14 maio, 2018

{Resenha #241} Andróides sonham com ovelhas elétricas? - Editora Aleph


Olá, tudo bem? Não é segredo para ninguém que eu adoro o Harrison Ford. Então ver um filme com ele é tudo de bom, Me lembro que já na adolescência eu começava a curtir e querer saber mais sobre ficção científica, e daí o filme Blade Runner, o caçador de andróides se encaixa muito bem nessa temática. Um mundo sombrio no futuro, onde os andróides são como nós humanos, exatamente iguais....

É claro que eu vi o filme muitos séculos depois de seu lançamento, pois ele é de 1982 e eu sou apenas de 1980...enfim...

Mas a verdade é que só depois de muito tempo que fui saber que o filme de Ridley Scott foi baseado e/ou inspirado (por assim dizer) em um livro chamado Andróides sonham com ovelhas elétricas? - Um título um tanto quanto espalhafatoso, não??

E o mais engraçado é que o título é esse mesmo: tradução mega literal: Do Androids Dream of Electric Sheep? 



Para quem leu até aqui e até agora não sabe do que eu estou falando, esse livro é um romance de ficção científica, lançado em 1968 por Philip K. Dick, narrando a crise moral de Rick Deckard, um caçador de recompensas que persegue os andróides numa cidade de São Francisco pós guerra nuclear, ou seja, parcialmente deserta.

É muio engraçado ler depois de ter visto e amado o filme pois a gente fica esperando algumas coisas acontecerem mesmo sabendo quase tudo ou tudo o que vai rolar....



O livro é bem mais lento em alguns aspectos, claro tinha que ser né?? E bem mais explicativo em outros....A parte em que Deckard entrevista Rachel parece que foi idealizada igualzinha...mas igualzinha mesmo....- Ela sabe?

Gosto de tudo o que o livro representa...quando comecei a ler fiquei pensando lá naquele teste do Deckard para identificar os andróides, pelo seu tipo de resposta a algumas questões, reações emocionais, por assim dizer....É bem irado se formos parar para pensar...afinal, se eles são fisicamente iguais a nós, como vamos saber quando não se trata de um humano?

Naquele mundo pós guerra nuclear os animais foram praticamente extintos e então as pessoas que restaram se contentam com bichos elétricos, o próprio Rick tem uma ovelha elétrica de estimação pois não pode pagar por uma verdade, e ele nem sabe se ainda existe uma de verdade no mundo....É estranho, as pessoas tem um apego tão grande pelo seu bicho, mesmo ele sendo elétrico....



Deckard quer uma de verdade....e isso nos deixa com uma pulga atrás da orelha, será ele um andróide também?? Fiquei com a pulga até o final, mas ahahahahaha......até agora não sei...ahahahahahaha

Essa edição, como podem ver, é COMEMORATIVA de 50 anos do lançamento do clássico que inspirou o filme Blade Runner. Tem uma sobre capa muio bacana, como a silhueta do policial e é bem colorida. O livro traz acabamento em capa dura e 10 ilustrações exclusivas, assinadas por artistas nacionais e internacionais. São eles: Dave Mckean, Peter Kuper, Liniers, Elena Gumeniuk, Antonello Silverini, Rebecca Hendin, Danilo Beyruth, Guilherme Petreca, Gustavo Duarte e Bianca Pinheiro.






Além disso, vem também com dois textos inéditos: um ensaio exclusivo para esta edição assinado pelo jornalista e escritor Rodrigo Fresán e um ensaio de Douglas Kellner e Steven Best, acadêmicos da Universidade da Califórnia e da Universidade do Texas em El Paso, respectivamente, que analisa os cenários pós-apocalípticos criados por Dick nesta e em outras obras.

IRADO, NÃO??

É da Editora Aleph 💙




Disponível na Amazon. E lá em tem também Sonhos Elétricos10 contos de Philip K. Dick que inspiraram a série Electric Dreams, da Amazon Prime que conquistou o público e a crítica.

Espero que tenham curtido!

Formada em Farmácia Hospitalar. Apaixonada por ler e escrever desde sempre. Criou o Blog em 2013 para compartilhar seu amor pelos livros, séries e filmes.

Comente com Blogger
Comente com Facebook
Comente com Google+

0 comentários:

Postar um comentário

Olá, leitor!
Se você chegou até aqui, fique sabendo que já fiquei feliz!
Se quiser deixe seu comentário que responderei em breve! Se tiver blog saiba que logo logo lhe farei uma visitinha ♥

 
Uma leitura a mais © Todos os direitos reservados :: Design e desenvolvimento por Gabi Melo :: voltar para o topo