Tem um filme sobre a Marie Curie na Netflix: Radioactive

 

Então pessoas, eis que ontem achei um filme sobre a Marie Curie na Netflix. Daí tive que ver né? Tá ...eu sei que ela ganhou dois Nobel, um de física com o marido Pierre Curie e um de Química, sozinha. Ou seja, inteligência pouca é bobagem né?



Rosamund Pike
dá vida ao papel e me pareceu que a caracterização foi muito boa, pelo menos todas as fotos que a gente vê da cientista ela estava sempre com a cara sisuda HAHAHAHAHA....e com roupas sóbrias, mesmo antes de ficar viúva de Pierre. 

O filme fala da vida dela, com a irmã em Paris, sua luta para trabalhar em sua pesquisa e em como a universidade não lhe davam atenção e nem um laboratório maior, para que pudesse continuar com sua pesquisa. Até que ela conheceu Pierre Curie e os dois formaram uma parceria de vida e de trabalho, laureando a ciência com a descoberta de dois novos elementos, o Polônio e o Rádio, de onde ela cunhou o termo radioatividade e como sabemos hoje QUE CONTRIBUIÇÃO eles deram!!!!!

Tem umas partes chatas no filme, claro, mas na minha visão foi uma boa pedida pois eu sabia muito pouco sobre a vide deles, dela....e fui logo pesquisar e já quero ler mais sobre e uma biografia decente. Eu nem sou muito de biografias, mas cara....quando se trata de PESSOAS FODA ASSIM  a gente tem que abrir uma exceção, né?


E outra, acho que esse tipo de filme, passando numa plataforma como Amazon, Netflix, essas que muita gente assina são uma excelente pedida para o "grande público" conhecer mais sobre a vida de pessoas extraordinárias e se inspirar nelas!!!!!!


Não vou ficar aqui
no copia e cola de dados de sua biografia, que é extensa, mas vou deixar uns links muito bons que li e recomendo, para saber mais sobre a história de vida da cientista.

Me pergunto, gente, como assim a primeira mulher a ganhar um Nobel? Ela obteve um diploma em Física e em Matemática. 

Como assim a primeira a ganhar dois? Em duas áreas do conhecimento diferentes?

E outra, sua filha mais velha também ganhou um Nobel e sua outra filha foi quem escreveu a sua primeira biografia. Só contribuições importantes na família.

Ela participou da 1º a 7º Conferência de Solvay, a primeira conferência mundial de Física e Química, que teve grande repercussão na época. Ela reunia, a cada três anos, cientistas de destaque mundial que são especialmente convidados para discutirem os problemas atuais de maior relevância em Física e Química. Em especial, destacam-se as realizadas entre 1911 e 1930 por reunir cientistas que se tornaram famosos pelos seus trabalhos pioneiros no campo da Relatividade, Mecânica Quântica e  Física Nuclear.


Só tem cueca e a MULHER tá aliiiiiiiiiiiii....Gente, é por isso que a ciência sempre precisou ser popularizada. Se já é difícil hoje, imagina na época????

Vamos divulgar mais e mais mulheres cientistas?????

Links úteis e importantes!!!!! Mais links interessantes!



Um comentário

  1. Ah que demais, ainda não tinha visto. Obrigada por essa indicação!

    http://www.meblog.com.br/

    ResponderExcluir

Olá, leitor!
Se você chegou até aqui, fique sabendo que já fiquei feliz!
Se quiser deixe seu comentário que responderei em breve! Se tiver blog saiba que logo logo lhe farei uma visitinha ♥