Olá, pessoal, tudo bem? Espero que sim! Eu topei com essa história há um tempinho atrás quando fiz um post de divulgação e um só de quotes do livro (quem não ama??). Daí como me interessei pela história (romance e de época, quem nunca??) baixei no meu kindle para poder ler assim que tivesse uma brechinha (sempre estou a ler mais de um livro ao mesmo tempo, um vício).
Em meio às guerras napoleônicas, a pequena república de San Marino ainda permanece livre com as graças do Imperador Bonaparte. Mas a paz que reina no Monte Titano não se aplica a Ângela Olivério. Pressionada por seus pais para aceitar um casamento arranjado, a jovem de 19 anos se pergunta quem em pleno século XIX aceitaria se casar com uma professora cheia de sonhos idealistas.
As inquietações também não abandonam Marco Casali. Comprometido com a bela Alessa Vicini e filho de um dos governantes mais importantes de sua geração, o galante rapaz se sentia preparado para substituir o lugar do pai no Conselho de San Marino. Isso até o dia em que foi envergonhado diante de seus mais importantes líderes. Como ele poderia se tornar o capitão-regente de um país cuja história e povo mal conhece?
Depois de um inesperado encontro, Marco descobre em Ângela a mentora improvável de que precisa. Sob a promessa de que ele lhe conseguirá uma audiência com os próprios capitães-regentes, Ângela aceita a missão de instruí-lo nos preceitos da República sem saber que, terrível e irreversivelmente, seu coração seria arrebatado logo por ele — um rapaz destinado à outra garota.
Mas o que ambos não imaginam é que, à medida que lutam contra o sentimento crescente entre eles, a chegada de dois estrangeiros ameaça a liberdade de San Marino.
Comecei a leitura feliz da vida, pois pela sinopse tem boa parte de muitos clichês que amamos! A menina idealista e romântica, que é professora e não quer aceitar uma casamento arranjado em seu destino, pois com certeza isso esmagará todos os seus sonhos. Um jovem bonito, que aparentemente tem uma vida de perfeição a sua espera, uma bela prometida, um alto cargo no governo, uma família de tradição. Quando esses mundos colidem as coisas começam a parecer diferentes tanto para um quanto para outro. Já de cara ia mesmo amar, não acham??
E qual a minha surpresa ao descobrir que a Sereníssima Republica de San Marino realmente existe! Pesquisando descobri que é um país situado nos Apeninos. Ele é um enclave encravado, completamente envolto pela Itália (adorei saber mais sobre isso!).
Olha que lugar lindo.....
Ângela Olivério é uma jovem professora de personalidade cativante que sabe se expressar e quer mudar o mundo a sua volta. E faz isso (ou tenta) da maneira que sabe, pela educação (ponto pra ela)! Ela é uma jovem comum de uma comunidade comum que tem uma família imensa, bem ao estilo italiano mesmo ahahahaha, muitos tios, tias e primos, alguns com destaque considerável na história. Já Marco Casali é um jovem rapaz que tem um futuro traçado por seu pai, arranjar um belo e vantajoso casamento e algum dia se tornar um dos governantes daquele país. Só que sua mente está um pouco dentro da caixinha, ele não tem um horizonte expandido. Ele não é burro, claro, mas realmente tem um pensamento que todos orbitam a sua volta....coisa que vai mudar já já...
O encontro entre eles é inesperado e Marco enxerga a possibilidade de "aprender" com a garota miúda da fita vermelha no cabelo. Muito a contra gosto, Ângela e sua família acabam aceitando aquele acordo pouco comum. Mas Marco consegue ser persuasivo e promete a Ângela uma audiência com os capitães-regentes, que são os governantes daquele país. Assim ela poderá explanar muitas de suas ideias de melhoria para o país.
A partir daí tudo começa a tomar forma....Ângela e Marco vão se tornando cada vez mais próximos, tanto quando Augusto pode permitir....O irmão caçula da garota é um personagem a parte. Uma espécie de "vigia" e "acompanhante" ele me arrancou umas risadas em vários momentos...ora implicante, ora infantil, ora corajoso....o menino fica extasiado com o novo amigo, Marco, claro, pois sempre lhe empresta seu cavalo para cavalgar.
A autora soube construir o romance de uma forma muito despretensiosa, gostosa mesmo de ler. Apesar de já sabermos no que vai dar (como eu falei, vários e amados clichês) é bem legal ver como isso vai ser construído na prática. Eu só achei que o romance demorou a acontecer 😠😠, eles demoraram a se tocar que estavam mesmo apaixonados, mas eu achei isso porque sou ansiosa e já queria chegar na parte dos beijos!!!! 💕💕💕💕
A história nos mostra várias barreiras. Primeiro de tudo, Ângela é uma garota a frente de seu tempo, que tem ideias e pensa (claro, ela lê!). Ela se recusa a acreditar que o papel de uma mulher na sociedade seja apenas o de mãe e esposa, que deve total e irrestrita obediência ao marido. Ela quer mesmo fazer a diferença, mas naquele momento, naquela sociedade é impossível. É um sonho distante, que talvez se torne realidade dali a algumas gerações. E acho que ela pensa exatamente isso...daí a escola. Ângela sabe que não mudará nada agora, mas pensa pra frente, quem sabe aquelas crianças a quem ensina possam ter um futuro diferente??
Já Marco vive num mundo de ilusão. Um pai muito forte e firme, uma madrasta que considera uma verdadeira mãe, apesar de ele saber exatamente que não é. Um "relacionamento" prefeito com uma garota linda e elegante, que ele pedirá a mão em casamento quando ela completar 18 anos. Só que ele não sabe que vive uma vida meio vazia e triste até conhecer a imensa e feliz família Olivério. A barreira social é bem descrita no livro. Há os pobres e os ricos e eles vivem, óbvio, em mundos diferentes. Ângela tem duas enormes barreiras a vencer, ela é pobre e ainda é mulher! Muito complicada ser taxada em qualquer sociedade pelo seu gênero. Sempre leio romances de época e as mocinhas são sempre a frente de seu tempo....porém sempre dentro das circunstâncias que lhe são impostas.
Quando Marco conhece Ângela me parece que um véu é retirado de seus olhos. Ele começa a enxergar o mundo através dos olhos da jovem professora. Seus desejos, seus anseios, seu extremo conhecimento da vida e da sociedade em que vivem. A parte política do livro é sempre complicada para mim, eu tenho um problema sério para entender política, mas a autora desenvolveu o assunto de uma forma a não ficar chato ou entediante.
A barreira social é muito forte em toda a história e outros personagens a citam e vivenciam, como Nelita e Pietro, que é um exilado dentro de San Marino. E por falar em outros personagens, nossa, aqui tem vários....uma família inteira, que adora Ângela, mas não perde uma ocasião para troçar dela e de sua falta de jeito com muitas coisas, que não sejam ensinar... Enfim, poderia escrever outro livro só falando o que me chamou a atenção nessa história! Mas vou deixar para a autora Lidia Rayanne no livro 2 ahahahahaha.... Vou parar por aqui porque esse post já ficou imenso....mas não deu para evitar, eu gostei muito do que li ♥♥
Eu gostei muito da escrita da autora e estou bem ansiosa para ler o livro 2, pois alguns dos mistérios políticos e as barreiras ao enlace de Marco e Ângela vão se desenrolar ♥♥
obs: todas as imagens do post foram retiradas da página do livro no facebook!
Deixo aqui os links da autora!
Que resenha mais deliciosa, Renata! *o*
ResponderExcluirSério, não sabe o quanto fico feliz em ver como você apreciou cada detalhe dessa história <3
Espero responder todas as suas dúvidas no livro 2 haha
Beijão e sucesso com o blog!
Estou louca para ler o Livro 02...poxa, quando vi só novembro ai ai kkkkkkk, vamos aguardar, né?? Enfim.....uma delícia de se ler e eu fui me apegando de uma forma ou de outra aos personagens, AMEI mesmo ♥
ExcluirRê, amei tudo, a resenha, a premissa da história, as fotos, o post ficou um arraso. Agora vou esperar lançar o 2 para ler ambos, haha.
ResponderExcluirSim...se não vc que é ansiosa vai ficar como?? ahahahahahahha....muito bom, eu amei (sabe que eu sou sincera, né?)...a história vai te envolvendo de tal forma que te prende ♥
ExcluirQue coisa mais linda, eu não conhecia, conheci aqui no seu blog e fiquei bem curiosa. Pretendo ler assim que sobrar um tempinho. Sua resenha ficou bem completa e conseguiu despertar minha curiosidade, afinal dicas de romances de época são sempre bem vindos. Beijos
ResponderExcluirP.s. Lindas fotos, fiquei babando!!!
Leituras, vida e paixões!!!