Literatura Espírita: O encontro inesperado, da "Tia" Zíbia

 

No seu 28° romance, Zíbia Gasparetto narra a história de Miriam, uma mulher exigente e mimada que, durante sete anos, sufocou o companheiro com cobranças e crises de ciúme. Ele, não suportando mais, saiu de casa. Miriam tentara o suicídio uma vez e ameaçava fazê-lo de novo caso ele não voltasse. Seus pais a julgavam fraca e queriam protegê-la, mas a vida os impediu de socorrê-la. Quando todos pensavam que aconteceria o pior, a vida intercedeu a seu favor. Os irmãos Franco, Gisele e Carlos surgem nesta história e os fatos começam a mudar.


Depois de muito tempo eis que volto a ler um livro espírita que comprei no Avon. Pasmem! 😲😲

Quando eu era adolescente eu lia bastante livro espírita, pois havia uma vizinha que trabalhava em casa de família, daí a patroa era espírita e tinha muito, mais muito livro, ela emprestava sem dó. Afinal livros são para serem lidos né? Aí a vizinha lia e me emprestava também. Eu como sempre fui EXTREMAMENTE cuidadosa com livros não tinha problema nenhum.

Eu não me lembro da maioria que li, mas lembro com muita clareza da capa de O Amor venceu, que pretendo reler no primeiro semestre desse ano ainda.

Bom, pelo menos do básico que eu me lembro dos livros com essa temática, sempre temos alguma história de crescimento espiritual, seja pelo amor ou pela dor, e muito de amizade e fé em Deus. Crescimento pelo fato de que as coisas acontecem com um propósito e esse propósito geralmente é o nosso aprendizado para evoluir a alma (com se fosse o simbionte Dax, de Deep Space Nine, que tem mais de 300 anos e algumas vidas no currículo). Só que geralmente não são todos que se lembram de suas vidas passadas.

Não tenho exatamente muito o que desenrolar da história desse livro que a sinopse já não tenha falado. Miriam é extremamente irritante, mimada mesmo, que sempre teve e tem tudo que quer. Só que nem todo mundo aguenta tanto estresse ao longo da vida, né? Então o marido já está de saco cheio, pois apesar de achar que a ama da forma como ela foi mimada pelos pais o casamento está indo ladeira abaixo.


As vidas de algumas pessoas se entrelaçam na história, que é cotidiana mesmo, um casamento em crise, irmãos unidos que tentam levar uma vida digna de trabalho e estudo. Nada demais, poderiam ser vizinhos nossos precisando de ajuda. Só que aqui a ajuda é espiritual. De repente muitas ajudas podem vir até de cima, mas não nos damos conta disso. 

Daí como acontece nesses livros, depois da etapa das explicações dos sofrimentos dos personagens vem os porquês e em como eles podem agir para melhorar isso. Geralmente tem a ver com alguma vida passada e alguma coisa em que tem que evoluir.

Esse aqui eu não achei o melhor de Tia Zíbia, mas ainda assim é um bom livro. Acaba que não coloquei foto do meu livro, pois emprestei o mesmo assim que terminei de ler. E a pessoa acabou por me emprestar "Violetas na janela" que já li há anos também, mas pretendo reler.

E vocês, gostam de livros com essa temática?


Nenhum comentário

Olá, leitor!
Se você chegou até aqui, fique sabendo que já fiquei feliz!
Se quiser deixe seu comentário que responderei em breve! Se tiver blog saiba que logo logo lhe farei uma visitinha ♥