[Resenha]: Antes Que Os Sinos Toquem - de Janaina Soares

Hoje trago para vocês a resenha de um livro que baixei gratuitamente (em formato digital). A propósito, tempos atrás li uma obra da autora (para conferir a resenha, clique AQUI), e gostei bastante. Por este motivo não hesitei em ler "Antes Que Os Sinos Toquem", obra da autora Janaina Soares, uma publicação independente. Vem junto conferir a sinopse e o que eu achei da obra. o/


Sinopse: Imagine ter sua vida toda planejada: faculdade, emprego e um casamento com um advogado importante. Para Joana Muniz, seu futuro já está todo arquitetado. Ou estava. Quando Dário Fernandes cruza seu caminho, todas as certezas que ela tinha vão por água abaixo em uma sucessão de acontecimentos inesperados. O grande problema nessa equação é que Joana está noiva, e Dário não estava em seus planos. Até aquela noite. Antes que os sinos toquem é um livro sobre escolhas, e como elas são capazes de definir quem somos ao longo de uma vida. 


"Porque o improvável pode tornar-se provável..." 


Um enredo acolhedor!

Joana Muniz tem vinte anos, estudante de direito e noiva de Benício, um jovem e rico advogado. Ela mora no interior de São Paulo, mais especificamente em Pedrinhas Paulista. Às vezes, ao lado da amiga Maitê e do noivo, segue para Assis, onde passa horas no shopping. E é em uma de suas visitas ao local que acontece o improvável... Todos presenciam uma triste e constrangedora cena, onde uma senhora  diga-se de passagem  de classe alta, humilha um funcionário do shopping, chamado Dário. 
— Esta mulher ofendeu aquele homem. — Aponto para o homem negro e alto, que continua me olhando, como se não acreditasse em minha atitude. — Ela o chamou de macaco, Benício, eu ouvi quando estava lá em cima, e desci para ver se era mesmo verdade. O cara só derrubou água nela, coitado, e ela o ofendeu na frente de todos. Isso não pode ficar assim — declaro, encarando-o. Coloco as mãos no peito de Benício, e percebo que ele não está nem um pouco a fim de se envolver na briga. Porém, se ele não fizer nada, eu mesma o farei. (Livro: Antes Que Os Sinos Toquem, Cap.5)




Depois do acontecido, Joana convence o noivo a ajudar Dário. A senhora racista é processada por injúria racial. E, durante esse período, cada vez mais Joana e Dário se aproximam, e cada vez mais o seu noivado fica abalado.

Dário é um homem que mal conheço, mas a quem meu coração decidiu amar sem me consultar antes, e como eu poderia dizer não a ele? Aquele homem me traz paz acima de qualquer outra sensação, e eu sempre quis me sentir em paz no amor. (Livro: Antes Que Os Sinos Toquem, Cap.17) 

Envoltos em um processo cansativo e a dúvida de um amor improvável, Dário acaba por se declarar para Joana, deixando-a desnorteada e, claro, mais certa de que o caminho que deve seguir é ao seu lado.

Há sempre uma escolha a ser feita. Há sempre uma saída, mesmo que a casa esteja pegando fogo, e as chamas estejam queimando a gente. Eu posso acabar com isso, com tudo isso. Há uma chance antes que os sinos da igreja toquem, e minha vida esteja acabada. (Livro: Antes Que Os Sinos Toquem, Cap.20)  
Agora cesso os comentários para não soltar mais spoilers.

Trata-se de um enredo que aborda um tema sério, ou seja, o preconceito. Desta forma somos apresentados a uma história leve e cativante.

ANTES QUE OS SINOS TOQUEM fala sobre injustiça, preconceito, amizade e amor. Entre passado e presente somos levados à vida de Joana e Dário, pessoas diferentes que, ao mesmo tempo, se completam. No enredo temos também uma forte amizade e, claro, o resultado das escolhas feitas por cada personagem, principalmente o resultado de atos injustos. Gostei da forma que a autora aborda o preconceitos e, claro, suas consequências. A autora tem uma escrita deliciosa e que te faz querer ler sempre um pouco mais. Talvez o que eu tenha sentido falta fora o fato de estar esperando um grande acontecimento, algo que não acontece. A história, em verdade, mostra sobre o início de uma linda amizade, até o nascimento de um grande amor. O final é previsível e bonito. Confesso, eu gostei mais do outro livro que li da autora, mas esse, de alguma forma, ganhou o meu coração... Seja por sua simples e enternecedora história; seja pelas lições que a trama carrega consigo. Por fim, eis um enredo para reflexão, acolhedor e uma boa pedida para todos que curtem o gênero drama/romance.  


Livro: ANTES QUE OS SINOS TOQUEM
Autora: Janaina Soares
Gênero: Drama/Romance
Publicação - Independente
Ano: 2019
Páginas: 284


Abraços literários,
Simone Pesci
http://simonepesci.blogspot.com/

Nenhum comentário

Olá, leitor!
Se você chegou até aqui, fique sabendo que já fiquei feliz!
Se quiser deixe seu comentário que responderei em breve! Se tiver blog saiba que logo logo lhe farei uma visitinha ♥