Helena, de Machado de Assis em versão mangá (UMA FOFURA)

 

Bom, que Machado de Assis é o melhor escritor brasileiro de todos os tempos, eu acho que não tem discussão né? Mas quando suas obras podem ser adaptadas para qualquer formato a gente acredita nisso mais piamente, não é?


Helena em mangá é a COISA MAIS FOFA DO UNIVERSO! Juro, li junto o romance e o mangá e nossa, obviamente já sabia o raio do final, mas mesmo assim ler e ver foi impactante. Eu amei! ❤❤❤ Eu já não adoro um mangá...


Se você não está entendendo patavinas do que estou falando, Helena é um romance de Machado de Assis publicado em 1876. Possui essência de folhetim, pois tem o amor proibido (incestuoso), passado misterioso (de Helena antes de ingressar na família do finado Conselheiro), a força do destino (que faz de Salvador o eterno fracassado), o marido traído e abandonado (Salvador), a morte trágica de personagem jovem, etc etc. 

Dizem que em Helena, Machado é menos "machadiano", mais romântico por assim dizer, e por isso é considerado pelos críticos modernos o mais "fraco" romance do autor. Não consigo enxergar assim. Não consigo e nada vai me provar do contrário! Cada obra do autor é ÚNICA em sua essência e importância.


Vou colocar aqui um resumo do livro (porque até o resumo é complexo):

O Conselheiro Vale era um homem rico, que tinha um caso amoroso com uma mulher que tinha uma filha, Helena, a qual ele perfilha. O Conselheiro morre e em seu testamento alegava sua filha devia tomar seu lugar na família. Todos acreditam nisso, porém Helena sabe que não é verdadeiramente sua filha.

D. Úrsula (irmã de Vale) reage com um certo preconceito à chegada de Helena, mas no decorrer da narrativa ela vai ganhando o afeto da "tia". Já Estácio sempre foi um bom filho e faz a vontade do pai sem indagar nada.

Dr. Camargo, um amigo antigo da família, acha aquilo um absurdo, pois ele queria casar sua filha, Eugênia, com Estácio para que eles se tornassem ricos às custas do dinheiro de Estácio, e mais um familiar só iria diminuir a parte da herança de Estácio.

Helena toma seu lugar na família como uma mulher de fibra, uma verdadeira dona de casa, cuida muito bem de sua nova família, dirige a casa melhor do que D. Úrsula o fazia, e impressiona não só a família como toda a sociedade em geral, porque além de ser uma mulher equilibrada como poucas que existiam, era linda, sensível e rica.

Ao decorrer da narrativa, Helena e Estácio vão se apaixonando. É claro, né??? Mais folhetinesco impossível. Tem outros personagens, como Padre Melchior e um pretendente para Helena. E a coisa vai se desenrolando daí...


Li Ressurreição, A mão e a luva e para mim faltou romance!!! Então em Helena ele se superou...Até certo ponto, já que o final é conhecido de todos (sem spoiler, né....o romance é de 1876). Dá um ódio, mas um ódio...srsrsrs....

O livro é bem curtinho, eu achei. E por isso quando acaba a gente fica mas hein?????? Dá quase para ler de uma sentada só e passar uma vida refletindo. Para mim Estácio e Helena não tem outra cara se não a desse mangá. Li imaginando os dois!!!!

Eu queria muito ter sabido do lançamento na época, pois foram distribuídos postais do mangá. Olha só que coisa linda! Vi nesse site aqui, que é o blog do Studio Seasons.



O mangá foi publicado pela NewPOP em 25de julho de 2014. A última publicação que eu vi nesse blog foi em 2016. Confesso que não sei se a loja ainda funciona...Mas a NewPOP tá aí firme e forte. Nem entro lá, porque não estou podendo gastar dinheiro HAHAHAHAHAHA...





Quando você joga na internet aparecem cada imagens lindas do interior a publicação. Ao vivo é MAIS LINDO AINDA! Seguem mais informações aqui. Não consegui achar se eles continuaram publicando outras adaptações, pelo visto não.

Eu comprei o meu na Amazon e foi baratinho (como alguns mangás são mesmo). 

E vocês, gostam de mangá? Já leram esse? ❤

 

 












Nenhum comentário

Olá, leitor!
Se você chegou até aqui, fique sabendo que já fiquei feliz!
Se quiser deixe seu comentário que responderei em breve! Se tiver blog saiba que logo logo lhe farei uma visitinha ♥