21 janeiro, 2017

{Resenha #163} Onde nascem os gênios - Eric Weiner


Olá, pessoal, tudo bem? Hoje trago mais uma resenha de um livro da Darkside Books. Não sei se é bem uma resenha dessa vez, pois o livro não tem propriamente uma história linear, não tem começo, meio e fim, como eu gosto de frisar. Na verdade é uma história meio diferente...Daquele tipo "Pense fora da caixinha!"....É o primeiro volume de um novo selo editorial da Darskide: Linha Crânio.


Na verdade quando EU era criança a gente chamava de crânio as pessoas mais inteligentes, o que hoje se chama CDF....mas as vezes nem se chama mais assim ...Acabou virando tudo Nerd ou Geek. Gente inteligente ou gênio, mesmo esquisita, sempre foram chamadas de várias coisas, né?

Mas as perguntas que não querem calar são:

De onde vem a genialidade? 

Como certas configurações urbanas contribuíram para ebulição de algumas mentes criativas?


Em Onde nascem os gênios o autor Eric Weiner busca entender a a conexão entre o ambiente e o surgimento dos grandes gênios da humanidade. Pessoas que transformaram o mundo de alguma forma com suas ideias geniais e de certa forma inovadoras, abriram novos caminhos e possibilidades. Ele "passeia" por Atenas, na Grécia antiga, Vale do Silício dos dias de hoje, China antiga, Florença e até Calcutá!

Ele fala de cada um desses lugares (e outros mais!) e em como neles se acenderam algumas das "lâmpadas" mais brilhantes da humanidade. 

Mas como essas pessoas colocaram seu nome na história da humanindade?

É claro que ele ia começar por Atenas. A Grécia Antiga foi o berço de muita coisa do surgimento das sociedades e de parte da cultura ocidental que conhecemos hoje. Platão, Aristóteles, Sócrates....foram tantas cabeças pensantes que nem sei....As vezes penso que se a sociedade tem alguma pergunta sem resposta sempre vai aparecer algum "crânio" para responder...ou tentar. Então pode ter sido por isso que aquela sociedade "produziu" tantos gênios.
De repente somos transportados para a China e eu realmente confesso que não sabia muita coisa das realizações chinesas. Juro para vocês! De lá vamos para Florença e as realizações criativas nas artes e pintura eclodem de uma forma que deixa queixos caídos até hoje. Lembro que estudei o Renascimento no colégio mas confesso que não me lembro muito....

Todos os gênios, não importa o quão brilhantes, compartilham o mesmo ponto cego: eles não fazem ideia da origem de seu próprio brilhantismo.

O autor nos "apresenta" outros lugares e inovações, sempre tentando correlacionar o lugar que as pessoas vivem, o que elas fazem (fizeram) com o nascimento da sua genialidade.

Eu achei uma leitura interessante, diferente do normal, como eu falei no começo do post. Porém....(chato esse porém) não me prendeu, infelizmente....Eu comecei a ler e parei váaaaaaarias vezes e eu não gosto quando isso acontece....O livro chegou no comecinho de dezembro e olha quanto tempo que tem??? No começo eu achava que era a falta de tempo (era também), mas conforme a leitura foi avançando ela foi ficando cada vez mais arrastada (sorry). Embora a promessa fosse de uma narrativa afiada e provocativa, eu não achei nada disso e quando isso acontece costumo dizer que aquele não foi o meu momento para essa leitura. Mas pode ser o seu, quem sabe, né?


A edição AMARELA e LINDA tem aquele estilinho Darkside de ser. Aliás, apesar de eu não ser muito fã de amarelo a editora tem me surpreendido com as últimas edições nessa cor (como O último adeus).

Quem também gostou e fez figuração nas minhas fotos foi a Miúda, recém chegada aqui em casa. O nome dela é Leia (irmã do Luke, claro, né?) mas ela é tão pequena que acabei chamando de Miúda mesmo...

 

 

Formada em Farmácia Hospitalar. Apaixonada por ler e escrever desde sempre. Criou o Blog em 2013 para compartilhar seu amor pelos livros, séries e filmes.

Comente com Blogger
Comente com Facebook
Comente com Google+

0 comentários:

Postar um comentário

Olá, leitor!
Se você chegou até aqui, fique sabendo que já fiquei feliz!
Se quiser deixe seu comentário que responderei em breve! Se tiver blog saiba que logo logo lhe farei uma visitinha ♥

 
Uma leitura a mais © Todos os direitos reservados :: Design e desenvolvimento por Gabi Melo :: voltar para o topo