11 setembro, 2017

{Resenha #208} Ecos - Pam Muñoz Ryan #DarkLove


E quando você lê o livro, está gostando, mas chega uma hora que te irrita?? Daí você pensa: é sério, isso? Parecia que as histórias não tinham fim, que eu ia ter que imaginar por mim mesma...Como estava enganada....



Ecos é um conto de fadas dark, que resgata o melhor da tradição dos irmãos Grimm, combinado com delicados momentos do século XX, como as duas grandes guerras e a depressão econômica que assolou os Estados Unidos nos anos 30. O resultado é uma fantasia histórica repleta de perigos e beleza, emoldurada pelo poder da música (e que poder!).

Três irmãs chamadas Eins, Zwei e Drei. Um, Dois e Três. Três princesas que escaparam das garras da morte para se tornar prisioneiras de uma bruxa. A única maneira que elas têm para quebrar o feitiço e escapar da floresta onde vivem é através da música. Uma harmonia em três vozes capaz de viajar pelo tempo e espaço, e tocar profundamente a vida das pessoas que a escutam.

E bota profundamente nisso, quando comecei a ler já queria saber onde aquela história ia dar....E digo que não me arrependi!



A aventura começa cinquenta anos antes da Primeira Guerra Mundial — “a guerra para acabar com todas as guerras” —, quando o pequeno Otto se perde na Floresta Negra e encontra as três irmãs encantadas, prisioneiras de uma velha bruxa, que conhecia apenas das páginas de um livro, e acreditava ser apenas uma lenda.

Como em um passe de mágica, as irmãs ajudam o garoto a encontrar o caminho de casa. E Otto promete libertá-las, levando o espírito das três dentro de uma inusitada gaita de boca.


Ao longo dos anos, o instrumento chega à mão de novos donos: um menino que vê o sonho de se tornar músico interrompido pela ascensão do nazismo; um jovem pianista prodígio que vive num orfanato e luta para não ser separado do irmão caçula; uma filha de imigrantes mexicanos que cuidam de uma casa de japoneses enviados a um campo de concentração dentro dos Estados Unidos, durante a Segunda Guerra Mundial.


E contando cada uma dessas histórias a autora coloca a música e a gaita permeando cada um dos caminhos e acontecimentos nas vidas daquelas pessoas. Conforme lia a história de Friedrich fui me encantando por ele, depois Michael e Frankie e por fim, com Ivy ....E cada uma dessas histórias incríveis tem coadjuvantes fantásticos, daqueles que a gente torce também!!!!

Descobri que gosto de livros com histórias de guerra, mas que não falam da guerra propriamente. A guerra é um pano de fundo...algo para conectar as pessoas...parece uma coisa tão distante e irreal, mas não é, ela de fato aconteceu...e deixou marcas na vida do mundo.

Eu amei o livro de diversas formas, pela forma como a autora contou a história, meio em forma de fábula, daquelas que tem que ter um final, uma moral da história...E também pelos personagens que ela escolheu para protagonistas. Pessoas comuns, normais como eu e você, mas que por um motivo ou por outro carregam ainda jovens um grande fardo. Seja uma barreira imposta por Hitler, seja a falta dos pais, seja uma nacionalidade diferente...Pam Muñoz Ryan nos enche de amor em cada palavra que escreve...


Eu gosto de música, mas não entendo muito de instrumentos musicais. Mas a autora conseguiu me transportar para dentro de cada uma das músicas que foram citadas no livro e cada vez que alguém tocava qualquer instrumento, sobretudo a gaita que conecta as pessoas, dava realmente para sentir no fundo do coração 💗

O livro é mesmo fantástico, a diagramação da Darkside nem se fala! Essas bordas laranjas deram mesmo o toque final a todo esse conteúdo extraordinário! 




Eu fiquei tão triste de não ter me conectado ao livro anterior que li, Só os animais salvam (resenha aqui) que fiquei meio assim de acontecer e mesma coisa com esse. Ainda bem que não aconteceu...eheheheheh....

Espero que tenham curtido. E caso queiram comprar o livro deixo o link da Amazon, que é onde compro a maioria dos meus livros. Esse no entanto, foi uma cortesia da Editora, que é parceira aqui do blog!


Formada em Farmácia Hospitalar. Apaixonada por ler e escrever desde sempre. Criou o Blog em 2013 para compartilhar seu amor pelos livros, séries e filmes.

Comente com Blogger
Comente com Facebook
Comente com Google+

0 comentários:

Postar um comentário

Olá, leitor!
Se você chegou até aqui, fique sabendo que já fiquei feliz!
Se quiser deixe seu comentário que responderei em breve! Se tiver blog saiba que logo logo lhe farei uma visitinha ♥

 
Uma leitura a mais © Todos os direitos reservados :: Design e desenvolvimento por Gabi Melo :: voltar para o topo