03 junho, 2017

{Mangá} 5 centímetros por segundo (Makoto Shinkai e Yukiki Seike)


Mais um mangá sensível e tocante! Minha singela coleção de mangá está aumentando consideravelmente. Depois de O Jardim das Palavras e A véspera do casamento eis que garimpo mais um ótimo mangá na amazon ♥. Além de lindo, foi baratinho, acho que uns 16 reais...



A história se passa no começo dos anos 90, onde a internet ainda não era uma alternativa viável para comunicação a distância. Takaki Tono e Akari Shinohara se conhecem desde o primário, e um sentimento amoroso surge involuntariamente entre eles. A relação, porém, se complica quando Akari tem que se mudar para o interior do país e os dois passam a se comunicar somente por cartas. Com o passar do tempo, a situação só piora, pois, chega a vez de Takaki se mudar, para ainda mais longe de Akari. Na vida do garoto, também entrará uma nova personagem: a sonhadora Kanae Sumida. Será que ele conseguirá esquecer Akari? Irão eles se reencontrar no futuro? 


Eu achei a capa tão delicada e a história tão singela que resolvi dar uma chance. Não me arrependi! Descobri que 5 centímetros por segundo é um longa metragem em animação, com duração de 63 minutos, produzido por Makoto Shinkai e exibido nos cinemas março de 2007. Daí depois que veio o mangá, com a arte de Yukiko Seike.

O que me chamou a atenção foi o subtítulo - uma sequência de histórias curtas sobre suas distâncias. E como a sinopse mesmo já entrega, eles são amigos de infância que tem suas vidas separadas pela própria vida.


No começo, vemos como Takaki e Akari se conhecem e constroem uma bela amizade embasada em gostos mútuos. E logo aí vemos o tal dos 5 centímetros por segundo do título. Na verdade, é a velocidade que as pétalas da flor de cerejeira caem. Pra quem por acaso não saiba, a flor de cerejeira é a flor nacional do Japão. Lá ela tem um significado muito importante, carregando a simbologia das flores, beleza, renovação e juventude. Poético, não?

Mas Akari se muda com a sua família e vai para outra escola. Eles começam a se corresponder por cartas e logo se percebe que há um sentimento crescendo entre eles, apesar de a comunicação ficar um pouco mais espaçada conforme o tempo vai surgindo...E em um outro momento, ele quem vai para mais longe ainda, complicando tudo....

O tempo vai passando e passando e a gente sabe que tem que fazer certas escolhas quando crescemos, né? Outras pessoas vão surgindo em nossas vidas. As vezes o amor da juventude pode durar para sempre, as vezes não...As vezes conseguimos mergulhar em outro relacionamento e guardamos boas memórias da juventude. 


Uma outra personagem aparece, Kanae, que deu mais veracidade a história contada. Colega de classe de Takaki, ela está apaixonada por ele, querendo arranjar forças para se confessar. Por outro lado, Akari também tem seus pretendentes....

Não quero ficar falando muito, se não vou acabar colocando aqui alguma coisa que possa tirar a surpresa de se ler o mangá e ir se deliciando com cada acontecimento. Fico só me perguntando porque as vezes as coisas não são como queremos ou imaginamos... Mas na verdade nós que temos que correr atrás das coisas, se pararmos muito para pensar, ou ponderar demais, pode ser que o momento passe e nós não o tenhamos de volta. Nem sempre vai ter outro trem nos esperando....(entendedores entenderão)... 


Na contra capa do volume 1 está escrito assim: Nós nos conhecemos no primário. O amor imaturo foi se tornando uma convicção. De Tóquio a Tochigi e depois, Tanegashima. Esta é uma história de uma busca por você. 

Porém no volume 2 está escrito assim: Um encontro do destino, um amor juvenil. Um único milagre liga os dois. Eu me tornei adulto procurando por vocês. Termina agora o amor que começou na época em que as flores de cerejeira desabrochavam.

Enfim, dá para ler com uns lencinhos na mão....mas parafrasenado Nelson Rodrigues, a vida como ela é!

Eu não vi o filme ainda, mas já me deu vontade, pois o mangá é lindo, com umas ilustrações lindas, imagina o filme? 

Dessa vez não tirei fotos dos meus 2 volumes, peguei umas imagens na internet, que achei que mostrariam melhor a lindeza que é!




Agora estou de olho em Socrátes in love e Tom Sawyer ♥♥♥

Beijos, espero que tenham curtido! Deixem seus comentários ♥

Formada em Farmácia Hospitalar. Apaixonada por ler e escrever desde sempre. Criou o Blog em 2013 para compartilhar seu amor pelos livros, séries e filmes.

Comente com Blogger
Comente com Facebook
Comente com Google+

2 comentários:

  1. Fico tão feliz quando alguém comenta esse mangá!! É um dos meus preferidos, e caso ainda não tenha visto, recomendo MUITO que veja o filme. A trilha sonora é fantástica...

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá, tudo bem? Virou meu preferido também...acho a história tão delicada e reflexiva...ainda não vi o filme, mas pretendo.

      Excluir

Olá, leitor!
Se você chegou até aqui, fique sabendo que já fiquei feliz!
Se quiser deixe seu comentário que responderei em breve! Se tiver blog saiba que logo logo lhe farei uma visitinha ♥

 
Uma leitura a mais © Todos os direitos reservados :: Design e desenvolvimento por Gabi Melo :: voltar para o topo