02 junho, 2017

{Resenha #194} A mãe das biografias sobre Jane Austen



Uma memória de Jane Austen é considerada a "mãe" de todas as biografias de Jane Austen. Talvez porque esse livro tenha sido escrito pelo sobrinho da autora, retratando sua intimidade. 

James Edward-Leigh conviveu com a tia na infância e a biografia traz os registros de suas reminiscências e de outros parentes. Na verdade é uma junção de lembranças dele e de suas duas irmãs, Anna e Caroline.

Cartas, curiosidades, sua infância e juventude em Steventon; suas primeiras composições; a mudança de Steventon para Bath; descrição de sua pessoa, personalidade e gostos. Jane Austen irmã; tia, filha, amiga e escritora. Uma biografia completa e emocionante.


Eu já tinha lido dois outros livros que tratam da vida da autora, Uma vida revelada e As memórias perdidas, mas biografia mesmo, essa é a primeira.

O que se pode dizer de uma biografia? Ou melhor, o que se pode dizer de uma autora que rompe as barreiras do tempo? Que é reverenciada e estudada mesmo 200 anos após a sua morte? Mas eu digo, sempre é bom saber sobre a vida e a obra de Jane Austen ♥

O livro é curtinho, em formatinho e tem apenas 231 páginas, a tradução é de Stephanie Savalla e José Loureiro e foi publicado pela Pedrazul Editora em 2014, pela primeira vez no Brasil. Foi publicado em 1870, mais de 50 anos após sua morte. A capa, extremamente bem escolhida para o livro é uma aquarela pintada por Cassandra em 1804....E o melhor, a edição é ilustrada!!!

Segundo o próprio autor, as memórias de sua TIA, JANE AUSTEN, foram recebidas com o maior apreço que ele podia esperar...Eu acho que é porque é bem notório que a escritora era bem reservada com relação a tudo...Imagine, ter a sua vida "invadida"? Todos fatalmente iriam querer saber tudo sobre aquela alma tão cativante....


Apesar de curto, o livro é dividido em muitos capítulos, para separar muitas coisas da vida da escritora, como por exemplo:

Seus laços familiares, 
Influência da família na sua escrita;
Primeiras composições;
Descrição da pessoa de Jane Austen, sua personalidade e gostos;
Reclusão do mundo literário;
Crescimento gradual de sua fama...e por aí vai...

Eu gostei muito do capítulo X, que nos traz algumas informações sobre os romances e depois o capitulo cancelado de Persuasão. Preciso dizer também que o livro traz as notas do autor, bem como excelentes notas de rodapé.


É um livro que realmente merece ser lido, tanto por fãs habituais da autora, quanto por outras pessoas para conhecerem um pouco da sua vida e sua imensa habilidade de contar histórias ♥

Como eu falei, minha singela coleção está crescendo!



 

Formada em Farmácia Hospitalar. Apaixonada por ler e escrever desde sempre. Criou o Blog em 2013 para compartilhar seu amor pelos livros, séries e filmes.

Comente com Blogger
Comente com Facebook
Comente com Google+

0 comentários:

Postar um comentário

Olá, leitor!
Se você chegou até aqui, fique sabendo que já fiquei feliz!
Se quiser deixe seu comentário que responderei em breve! Se tiver blog saiba que logo logo lhe farei uma visitinha ♥

 
Uma leitura a mais © Todos os direitos reservados :: Design e desenvolvimento por Gabi Melo :: voltar para o topo