente queria ir para o you tube também, mas ainda não tenho calibre para isso, pois edição de video não é a minha praia....

      Excluir
  2. olá ,eu gosto de blogs nesses meus 10 anos que tenho acesso a internet ,foi através deles que aprendi muita coisa e me desenvolvi ,o youtube esta crescendo muito rápido ,porem existem muitos videos sem conteúdo no blog isso é um pouco dificultado ,as pessoas precisam pensar para escrever ,é por isso que dediquei e dedico muitas madrugadas em silêncio para apreciar textos escritos por pessoas como você.

    ResponderExcluir

Olá, leitor!
Se você chegou até aqui, fique sabendo que já fiquei feliz!
Se quiser deixe seu comentário que responderei em breve! Se tiver blog saiba que logo logo lhe farei uma visitinha ♥

 
Uma leitura a mais © Todos os direitos reservados :: Design e desenvolvimento por Gabi Melo :: voltar para o topo