20 janeiro, 2017

Um pouquinho sobre as atividades de um Farmacêutico num hospital


Hey, pessoal, tudo bem?? Hoje a postagem vai ser beeeeeeeem diferente. Fiquei pensando nisso um tempão ano passado e de vez em quando é bom dar uma diferenciada nos posts. Até porque, nem só se leituras se vive, né?

Não sei se sabem, mas eu trabalho em hospital. Sou Farmacêutica Hospitalar. Para quem não sabe a função de um Farmacêutico dentro de um hospital vou fazer um resumo rápido. Basicamente somos responsáveis pelos medicamentos dentro da unidade hospitalar. E se estamos doente, claro que temos que tomar medicamentos para nos restabelecer, correto? Então vamos no médico, ele nos atende, por algum motivo mais grave ele nos interna e fica cuidando de nós. Aí entram os cuidados de Enfermagem com banho, curativos,  verificação de nossos sinais vitais, etc. Mas eventualmente o médico vai nos passar medicamentos, não é mesmo? Então pensando por esse lado, é aí que o Farmacêutico atua em todo o hospital! Ele é o responsável por aquele medicamento que o médico prescreveu e a Enfermagem vai nos administrar. Ou seja, se o medicamento está paradinho na Farmácia, dentro do almoxarifado (que é um estoque de medicamentos) ou lá no posto de Enfermagem antes da administração É O Farmacêutico que tem que cuidar para que ele chegue até o paciente da forma mais SEGURA possível ♥

Lá no hospital onde eu trabalho eu sou Farmacêutica Rotina, o que se pode dizer de uma espécie de função administrativa que "resolve" alguns problemas e tenta deixar tudo o mais operacional possível para que o plantão caminhe da melhor forma. Dou suporte técnico para outros farmacêuticos, realizo algumas compras de medicamentos específicos em farmácia comercial e ajudo no treinamento de toda a galera que trabalha na farmácia e também dou suporte para a equipe de enfermagem. É um trabalho meio estressante as vezes (motivo para outro post) mas também é bem legal. Há alguns meses realizamos um evento para todo o corpo de enfermagem do hospital e a recepção foi das melhores possíveis (adoro isso).

 Evento sem bola não é evento!!!!


Quando se fala em medicamentos temos que sempre pensar na segurança, tanto do paciente, quanto na nossa. Falo isso pois os profissionais manuseiam os medicamentos antes de administrar nos nossos pacientes/clientes. E apesar de os medicamentos salvarem vidas eles também podem matar, pois a diferença entre remédio e veneno está apenas na dose (você já deve ter escutado isso).

Então no evento falamos exatamente da segurança em todas as etapas que o medicamento atua. A prescrição, o uso e a administração pelos profissionais de Enfermagem.

Eu, a Gerente de Qualidade, minha chefe e a Gerente de Enfermagem

A minha chefe, que foi a organizadora no evento, chamou 3 palestrantes de fora do hospital, para dar um up nas palestras realizadas. As palestrantes são enfermeiras de laboratórios que nos atendem com medicamentos. O palestrante é farmacêutico. Puxando a sardinha para o meu lado, foi a melhor aula! ahahahahaha.....


Eu acho todo tipo de conhecimento muito válido. E quando o conhecimento é compartilhado é melhor ainda. A gente aprende e ainda se diverte no trabalho ♥. E é nossa função dar suporte a outros profissionais.


Parte da equipe de farmacêuticos


Espero que gostem desse tipo de post. 
Beijos e até a próxima!

Formada em Farmácia Hospitalar. Apaixonada por ler e escrever desde sempre. Criou o Blog em 2013 para compartilhar seu amor pelos livros, séries e filmes.

Comente com Blogger
Comente com Facebook
Comente com Google+

1 comentários:

  1. Ai que legal, amei o post <3
    Estou no 5° período de farmácia ou seja, falta mais alguns anos pela frente até eu me formar, amo post sobre profissões dentro da farmácia pois ainda não sei em que parte futuramente atuar.
    Beijos, parabéns pelo Blog :3
    Doce Aquarela

    ResponderExcluir

Olá, leitor!
Se você chegou até aqui, fique sabendo que já fiquei feliz!
Se quiser deixe seu comentário que responderei em breve! Se tiver blog saiba que logo logo lhe farei uma visitinha ♥

 
Uma leitura a mais © Todos os direitos reservados :: Design e desenvolvimento por Gabi Melo :: voltar para o topo