10ª edição do Turismo Cultural no Bairro Imperial de São Cristóvão: Eu Fui!



Olá! Como vão?? Espero que bem! No final de semana passado rolou a 10ª edição do Turismo Cultural no Bairro Imperial de São Cristóvão e dessa vez eu FUIIIIII! 





Um circuito histórico onde a ciência e a cultura são paradas obrigatórias! Essa é a proposta do Turismo Cultural no Bairro Imperial de São Cristóvão, que celebra 10 anos com uma programação especial para todos os públicos. Estrelas do cosmos e do esporte, dinossauros e acervos diversos que imprimem a história do nosso país são algumas das atrações do roteiro que também traz um dos gêneros musicais mais populares do Brasil: o samba!

Feliz igual criança! Adoro Museus! 
E pra variar, amei minha blusa do Batman 😜😜

É a primeira vez que eu participo! Já tinha ido em alguns dos museus separadamente, mas não dentro do evento, que é muito mais divertido! O circuito completo gira em torno de oito instituições de grande relevância histórica. 

São elas:
Museu Nacional/UFRJ 
Museu do Samba 
Centro Hípico do Exército 
Museu Militar Conde de Linhares (MMCL) 
1º Batalhão de Guardas (1º BG) 
Museu de Astronomia e Ciências Afins (MAST) 
Observatório Nacional (ON) 
Club de Regatas do Vasco da Gama.


Essa fachada é linda, não é? 😏

Funcionou assim: ônibus saem do Museu Nacional, que fica na Quinta da Boa Vista (que por si só já é uma atração a parte, já falei dela ouras vezes aqui, aqui e aqui) e fazem as paradas nos museus. A pessoa embarca ou desembarca para aproveitar as atrações especiais que os organizadores prepararam para a data. Nos museus tem o pessoal recepcionando os "turistas", dando as boas vindas e informando sobre algumas das atrações. O pessoal estava muito simpático e sorridente, dando mais graça ao evento. Parabéns para a organização!

Na verdade essa data geralmente acontece na Semana de Museus, e é uma temporada cultural promovida pelo Ibram em comemoração ao Dia Internacional de Museus, comemorado em 18 de maio. O Turismo acontece em dois dias no final de semana daquela semana (teve outros eventos em outros museus do Rio).



O dia estava lindo e o sol/céu azul colaborou 😏😏

É claro que em dois dias não dá para ver tudo que tem para ver nos museus, mas a ideia é justamente promover a cultura e fazer o grande público ficar com gostinho de quero mais! Na verdade a gente pode visitar museus o ano todo! Essa visita me deu um gás para planejar mais passeios culturais como esse!

Nós escolhemos dois museus que amo de paixão e que adoro visitar e tirar fotos, pois vale guardar essa recordação! Até porque os dois museus são de uma importância fenomenal para o Rio de Janeiro. São eles o Museu Nacional e o Museu de Astronomia e Ciências Afins.


O Museu Nacional é vinculado a UFRJ e é a mais antiga instituição científica do Brasil e um dos maiores museus de história Natural e Antropologia das Américas. Fica dentro do Parque da Quinta da Boa Vista, no Palácio de São Cristóvão, que já foi residência da família real portuguesa de 1808 a 1821, depois abrigou a família imperial brasileira de 1822 a 1889. Ainda sediou a primeira Assembléia Constituinte Republicana de 1889 a 1891, antes de ser destinado ao uso do museu, em 1892. O edifício é tombado pelo (IPHAN) desde 1938 (claro, né?).



Eu, particularmente acho o prédio lindo e além de ficar babando nas coleções ainda fico babando na arquitetura. É uma pena que não esteja tão conservado como deveria, pois uma instituição dessa natureza deveria ser mais valorizada pelos governantes (mas pra quê, né?, como assim encher as pessoas de cultura?? para elas começarem a pensar??). Mas a dita crise no país, sobretudo na cidade do Rio de Janeiro tem deixado o prédio assim, com partes que não podem ser expostas ao público. Esse brasão lindo, por exemplo, está no chão, antes que caia na cabeça de alguém....



Ainda terei tempo de visitar todas as alas do museu, por ora sempre vou para ver os dinossauros, as múmias e os insetos. E foi exatamente isso que eu fui ver.





Nem todas as salas com dinossauros estavam abertas, por falta de manutenção de madeiras, suportes, essas coisas "básicas". O esqueleto da baleia também não estava a vista (a sala está há 20 anos fechada). É um absurdo, né? Tanto desinteresse com estudo e pesquisa. O governo federal tem cortado verbas destinadas a UFRJ, aí fica complicado, né? Mas o museu está fazendo uma campanha de financiamento coletivo para reabrir as alas fechadas. Vou pesquisar mais a respeito e trago um post só com isso!



Réplica do esqueleto do dinossauro Maxakalisaurus Topai (que não estava em exposição)

Como o museu foi enredo da Escola de Samba Imperatriz Leopoldinense (eu eu nem sabia, moro aqui pertinho da quadra..ai ai...😱😱😱) as muitas fantasias usadas no desfile estão espalhadas por todo o museu e do lado de fora tem uma barraquinha só para as pessoas tirarem fotos. O Museu Nacional completa 200 anos esse ano e isso foi parte das homenagens!!!!!!!





A ala dos insetos está LINDA, DE BABAR, DE CHORAR!!!!!!!! Na verdade, eu vou lá porque gosto muito, mas eu nunca vi tudo tão lindo e limpo, apesar de todas as dificuldades.  




LINDEZA DEFINE, NÉ?

E o post ficou gigante, não era a minha intenção, mas vou ter que dividir em outras partes. Me aguardem! Falo sobre a visita ao Museu de Astronomia em breve!


Serviço:

Museu Nacional
Quinta da Boa Vista, São Cristovão
Rio de Janeiro - RJ

Visitação:
De terça a Domingo. Abertura dos portões às 10:00 e fechamento para entrada do público às 16:00, tendo o visitante até às 17:00 para visita.

Acessibilidade: 
O Museu ainda não está adequadamente adaptado para atender a contento pessoas com deficiências. Possui alguns equipamentos adaptados como banheiros, equipamento móvel (que permite acoplar cadeiras de rodas para vencer desníveis e escadas) e algumas iniciativas expositivas. Ainda não concluíram as ações e projetos para instalação de rampas e elevadores próprios e exclusivos para este fim, permitindo de forma autônoma a acessibilidade para este publico. Embora o museu esteja trabalhando para atingir estas metas fica bem complicado sem dinheiro, como falei lá no meio do post, né?

No site do Museu Nacional tem maiores informações sobre valores de entrada, gratuidade, etc. Dá uma passada lá? 

Nenhum comentário

Olá, leitor!
Se você chegou até aqui, fique sabendo que já fiquei feliz!
Se quiser deixe seu comentário que responderei em breve! Se tiver blog saiba que logo logo lhe farei uma visitinha ♥