25 maio, 2017

{Resenha #192} Alina - Emilia Lima - Pedrazul Editora



Alina é um lançamento da Pedrazul Editora que recebi e li recentemente. Li não, devorei, pois é uma leitura extremamente carismática. Alina, de autoria da baiana Emilia Lima, conta a história da menina Alina, integrante da família Cirilo, que veio de Portugal com o intuito de ajudar na colonização do Brasil. 


Logo no começo do livro somos apresentados a Alina e ficamos sabendo de seu amo "platônico" pelo jovem advogado Pedro Garcia, amigo de sua família, desde a primeira vez que o viu. Como Alina ainda é praticamente uma criança o amor é claro, proibido. E Pedro ainda possui o agravante de ser casado e ter filhos. Porém, Alina segue forte e convicta de seu amor pelo jovem. O tempo passa, Alina "cresce" um pouco mas mantém sua paixão por Pedro, parecendo que é correspondida, já que os dois passam muito tempo juntos e se tornam bons amigos.

Sabendo que a situação de ambos é comprometedora e dada a toda série de mexericos (não importa o tempo, fofoca é universal), Alina pede ao pai que a envie para longe por um tempo, para clarear as ideias e quem sabe, esquecer o amor que sente por uma pessoa casada. Porém, como o desejo é maior do que a vontade, Alina e Pedro acabam tendo uma noite de amor antes da jovem ir para longe.


Como toda ação impensada tem uma reação, longe de casa, Alina descobre a gravidez e através de uma velha amiga índia vai parar numa aldeia próxima. Vivendo em meio aos índios (que são bons e extremamente amigáveis com a moça branca) ela conhece Naru, um mestiço com modos de fidalgo. Ele é filho de uma índia com um pai português, que foi educado com os dois costumes, de sua metade indígena e sua metade branca. Sozinha e carente, Alina acaba se deixando conquistar pelo belo e doce Naru. Uma nova etapa de sua vida se inicia a partir daí.

O livro é bem curtinho e permeado por essas ilustrações fofinhas, que eu achei muito delicadas. Deu um ar diferente a edição e apesar de não ser adpeta a livros de colorir, juro que me deu vontade de pintá-las!
 

 
A história trata basicamente de amor e laços familiares, junto a isso temos algumas traições, encontros e desencontros e a autora ambientou sua história na Bahia do século XVI. Acho que nunca tinha lido uma história de ficção ambientada nesse período da história do Brasil. Lemos um pouco sobre a escravidão, sobre os fidalgos, sobre as aspirações das pessoas naquela época!

Eu gostei muito da escrita leve da autora, já que ambientada nesse período os costumes e modo de falar eram peculiares. Emilia Lima consegui não nos entediar com algumas expressões, ao contrário, soou totalmente dentro do contexto.

O rumo que a história de Alina tomou foi bem coerente na minha opinião, mesmo com o início pouco comum de amor proibido de uma jovenzinha por um homem casado. Não gosto muito desse "recurso narrativo" pois os finais possíveis quase sempre são os mesmos e eu quase nunca concordo com eles. Aqui não foi diferente, apesar de a leitura ter me agradado, não curti o final.



O pacote de Pedrazul veio "recheado" com esses marcadores maravilhosos do livro (e outros mais), que são a marca registrada de todos os envios da editora, uma profusão de marcadores! ♥ É de babar!!!!


Ah, uma coisa que eu senti falta nesse leitura foi que não havia um mapa das sesmarias (lote de terra inculta ou abandonada; terreno abandonado ou inculto que os reis de Portugal cediam aos novos povoadores). Explico: não sendo o Brasil daquela época da mesma forma como é hoje, sempre acho muito bom quando se trata desse tipo de história ter um mapa, para nós sabermos como era o mundo naquele contexto. Eu queria saber exatamente onde ficava a fazenda Cirilo, a casa da irmã de Alina, a aldeia de Naru.....Nada de mais, eu que sou chata mesmo ahahahahaha. Alina é o volume 1 das histórias da família Cirilo, ainda vai ter Dandara e Ágata ♥ Quem já ficou ansiosa por essas histórias?

 






Formada em Farmácia Hospitalar. Apaixonada por ler e escrever desde sempre. Criou o Blog em 2013 para compartilhar seu amor pelos livros, séries e filmes.

Comente com Blogger
Comente com Facebook
Comente com Google+

1 comentários:

  1. Oi, Renata. Estou fascinada com os lançamentos da editora Pedrazul que vem dando o que falar. Não conhecia essa obra mas já amei de paixão essa capa e com certeza vou anotar aqui para ler eventualmente depois.
    Amei os marcadores também e a diagramação.
    Beijo.
    Leitora Encantada

    ResponderExcluir

Olá, leitor!
Se você chegou até aqui, fique sabendo que já fiquei feliz!
Se quiser deixe seu comentário que responderei em breve! Se tiver blog saiba que logo logo lhe farei uma visitinha ♥

 
Uma leitura a mais © Todos os direitos reservados :: Design e desenvolvimento por Gabi Melo :: voltar para o topo