16 março, 2018

{Resenha #235} Kurt Seyit & Shura, da @pedrazul editora


Olá, pessoal, como estão? Eu tenho feito ótimas leituras e vocês? Li recentemente Kurt Seyit & Shura, mais um livro da Pedrazul Editora que também tem série...bom que as pessoas que curtem o livro vêem a série e vice versa, isso só faz a história ficar mais conhecida, né?


Esse livro Kurt Seyit & Shura foi uma grata surpresa pois foi um best-seller instantâneo desde o seu lançamento em 1992, sendo um clássico da literatura turca contemporânea, um drama romântico que tem como cenário a decadência do Império Russo e a Primeira Guerra Mundial. Eu nunca tinha lido nada do tipo, pelo menos não que eu me lembre!


Eu tinha me programado para ler o livro logo assim que terminei Belinda, mas como demorei um pouco nessa leitura fiquei com medo de Kurt & Shura ter o mesmo "ritmo"....então acabei adiando a leitura. Mas Janeiro foi um ótimo mês de leituras, então fiquei feliz que curti a leitura desse romance ♥

Kurt Seyit é o filho de um nobre abastado da Crimeia e um elegante primeiro tenente da Guarda Imperial. Ferido no front dos Cárpatos e, mais tarde, procurado pelos bolcheviques, ele faz uma fuga ousada através do Mar Negro. Orgulhoso para aceitar o pagamento por um carregamento de armas que ele entrega aos nacionalistas, Seyit enfrenta anos de luta para começar uma nova vida na República Turca que surge das cinzas do Império Otomano decadente. Tudo o que ele tem é a sua dignidade e o seu amor.

Shura é a linda e inocente menina, encantada pela música de Tchaikovsky e pelas luzes brilhantes de Moscou, que se apaixona por Seyit quando tem apenas quinze anos. Uma vítima em potencial na mira dos bolcheviques devido à riqueza e à posição social de sua família, ela está determinada a seguir seu coração e acompanhar Seyit na sua perigosa fuga pelo Mar Negro.


Histórias que falam de guerra são sempre tensas, né? Esse é um pano de fundo cruel por toda a verdade e horror que ele carrega. A Revolução Russa em si já tem um agravante meio chocante, que foi a morte sem dó nem piedade do Czar Nicolau e toda a sua família, incluindo sua filha Anastácia, tema de inúmeros filmes ao longo das décadas ♥

O livro conta a história de amor entre Kurt e Shura, uma história real, diga-se de passagem. Mas é tão complicado ler esses livros, sabendo que foram pessoas de verdade, com erros e acertos ao longo de suas vidas. Digo isso, pois quando vemos de fora do contexto ou mesmo das tragédias que aconteceram ao longo dos anos, parece que fica "fácil" questionar as decisões....



Eles se conhecem num baile chique. Kurt é um Soldado Imperial. A época é 1916, tá? A era do Czar Nicolau está quase chegando ao fim...Já Shura é uma menina de apenas 15 anos, filha de um aristocrata russo, inocente como toda menina dessa idade. Apesar de já ter tido várias mulheres "aquela menina russa" encanta Seyit à primeira vista. É claro que ela, conhecendo pouco do mundo como conhece se encanta mais ainda pelo soldado alto, forte, encantador e cheio de medalhas ♥

Eles ficam juntos a princípio, mas a guerra os separa. A autora nos conta um pouco da infância dele na Crimeira e logo de cara o pai dele fala que ele não pode se casar com uma mulher russa, que ele deve se casar com uma turca. Algum tempo depois eles se reencontram e fogem dos horrores da guerra que avança cruelmente. Kurt acha que seu pai dará abrigo aos dois, mas depois do que eu escrevi acima, nem em sonho, né? Enfim.....eles fogem para Istambul e lá começam uma nova vida de muito trabalho, mas eles continuam se amando.



Nesse meio tempo quando tudo parece que está em paz acontece uma coisa que eu fiquei meio assim...MAS HEIN?? Depois de tudo isso? Ah, fala sério! MASSSSSSSSSSSSSSSS.....como eu falei, é uma história real, então a autora não inventou e vida que segue....

O livro na verdade conta a história de amor deles, mas mais focado em Seyit. Suas vidas seguem rumos diferentes e Shura amadurece muito nesse tempo decorrido. Ela me pareceu uma pessoa muito forte e que ama apaixonadamente. Mas de repente por isso, ela sofre também.

Mas para o final do livro também acontece outra coisa que eu pensei...AH, vai te catar!!!!!! MASSSSSSSSSSSS.....de novo, é uma história real, da vida de pessoas reais, então que posso fazer??? O amor tem dessas coisas, enfim....




Eu não vi a série, mas pelas imagens da internet está realmente muito bonita! Talvez eu veja algum dia, mas confesso que não sei. A Pedrazul lançou esse primeiro livro e pesquisando descobri que tem mais dois relacionados ao seu avô. Não sei se a editora tem pretensão de lançar, mas espero que sim! Vale muito a pena conhecer mais dessa história. Um dos livros inclusive é focado apenas na Shura.

Está a venda no site da Pedrazul, mas também tem na Saraiva (tá bem mais caro) e na Amazon só tem em e-book. Como eu dei a dica em outro post (nesse aqui) vocês podem tentar um cupom de desconto também.



Formada em Farmácia Hospitalar. Apaixonada por ler e escrever desde sempre. Criou o Blog em 2013 para compartilhar seu amor pelos livros, séries e filmes.

Comente com Blogger
Comente com Facebook
Comente com Google+

0 comentários:

Postar um comentário

Olá, leitor!
Se você chegou até aqui, fique sabendo que já fiquei feliz!
Se quiser deixe seu comentário que responderei em breve! Se tiver blog saiba que logo logo lhe farei uma visitinha ♥

 
Uma leitura a mais © Todos os direitos reservados :: Design e desenvolvimento por Gabi Melo :: voltar para o topo