Turismo Cultural - Parte II - Museu de Astronomia e Ciências Afins



Voltando com a segunda parte do post que eu prometi! Depois de tirar muitas fotos para guardar de recordação, saímos do Museu Nacional, pegamos o ônibus do turismo e fomos para o Museu de Astronomia, que fica na General Bruce, pertinho de onde estávamos, dava até para ir a pé, por um caminho atrás da Quinta. Na verdade o segundo museu era o Conde de Linhares, mas eu queria muito e ir no Museu de Astronomia e com certeza não ia dar tempo. Deixei o Conde de Linhares para outra ocasião.




O Museu de Astronomia (MAST) se dedica ao estudo e divulgação da história da Ciência e da Tecnologia no país. O seu arquivo em história da Ciência é um dos mais importantes do país, sendo uma das principais instituições que cuidam da memória científica brasileira. Lá também fica o Observatório Nacional. 🌑🌜🌞🌖🌙



Novamente os prédios são atrações a parte, né? O dia continuou lindo, como diriam, céu de brigadeiro!!!



O tema da semana de museus esse ano era Museus hiperconectados: novas abordagens, novos públicos. O que tem tudo a ver com o tempo em que a gente vive, onde só se pensa no agora e se esquece do passado. A Ciência e Tecnologia são importantes sim, mas estudar o passado é a melhor forma de entender o presente e planejar um futuro grandioso e justo.

Essas imagens de fractais me chamaram muito a atenção! A exposição em 3D foi uma atração à parte.



Eu e a minha mania com prédios, janelas e portas. Os prédios são históricos, não dá para passar por eles e não sentir nada....eu sou dessas! Sinto e adoro esses prédios. E o chão?? Eu poderia fica horas só olhando os desenhos dos pisos. Sou maluca?? Só um pouquinho ahahahahahahaha




Uma coisa muito mas muito bacana que tem lá é um sistema solar em escala. Logo que a gente entra tem os planetas mais próximos, lá atrás (mas é bem lá atrás mesmo tem Plutão). Não sei se as crianças conseguem perceber que é longe para cacete, mas é muito legal.



O Observatório fica lá na parte de trás. Foi criado em 1827, sendo, assim, uma das instituições científicas mais antigas do país. A sua finalidade inicial foi a de orientar os estudos geográficos do território brasileiro e o ensino da navegação. Em nossos dias, desenvolve pesquisa, ensino e prestação de serviços tecnológicos. Oferece cursos de pós-graduação com mestrado e doutorado. 



Fica lá em exposição a Luneta Equatorial 21cm e hoje em dia tem visitação e observação do céu a noite em alguns dias da semana, que diga-se de passagem já vou ver quais são para poder participar, né?


Valeu muito a pena participar desse circuito, que venha 2019! Mas antes disso, pretendo visitar mais museus na cidade!

Serviço: 

Museu de Astronomia
Rua General Bruce 586, São Cristóvão
Horário: Terças, Quintas e Sextas: 09h às 17h / Sábados, domingos e feriados: 14h às 20h
No site do museu tem maiores informações!

Nenhum comentário

Olá, leitor!
Se você chegou até aqui, fique sabendo que já fiquei feliz!
Se quiser deixe seu comentário que responderei em breve! Se tiver blog saiba que logo logo lhe farei uma visitinha ♥