Livros que quero ler do DARCY RIBEIRO

Olá, pessoas Como vão?

Eu como sempre QUERO LER O MUNDO...não tenho tempo e nem dinheiro HAHAHAHAHAAH...Mas quem sabe um dia, né?

Bom....hoje vim falar de dois livrinhos que QUERO MUITO ler do Darcy Ribeiro. E espero conseguir em breve. Para quem não sabe, Darcy Ribeiro foi um antropólogo, sociólogo e escritor, além de político brasileiro, muito conhecido por suas pautas com foco em relação aos indígenas e a educação do país.

É dele a famosa frase:


Que se mantém tão atual, não é mesmo?

Os livros são:

O povo brasileiro: A formação e o sentido do Brasil


Quem são os brasileiros? Após 30 anos de estudos a respeito de pontos nodais da gênese da sociedade brasileira, Darcy Ribeiro explana, nesta última obra escrita antes de sua morte, suas opiniões e impressões sobre a formação étnica e cultural do povo brasileiro. A luta dos indígenas para manter viva sua cultura, as agruras sofridas pelos povos africanos aqui escravizados, os dramas vivenciados durante o século XX para a constituição da democracia no Brasil foram alguns dos dilemas históricos abordados pelo mestre Darcy em seus livros. A obra "O Povo Brasileiro" configura-se como um ensaio magnânimo de um pensador que expõe, com propriedade e por meio de uma linguagem clara e ao mesmo tempo exuberante, as agonias e os êxitos da formação nacional.

O Brasil como problema

Qual é a causa real de nosso atraso e pobreza?
Quem implantou esse sistema perverso e pervertido de gastar gente para produzir lucros e riquezas de uns poucos e pobreza de quase todos?
Em O Brasil como problema, Darcy Ribeiro oferece um diagnóstico dos obstáculos cruciais que a nação brasileira precisa ultrapassar para se desenvolver de forma autônoma. Muitos atribuem o atraso e a pobreza do país a causas naturais e históricas, à religião católica, à colonização lusitana, à mestiçagem e até mesmo à juvenilidade do povo, mas Darcy defende aqui que são outros nós que precisam ser desatados para termos uma solução para o Brasil. Passando pela história da sociedade brasileira, pelo capitalismo e pela corrupção no âmbito político, Darcy Ribeiro ilumina questões necessárias para compreender a relação conflituosa entre a sociedade e os povos indígenas, a má distribuição de renda, a exploração dos trabalhadores e todas as consequências oriundas desses elementos tão presentes em nossa nação. Em O Brasil como problema, vemos como a maneira de Darcy interpretar o Brasil está intensamente fundada nas inúmeras leituras que realizou ao longo de seu percurso intelectual e, ao mesmo tempo, profundamente marcada por sua flagrante paixão pelos destinos de seu povo.

Já leram algum desses? 
Conhecem a história de vida dessa personalidade tão influente na história atual do Brasil?
Me contem!


Nenhum comentário

Olá, leitor!
Se você chegou até aqui, fique sabendo que já fiquei feliz!
Se quiser deixe seu comentário que responderei em breve! Se tiver blog saiba que logo logo lhe farei uma visitinha ♥