10 agosto, 2017

{Resenha #206} Romance em San Marino - Lidia Rayanne


Olá, pessoal, tudo bem? Espero que sim! Eu topei com essa história há um tempinho atrás quando fiz um post de divulgação e um só de quotes do livro (quem não ama??). Daí como me interessei pela história (romance e de época, quem nunca??) baixei no meu kindle para poder ler assim que tivesse uma brechinha (sempre estou a ler mais de um livro ao mesmo tempo, um vício)


Em meio às guerras napoleônicas, a pequena república de San Marino ainda permanece livre com as graças do Imperador Bonaparte. Mas a paz que reina no Monte Titano não se aplica a Ângela Olivério. Pressionada por seus pais para aceitar um casamento arranjado, a jovem de 19 anos se pergunta quem em pleno século XIX aceitaria se casar com uma professora cheia de sonhos idealistas.
As inquietações também não abandonam Marco Casali. Comprometido com a bela Alessa Vicini e filho de um dos governantes mais importantes de sua geração, o galante rapaz se sentia preparado para substituir o lugar do pai no Conselho de San Marino. Isso até o dia em que foi envergonhado diante de seus mais importantes líderes. Como ele poderia se tornar o capitão-regente de um país cuja história e povo mal conhece?
Depois de um inesperado encontro, Marco descobre em Ângela a mentora improvável de que precisa. Sob a promessa de que ele lhe conseguirá uma audiência com os próprios capitães-regentes, Ângela aceita a missão de instruí-lo nos preceitos da República sem saber que, terrível e irreversivelmente, seu coração seria arrebatado logo por ele — um rapaz destinado à outra garota.
Mas o que ambos não imaginam é que, à medida que lutam contra o sentimento crescente entre eles, a chegada de dois estrangeiros ameaça a liberdade de San Marino.

Comecei a leitura feliz da vida, pois pela sinopse tem boa parte de muitos clichês que amamos! A menina idealista e romântica, que é professora e não quer aceitar uma casamento arranjado em seu destino, pois com certeza isso esmagará todos os seus sonhos. Um jovem bonito, que aparentemente tem uma vida de perfeição a sua espera, uma bela prometida, um alto cargo no governo, uma família de tradição. Quando esses mundos colidem as coisas começam a parecer diferentes tanto para um quanto para outro. Já de cara ia mesmo amar, não acham?? 

E qual a minha surpresa ao descobrir que a Sereníssima Republica de San Marino realmente existe! Pesquisando descobri que é um país situado nos Apeninos. Ele é um enclave encravado, completamente envolto pela Itália (adorei saber mais sobre isso!).

Olha que lugar lindo.....


Ângela Olivério é uma jovem professora de personalidade cativante que sabe se expressar e quer mudar o mundo a sua volta. E faz isso (ou tenta) da maneira que sabe, pela educação (ponto pra ela)! Ela é uma jovem comum de uma comunidade comum que tem uma família imensa, bem ao estilo italiano mesmo ahahahaha, muitos tios, tias e primos, alguns com destaque considerável na história. Já Marco Casali é um jovem rapaz que tem um futuro traçado por seu pai, arranjar um belo e vantajoso casamento e algum dia se tornar um dos governantes daquele país. Só que sua mente está um pouco dentro da caixinha, ele não tem um horizonte expandido. Ele não é burro, claro, mas realmente tem um pensamento que todos orbitam a sua volta....coisa que vai mudar já já...

O encontro entre eles é inesperado e Marco enxerga a possibilidade de "aprender" com a garota miúda da fita vermelha no cabelo. Muito a contra gosto, Ângela e sua família acabam aceitando aquele acordo pouco comum. Mas Marco consegue ser persuasivo e promete a Ângela uma audiência com os capitães-regentes, que são os governantes daquele país. Assim ela poderá explanar muitas de suas ideias de melhoria para o país. 
A partir daí tudo começa a tomar forma....Ângela e Marco vão se tornando cada vez mais próximos, tanto quando Augusto pode permitir....O irmão caçula da garota é um personagem a parte. Uma espécie de "vigia" e "acompanhante" ele me arrancou umas risadas em vários momentos...ora implicante, ora infantil, ora corajoso....o menino fica extasiado com o novo amigo, Marco, claro, pois sempre lhe empresta seu cavalo para cavalgar.
A autora soube construir o romance de uma forma muito despretensiosa, gostosa mesmo de ler. Apesar de já sabermos no que vai dar (como eu falei, vários e amados clichês) é bem legal ver como isso vai ser construído na prática. Eu só achei que o romance demorou a acontecer 😠😠, eles demoraram a se tocar que estavam mesmo apaixonados, mas eu achei isso porque sou ansiosa e já queria chegar na parte dos beijos!!!! 💕💕💕💕

A história nos mostra várias barreiras. Primeiro de tudo, Ângela é uma garota a frente de seu tempo, que tem ideias e pensa (claro, ela lê!). Ela se recusa a acreditar que o papel de uma mulher na sociedade seja apenas o de mãe e esposa, que deve total e irrestrita obediência ao marido. Ela quer mesmo fazer a diferença, mas naquele momento, naquela sociedade é impossível. É um sonho distante, que talvez se torne realidade dali a algumas gerações. E acho que ela pensa exatamente isso...daí a escola. Ângela sabe que não mudará nada agora, mas pensa pra frente, quem sabe aquelas crianças a quem ensina possam ter um futuro diferente?? 

Já Marco vive num mundo de ilusão. Um pai muito forte e firme, uma madrasta que considera uma verdadeira mãe, apesar de ele saber exatamente que não é. Um "relacionamento" prefeito com uma garota linda e elegante, que ele pedirá a mão em casamento quando ela completar 18 anos. Só que ele não sabe que vive uma vida meio vazia e triste até conhecer a imensa e feliz família Olivério. A barreira social é bem descrita no livro. Há os pobres e os ricos e eles vivem, óbvio, em mundos diferentes. Ângela tem duas enormes barreiras a vencer, ela é pobre e ainda é mulher! Muito complicada ser taxada em qualquer sociedade pelo seu gênero. Sempre leio romances de época e as mocinhas são sempre a frente de seu tempo....porém sempre dentro das circunstâncias que lhe são impostas. 
Quando Marco conhece Ângela me parece que um véu é retirado de seus olhos. Ele começa a enxergar o mundo através dos olhos da jovem professora. Seus desejos, seus anseios, seu extremo conhecimento da vida e da sociedade em que vivem. A parte política do livro é sempre complicada para mim, eu tenho um problema sério para entender política, mas a autora desenvolveu o assunto de uma forma a não ficar chato ou entediante.
A barreira social é muito forte em toda a história e outros personagens a citam e vivenciam, como Nelita e Pietro, que é um exilado dentro de San Marino. E por falar em outros personagens, nossa, aqui tem vários....uma família inteira, que adora Ângela, mas não perde uma ocasião para troçar dela e de sua falta de jeito com muitas coisas, que não sejam ensinar... Enfim, poderia escrever outro livro só falando o que me chamou a atenção nessa história! Mas vou deixar para a autora Lidia Rayanne no livro 2 ahahahahaha.... Vou parar por aqui porque esse post já ficou imenso....mas não deu para evitar, eu gostei muito do que li ♥♥

Eu gostei muito da escrita da autora e estou bem ansiosa para ler o livro 2, pois alguns dos mistérios políticos e as barreiras ao enlace de Marco e Ângela vão se desenrolar ♥♥
obs: todas as imagens do post foram retiradas da página do livro no facebook!
Deixo aqui os links da autora!
Site ♥ Amazon ♥ Facebook ♥ Skoob 

Formada em Farmácia Hospitalar. Apaixonada por ler e escrever desde sempre. Criou o Blog em 2013 para compartilhar seu amor pelos livros, séries e filmes.

Comente com Blogger
Comente com Facebook
Comente com Google+

5 comentários:

  1. Que resenha mais deliciosa, Renata! *o*
    Sério, não sabe o quanto fico feliz em ver como você apreciou cada detalhe dessa história <3
    Espero responder todas as suas dúvidas no livro 2 haha
    Beijão e sucesso com o blog!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Estou louca para ler o Livro 02...poxa, quando vi só novembro ai ai kkkkkkk, vamos aguardar, né?? Enfim.....uma delícia de se ler e eu fui me apegando de uma forma ou de outra aos personagens, AMEI mesmo ♥

      Excluir
  2. Rê, amei tudo, a resenha, a premissa da história, as fotos, o post ficou um arraso. Agora vou esperar lançar o 2 para ler ambos, haha.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Sim...se não vc que é ansiosa vai ficar como?? ahahahahahahha....muito bom, eu amei (sabe que eu sou sincera, né?)...a história vai te envolvendo de tal forma que te prende ♥

      Excluir
  3. Que coisa mais linda, eu não conhecia, conheci aqui no seu blog e fiquei bem curiosa. Pretendo ler assim que sobrar um tempinho. Sua resenha ficou bem completa e conseguiu despertar minha curiosidade, afinal dicas de romances de época são sempre bem vindos. Beijos

    P.s. Lindas fotos, fiquei babando!!!
    Leituras, vida e paixões!!!

    ResponderExcluir

Olá, leitor!
Se você chegou até aqui, fique sabendo que já fiquei feliz!
Se quiser deixe seu comentário que responderei em breve! Se tiver blog saiba que logo logo lhe farei uma visitinha ♥

 
Uma leitura a mais © Todos os direitos reservados :: Design e desenvolvimento por Gabi Melo :: voltar para o topo