Li o Livro "Um perfil de Paulo Freire", do Professor Sérgio Haddad, publicado pela Todavia


Olá a todos, todas e todes (achei isso tão legalllllll).....Não tenho muita coisa a acrescentar falando de Paulo Freire. A internet tá aí com MILHÕES de referências, de livros, de histórias etc etc etc....MASSSSSSSSSSSSS, eu li um livro de um professor chamado Sérgio Haddad (nenhum parentesco com o político, pelo menos eu entendi que não, ok?) que fala da vida de Paulo Freire de um jeito diferente, justamente seu "perfil enquanto educador"

Não deixa de ser um livro que fala de uma biografia, mas ainda assim, achei que foi uma biografia de um jeito diferente, sabem?


A primeira vez que vi falarem do livro foi a Mellory Ferraz, do Blog Literature-se. Não costUmo pegar muitas referências assim, digo ...dicas de leituras, mas dessa vez valeu muito a pena. O livro é encantador.

Mini Biografia do Professor Sérgio Haddad

Sérgio Haddad nasceu em 1949, em São Paulo. Doutor em história e filosofia da educação pela USP, é professor, pesquisador e ativista social. Participou da Comissão Nacional de Alfabetização e Educação de Jovens e Adultos, do Conselho Técnico-Científico da Educação Básica da Capes, e de diversos conselhos de entidades da sociedade civil.

Sinopse do Livro

Este perfil biográfico de Paulo Freire traz sobriedade a um debate contaminado pela polarização ideológica, recuperando, além de aspectos pouco conhecidos do educador, a experiência exitosa de alfabetização em Angicos e detalhes da perseguição que sofreu dos militares. Depois vieram a prisão, o exílio, a fama internacional, as vivências na África, a volta ao Brasil após a anistia, a retomada da carreira acadêmica e a experiência como secretário de Educação em São Paulo. Com discrição e generosidade, Sérgio Haddad refaz o percurso de Paulo Freire sem aderir à disputa ideológica, revelando as muitas facetas de um intelectual complexo e decisivo para a cultura brasileira.

Eu não tenho muito o que explanar, tudo já fala por si só. Eu gostei muito do livro e da forma como o autor escreve. Muita coisa já sabia da vida do educador, pois já li sobre ele aqui e ali. Mas nada tão aprofundado quanto uma "biografia" que ainda quero ler uma que deixei lá de "desejados na amazon"...srsrsrsrsrs

Não sei se sabem, mas 2021 é importante para a Educação Brasileira pois é o ano do centenário de Paulo Freire (nascido em 19 de setembro de 1921). Então várias universidades do Brasil e com certeza do mundo, estão prestando homenagens.

Eu mesmo já assisti uma Jornada Acadêmica da UERJ, cujo tema é justamente o educador. Embora rechaçado por alguns (que geralmente não estudaram sobre sua obra e repetem o que os outros dizem igual um papagaio) não se pode negar a importância dele para a educação, no sentido de querer mostrar que não se ensina sem reflexão, sem pensar no mundo que nos cerca. 

Educação é muito mais do que "ensinar a ler, a escrever e a fazer conta", como prega o homem que infelizmente ocupa a cadeira de presidente hoje no país. Não questiono ele estar lá, vivemos numa democracia e a maioria vence. Pena que a maioria burra. Burra, não...porque o burro é um animal inteligente. Mas eu diria que uma maioria sem a mínima instrução política (alguns, né?) e claro, outros que sabiam muito bem o que estavam fazendo. Mas isso é discussão para outro momento (a história de - "ah, mas o PT") está trazendo 4 anos sombrios para o Brasil....mas enfim, assunto para outro momento...Voltando ao livro e ao centenário....







E se você, cidadão que tem alguma coisa dentro da cabeça além de 💩 vai dar uma refletida sobre o assunto. Aproveita e vai no instagram da Carol Burgo e dá uma lida nas reflexões dela sobre maternidade, que cês vão entender o que eu tô falando...


Essa aqui eu tive que copiar um trechinho do texto o Portal Cenpec Educação, pois ela REPRESENTA quase que na totalidade os porquês do ataque ao educador.

“Para nós, é importante afirmar as verdades e esclarecer mitos, porque nós vivemos um tempo no qual todo o seu trabalho é alvo de ataques, por pessoas que não compreendem verdadeiramente a sua obra, nem a importância que ela teve e tem para a educação”, diz Anna Helena Altenfelder, presidente do Conselho de Administração do Cenpec Educação.

Para Anna Helena, as críticas partem de setores e personalidades da sociedade que são marcadas pelo autoritarismo, e que defendem uma sociedade menos democrática e republicana. É o caso, por exemplo, daqueles que dizem que o método freiriano doutrina os alunos para uma ideologia de esquerda. 


Essa fala é bastante equivocada, porque Paulo Freire sempre afirmou que educação tem que ser plural, que não cabe ao professor ser o pregador – embora isso não signifique abrir mão de uma opinião, e sim o diálogo com os diferentes pontos de vista. Ele influenciou toda uma geração de educadores brasileiros, com ideias, vamos dizer assim, do ponto de vista filosófico, bastante interessantes, e nos ensinou questões atuais contemporâneas e fundamentais para a educação.”

Anna Helena Altenfleder


Aliás nesse site tem MUITOOOOO material sobre a vida e obra de Paulo Freire.

E eu acho que é isso que eu queria passar nesse momento. Eu comprei o meu livro na Amazon, segue o link para quem se interessar. 

E ah, estou lendo Pedagogia da autonomia, que estou acabei comprando junto, porém estou lendo beeeeem devagar....

E vocês, amam ou ???? Nem ouso falar, pois quem diz que odeia nunca tem fatos concretos para argumentar...então, deixa para lá.

Obrigada, viu? Quem chegou até o fim dessa leitura!

Serviço:
GÊNERO: Não ficção brasileira
CAPA: Veridiana Scarpelli
FORMATO: 13,5x20,8x1,7 cm
PÁGINAS: 256 PESO 0,350 kg
ISBN:978-65-80309-27-6
ANO DE LANÇAMENTO:2019

4 comentários

  1. Olá, Renata.
    Me senti a esquisita aqui agora porque nem sei quem é Paulo Freire hehe. E não sei se leria porque não sou muito fã de livros biográficos.

    Prefácio

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. HAHAHAHAHA...que nada, menina!!! Ele é mais conhecido quem é da área de educação mesmo, licenciaturas, pedagogias kkkkk...por aí, ele é relativamente estudado, assim como outros educadores.
      bjs

      Excluir
  2. Oi Renata!
    Eu não tenho o costume de ler biografias, então uma biografia 'diferente' me deixa pensativa... Como será? Não tenho muitas informações sobre Paulo Freire, então seria um aprendizado!
    beijos
    http://estante-da-ale.blogspot.com/

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Pois é...ele é mais conhecido na área de educação mesmo..Mas foi uma boa leitura.
      bjs

      Excluir

Olá, leitor!
Se você chegou até aqui, fique sabendo que já fiquei feliz!
Se quiser deixe seu comentário que responderei em breve! Se tiver blog saiba que logo logo lhe farei uma visitinha ♥