Alina é um lançamento da Pedrazul Editora que recebi e li recentemente. Li não, devorei, pois é uma leitura extremamente carismática. Alina, de autoria da baiana Emilia Lima,
conta a história da menina Alina, integrante da família Cirilo, que veio de Portugal com o intuito
de ajudar na colonização do Brasil.
Logo no começo do livro somos apresentados a Alina e ficamos sabendo de seu amo "platônico" pelo jovem advogado
Pedro Garcia, amigo de sua família, desde a primeira vez que o viu. Como Alina ainda é praticamente uma criança o amor é claro,
proibido. E Pedro ainda possui o agravante de ser casado e ter filhos. Porém, Alina segue forte e convicta de seu amor pelo jovem. O tempo passa, Alina "cresce" um pouco mas mantém sua paixão por Pedro, parecendo que é correspondida, já que os dois passam muito tempo juntos e se tornam bons amigos.
Sabendo que a situação de ambos é comprometedora e dada a toda série de mexericos (não importa o tempo, fofoca é universal), Alina pede ao pai que a envie para longe por um tempo, para clarear as ideias e quem sabe, esquecer o amor que sente por uma pessoa casada. Porém, como o desejo é maior do que a vontade, Alina e Pedro acabam tendo uma noite de amor antes da jovem ir para longe.
Como toda ação impensada tem uma reação, longe de casa, Alina descobre a gravidez e através de uma velha amiga índia vai parar numa aldeia próxima. Vivendo em meio aos índios (que são bons e extremamente amigáveis com a moça branca) ela conhece Naru, um
mestiço com modos de fidalgo. Ele é filho de uma índia com um pai português, que foi educado com os dois costumes, de sua metade indígena e sua metade branca. Sozinha e carente, Alina acaba se deixando conquistar
pelo belo e doce Naru. Uma nova etapa de sua vida se inicia a partir daí.
O livro é bem curtinho e permeado por essas ilustrações fofinhas, que eu achei muito delicadas. Deu um ar diferente a edição e apesar de não ser adpeta a livros de colorir, juro que me deu vontade de pintá-las!
A história trata basicamente de amor e laços familiares, junto a isso temos algumas traições, encontros e desencontros e a autora ambientou sua história na Bahia do século XVI. Acho que nunca tinha lido uma história de ficção ambientada nesse período da história do Brasil. Lemos um pouco sobre a escravidão, sobre os fidalgos, sobre as aspirações das pessoas naquela época!
Eu gostei muito da escrita leve da autora, já que ambientada nesse período os costumes e modo de falar eram peculiares. Emilia Lima consegui não nos entediar com algumas expressões, ao contrário, soou totalmente dentro do contexto.
O rumo que a história de Alina tomou foi bem coerente na minha opinião, mesmo com o início pouco comum de amor proibido de uma jovenzinha por um homem casado. Não gosto muito desse "recurso narrativo" pois os finais possíveis quase sempre são os mesmos e eu quase nunca concordo com eles. Aqui não foi diferente, apesar de a leitura ter me agradado, não curti o final.
O pacote de Pedrazul veio "recheado" com esses marcadores maravilhosos do livro (e outros mais), que são a marca registrada de todos os envios da editora, uma profusão de marcadores! ♥ É de babar!!!!
Ah, uma coisa que eu senti falta nesse leitura foi que não havia um mapa das sesmarias (lote de terra inculta ou abandonada; terreno abandonado ou
inculto que os reis de Portugal cediam aos novos povoadores). Explico: não sendo o Brasil daquela época da mesma forma como é hoje, sempre acho muito bom quando se trata desse tipo de história ter um mapa, para nós sabermos como era o mundo naquele contexto. Eu queria saber exatamente onde ficava a fazenda Cirilo, a casa da irmã de Alina, a aldeia de Naru.....Nada de mais, eu que sou chata mesmo ahahahahaha. Alina é o volume 1 das histórias da família Cirilo, ainda vai ter Dandara e Ágata ♥ Quem já ficou ansiosa por essas histórias?
Site // Skoob // Compre aqui
Oi, Renata. Estou fascinada com os lançamentos da editora Pedrazul que vem dando o que falar. Não conhecia essa obra mas já amei de paixão essa capa e com certeza vou anotar aqui para ler eventualmente depois.
ResponderExcluirAmei os marcadores também e a diagramação.
Beijo.
Leitora Encantada